COMUNICADO
Informamos que a partir do dia 05 de JUNHO de 2017, o ambulatório geral do IPUB além dos atendimentos via SISREG, abrirá 6 (seis) vagas para avaliação em saúde mental/psiquiatria por semana.
Os interessados deverão chegar toda segunda-feira às 08:00hs e procurar a recepção do ambulatório para o agendamento do atendimento na semana. Lembramos que o ambulatório abre somente às 08:00hs.
Os moradores do município do Rio de Janeiro podem também procurar as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas de Família/ Postos de Saúde), próximas à sua residência, para solicitar avaliação pela equipe de referência.
Contamos com a compreensão de todos!

 

Centro de Doenças de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice

O Centro de Doenças de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice é um setor com atendimento multidisciplinar voltado para idosos acima de 60 anos de idade com qualquer tipo de problema na esfera psicológica, psiquiátrica e neuropsiquiátrica- demências, depressão, ansiedade e psicoses com aparecimento posterior a esta idade.

A equipe é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeira, assistentes social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, nutricionista e secretários.

O que fazemos:

O CDA tem um ambulatório para idosos e um centro dia para pessoas com demência.

Primeiro Atendimento:

Mediante agendamento prévio feito por telefone ou pessoalmente na secretaria.

A primeira consulta é feita por um grupo de acolhimento formado por uma enfermeira e uma assistente social que colhem toda a história do paciente e dos familiares, aplicam testes simples para avaliar e quantificar as queixas eventuais de memória e outros problemas existentes. Depois há também uma consulta de orientação para aspectos sociais pelas assistentes sociais. Por favor, note que a primeira avaliação não é médica, é um grupo de acolhimento para verificação da propriedade dos encaminhamentos.

Após esse ACOLHIMENTO, o paciente poderá ser encaminhado para uma consulta médica com psiquiatra em outra data a ser marcada, no caso de estar de acordo com os critérios estabelecidos para ser atendido no Serviço. Caso contrário, será encaminhado para outro serviço próximo de sua residência, quando possível.

Critérios para tratamento no CDA:

São acolhidos para tratamento no CDA todo e qualquer paciente com queixas cognitivas ou psiquiátricos, de aparecimento após 60 anos de idade, na avaliação inicial com MEEM igual ou maior que 12 pontos e CDR menor ou igual a 1,5 pontos, moradores da AP2 sul e que não estejam restritos a cadeira de rodas. O CDA não atende casos de alcoolismo ou abuso de drogas.

Secretaria (21) 3938-5546 / (21) 3938-5547

SServiço Social CDA (21) 3938-5549