Usuários de Drogas

Coordenador Dr. Marcelo Santos Cruz

Quem somos
O PROJAD (Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de drogas) vem desde sua fundação em 1996, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e assistência no campo dos problemas relativos ao uso de substâncias psicoativas. A complexidade da questão da dependência química requer da equipe muitiprofissional do PROJAD a utilização de vários dispositivos assistenciais diferentes: ambulatório individual e atendimento em grupo, oficinas terapêuticas, atendimento a familiares e, quando necessário, encaminhamento para internação.

Vinculados a essas atividades, alunos de pós-graduação e especialização desenvolvem pesquisas visando o aprimoramento da abordagem do usuário de álcool e drogas. Em média, a equipe total do PROJAD possui cerca de 35 profissionais.
Todos os profissionais do PROJAD participam de supervisões específicas na área de dependência química, em reuniões que ocorrem três vezes por semana, além de estarem inseridos também nos atendimentos e supervisões dos pacientes internados.

Como ser atendido
A recepção do paciente pelo PROJAD é feita de forma específica, em separado da triagem geral do Ambulatório do IPUB. Através de demanda espontânea, ou a partir de encaminhamento de outras unidades da Rede SUS, os pacientes comparecemao Grupo de Acolhimento.Este grupo, que constitui a porta de entrada do PROJAD,acontece toda quarta-feira, com início ás 8 :00, e recebe até 6 pessoas e/ou familiares. As pessoas são acolhidas por uma equipe multiprofissional - formada por um médico, uma psicóloga e uma assistente social -, que objetiva escutar cada sujeito no seu sofrimento, acolher a demanda e encaminhar para os diferentes dispositivos terapêuticos do PROJAD, do IPUB ou da rede pública..

PROJAD (21) 3938-5517

Tabagismo (21) 3938-5585