COMUNICADO
Informamos que a partir do dia 05 de JUNHO de 2017, o ambulatório geral do IPUB além dos atendimentos via SISREG, abrirá 6 (seis) vagas para avaliação em saúde mental/psiquiatria por semana.
Os interessados deverão chegar toda segunda-feira às 08:00hs e procurar a recepção do ambulatório para o agendamento do atendimento na semana. Lembramos que o ambulatório abre somente às 08:00hs.
Os moradores do município do Rio de Janeiro podem também procurar as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas de Família/ Postos de Saúde), próximas à sua residência, para solicitar avaliação pela equipe de referência.
Contamos com a compreensão de todos!

 

Nossa Trajetória

As iniciativas brasileiras em Telemedicina e Telessaúde alcançaram o estágio de integração federal em março de 2006, quando o Ministério da Saúde criou a Comissão Permanente de Telessaúde (Portaria nº 561 de 16 de março de 2006) e em 2007, o Projeto Telessaúde Brasil em âmbito nacional ( S/GM nº 35) com objetivo dedesenvolver ações de apoio à assistência à saúde na forma de educação permanenteem saúde dos profissionais da estratégia saúde da família. Em 2010 foi instituído oPrograma Telessaúde Brasil (MS/GM nº 402).

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) surge neste cenário em 2010, na Fase 2 doPrograma com a criação da SIG Telenfermagem em Saúde Mental.

A inserção do IPUB vai ao encontro dos objetivos do Governo Brasileiro de reduzir osleitos psiquiátricos, qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar, incluir asações da saúde mental na atenção básica e manter um programa permanente deformação de recursos humanos para reforma psiquiátrica.

O Núcleo Técnico Científico de Telessaúde do Instituto de Psiquiatria da UFRJ,Telessaúde_IPUB, foi criado através da portaria 5250, em 2013 e marcou uma novafase da Telessaúde, com a elaboração da proposta "A Telessaúde que queremos para o IPUB".

logo_acesso

logo ouvidoria ufrj

Banner carta ipub