O ambulatório geral do IPUB entrará em obras em 01/12/2014 para uma ampla reforma e por esse motivo fecharemos a triagem até março de 2015.
Manteremos o atendimentos dos nossos usuários em outros espaços do IPUB. Contamos com a compreensão de todos

Internação

O IPUB , comprometido com a moderna visão da reforma psiquiátrica, vem nos últimos anos investindo na humanização de suas enfermarias. Esses espaços destinam-se ao tratamento de pacientes graves, submetidos a intenso risco psicossocial e que aonde as modalidades externas de tratamento não se mostram adequadas. Idealmente, o período de internação é curto, apenas o necessário para o controle agudo dos sintomas.
Em 2003, as vagas para internação no Instituto de Psiquiatria passaram a ser submetidas ao controle da Central Reguladora de vagas da Secretaria Estadual de Saúde.

Para internar o paciente no IPUB o mesmo deve ser levado a um dos quatro serviços de pronto-atendimento psiquiátrico do Município do Rio de Janeiro:

Instituto Philipe Pinel
Instituto Nise da Silveira
Hospital Jurandir Manfredine (Colônia Juliano Moreira)
Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro

Após serem avaliados pelos médicos desses hospitais os pacientes são admitidos e posteriormente encaminhados ao IPUB.

O Instituto de psiquiatria possui 115 leitos psiquiátricos e 2 leitos para intercorrências clínicas, divididos em duas enfermarias separadas por gênero. Tratam-se de 69 leitos femininos e 48 masculinos. Em ambas as enfermarias, os pacientes são acomodados em quartos, em média compostos por 4 – 5 leitos. Cada uma das enfermarias é guarnecida por um posto de enfermagem, dentro dos quais 2 - 4 leitos são reservados para observação clínica dos pacientes. As duas enfermarias possuem pátios abertos internos, arborizados, bem como aparelhos de tv. Médicos residentes e especializandos são responsáveis pelo acompanhamento de cada um dos internos, sempre com a orientação de um supervisor. De forma integrada ao atendimento médico, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros assistem os pacientes e suas famílias, tendo como o objetivo principal a rápida compensação dos quadros de crise e o retorno total ao convívio social.

Equipe

Coordenador

Allan Gonçalves Dias -  Diretor  Clínico

Supervisores de Equipe Clínica

Dr.Allan Dias
Dra. Gabriela Menezes
Dr. Marco André
Dr. Sergio Waksman
Dr. José Luiz Lessa

Clínicos Gerais

Dr. João Paulo Niemeyer
Dr. Pedro Portugal 

(21) 3938-5589

logo_acesso

logo ouvidoria ufrj

Banner carta ipub

Parceiros IPUB