COMUNICADO
Informamos que a partir do mês de abril de 2017, o ambulatório geral do IPUB não fará mais agendamento de consulta de primeira vez para novos pacientes.
Os interessados deverão se encaminhar para as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas de Família/ Postos de Saúde), próximas à sua residência, para solicitar avaliação pela equipe de referência.
Contamos com a compreensão de todos.

 

Registre o seu projeto de pesquisa

 

INSTRUÇÕES PARA O REGISTRO DE PESQUISAS PARA AVALIAÇÃO ÉTICA

Antes de registrar seu protocolo de pesquisa, tenha em mãos todos os documentos necessários para a avaliação.

A documentação deve seguir às exigências das Resoluções da CONEP/MS. Em anexo incluímos a lista de checagem de documentos para a sua orientação.

O protocolo será preenchido online através da PLATAFORMA BRASIL: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

Registre-se - Nessa Plataforma você se registrará como pesquisador informando seus dados pessoais e acadêmicos.

Dica - para isso você precisará ter em mãos um documento de identidade e sua cópia digital para upload, seu currículo (endereço LATTES ou uma cópia em formato pdf do seu currículo digitado).

Registre sua pesquisa - Durante o preenchimento você terá que preencher os campos requisitados sobre a pesquisa, incluir um resumo, explicitar os objetivos, justificativas, métodos, características da amostra, formas de recrutamento, TCLE, informar parcerias, orçamento, forma de financiamento e o cronograma.

DICA- Para facilitar o preenchimento, tenha a sua pesquisa em formato digital e utilize o mecanismo de copiar e colar. Fique atento ao número limite de palavras de cada campo.

DICA - Antes de registrar a sua pesquisa, verifique se TODOS os membros da equipe de pesquisa estão devidamente registrados e se suas funções na pesquisa estão determinadas (você terá que informar quem são os pesquisadores que trabalharão na pesquisa, ter seus nomes completos e CPF para designar sua função na pesquisa – coordenador, assistente – o pesquisador responsável poderá designar um assistente de pesquisa para completar os dados).

O orçamento, cronograma da pesquisa e TCLE devem refletir o conteúdo da pesquisa e garantir seu desenvolvimento. 

DICA - É fundamental que você verifique se tem as cartas de autorização, apoio financeiro, declarações de infraestrutura, entre outros documentos devidamente assinados e em formato digital (pdf) para upload, eles serão requisitados pelo CEP ou pela CONEP, colocando-os à disposição, você evitará que sua pesquisa fique com pendências.

Chamo a sua atenção para o cronograma que poderá ter uma data precisa para o início, diferente do que se fazia até então e essa data definirá os relatórios, que serão online e a data de encerramento da pesquisa.

DICA – Evite ficar com o sistema indisponível para registro de novas pesquisas mantendo o sistema alimentado com os relatórios necessários.

Caso você tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda procure o CEP e agende um horário para ser atendido.

Comitê de Ética em Pesquisa
Instituto de Psiquiatria
Universidade Federal do Rio de Janeiro