COMUNICADO
Informamos que a partir do dia 05 de JUNHO de 2017, o ambulatório geral do IPUB além dos atendimentos via SISREG, abrirá 6 (seis) vagas para avaliação em saúde mental/psiquiatria por semana.
Os interessados deverão chegar toda segunda-feira (EXCETO FERIADOS) às 08:00hs e procurar a recepção do ambulatório para o agendamento do atendimento na semana. Lembramos que o ambulatório abre somente às 08:00hs.
Os moradores do município do Rio de Janeiro podem também procurar as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas de Família/ Postos de Saúde), próximas à sua residência, para solicitar avaliação pela equipe de referência.
Contamos com a compreensão de todos!

História

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ foi criado pelo Decreto-Lei nº 591 em 3 de agosto de 1938 que transferiu o Instituto de Psicipatologia e Assistência a Psicopatas para a Universidade do Brasil. Na década seguinte foi incorporado a então Universidade do Brasil em obediência ao artigo V da Lei nº 452, de 5 de junho de 1937, ratificado pelo artigo II do Decreto nº 8393 de 17 de dezembro de 1945 se transformando no que é hoje o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de acordo com o Estatuto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem por finalidade desenvolver em nível de excelência, atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência no campo da Psiquiatria e Saúde Mental.

Desde sua criação até os dias de hoje, como herdeiro do antigo hospício e dos grandes momentos e avanços vividos pela psiquiatria brasileira, o Instituto de Psiquiatria tem marcado sua atuação como uma unidade modelo em pesquisa, ensino de pós-graduação e especialização e como centro gerador de estudos multidisciplinares no campo da Psiquiatria e Saúde Mental.

As atividades de ensino e assistência tem o seu financiamento através do Sistema Único de Saúde e do Ministério da Educação e em suas instalações conta atualmente com duas enfermarias (feminina e masculina), ambulatório de adultos, infanto-juvenil e de tratamento do idoso, hospital-dia para adultos e em 2006 foi inaugurada a unidade de atendimento aos usuários de álcool e outras drogas, dando seguimento ao programa de álcool e drogas em funcionamento há 10 anos. Além das suas instalações no Campus da Praia vermelha da UFRJ, o Instituto de Psiquiatria conta também com três unidade de moradia assistida.

Seguindo a tradição de buscar a excelência em seus serviços assistenciais e acadêmicos o Instituto de Psiquiatria da UFRJ tem como objetivos:

• Promover o ensino de pós-graduação - Mestrado e Doutorado, de Especialização, Aperfeiçoamento e Residência Médica.
  • Promover e exercer pesquisa científica e atividades de extensão nos campos da Psiquiatria e Saúde Mental, bem como em áreas correlatas do saber;
  • Prestar assistência clínica de natureza curativa ou preventiva e promover a reabilitação dos pacientes sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver novas tecnologias e as utilizar no cuidado aos pacientes, exercendo sobre elas avaliação crítica, definindo seu papel na assistência e no ensino médico;
  • Promover o ensino de Graduação, através do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde, que também é sediado no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, em consonância com outras unidades acadêmicas no ensino de áreas afins ao seu campo de conhecimento;
  • Realizar o treinamento e estimular o aperfeiçoamento do pessoal técnico-administrativo e auxiliar em atividades no IPUB;
  • Promover o intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras vinculadas aos campos da prevenção, recuperação e reabilitação em Saúde Mental.