Você está aqui:Início»Blog
(Sim! SÓ O AMOR CONSTRÓI e propicia uma "reconstrução")Márcio Amaral, vice-diretor IPUB....................NOTA: tenho ouvido pessoas da área ampliando o conceito de TRANSFERÊNCIA até o ponto de quase sua destruição. Frases, como por ex: "o paciente fez uma transferência com a psicanálise, mas não a fez com o psicanalista" me parecem totalmente desviadas de foco. Trata-se de um fenômeno totalmente ligado às relações humanas ocorrendo apenas em situações muito especiais dessas mesmas relações (ver também citação no texto anterior). Assim a definiu Freud: "...o paciente vê naquela pessoa uma espécie de reencarnação de alguma pessoa importante de sua infância, de seu…
(Amor e Respeito à individualidade: condição para EDUCAÇÃO e TERAPÊUTICA)Márcio Amaral, vice-diretor IPUB....................Um dos maiores esforços intelectuais e morais de LEIBNIZ foi voltado a derrubar a noção empirista (inspirada em Aristóteles) de que os seres humanos seriam um "quase" NADA ao nascer; uma "tábula rasa" na qual os ensinamentos e as experiências da vida como que "escreveriam". A máxima desses empiristas era: "não há nada no espírito que não tenha passado pelos órgãos dos sentidos". E ela foi derrubada com uma única sentença de LEIBNIZ: pois se até para se esculpir uma imagem qualquer um escultor precisa estudar os blocos…

IDEOLOGIA DE GÊNERO X DESTINO GENÉTICO!

Ter, 24 de Outubro de 2017 12:15
(FALSO DILEMA! Aceitar as pessoas como são...Eis a questão!) Márcio Amaral, vice-diretor IPUB ................... NOTA: o eventual leitor vai perceber uma assimetria nas críticas aos 2 lados em disputa. A razões são simples: 1- o tema precisa avançar para efeito de elevar a aceitação de pessoas cuja sexualidade "não segue o figurino" que os moralistas teimam em traçar; 2- os defensores do "destino genético" são os mais virulentos em suas considerações e têm se valido muito mal da palavra CIÊNCIA; sempre para justificar o que há de pior nas relações humanas. Antes que fiquem acusando um partido por ter implementado essa discussão, é bom…

ADUFRJ: NA CONTRAMÃO DO INTERESSE PÚBLICO!

Ter, 17 de Outubro de 2017 11:52
(Um "serviço completo" no processo de perda de AUTONOMIA)Márcio Amaral, vice-diretor IPUB ................PROMISCUIDADE PÚBLICO-PRIVADA-a proposta que a galinha fez ao porco:ficariam ricos vendendo vender ovos com bacon. Ela entrava com os ovos e ele...".........................Considerando o destaque dado aos artigos do prof. Carlos F. Rocha na REVISTA DA ADUFRJ---discutindo as relações que as Universidades deveriam manter com a assim chamada "iniciativa privada"---sou obrigado a concluir ser ele o principal formador de opinião na gestão que está se encerrando. Como não sou muito informado quanto a intrigas palacianas e como essa avalanche de propostas (que a comunidade universitária tem repudiado tanto) aconteceu…
Início
Anterior
1
Página 1 de 68

banner pdf apostila MA

logo_acesso

logo ouvidoria ufrj

Buscar no Blog

Banner carta ipub

Calendário Blog

« Novembro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Parceiros IPUB