Apresentação

O Núcleo de Telessaúde Técnico Científico desenvolvido pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integra o Programa Telessaúde Brasil Rede, em parceria com a Rede RUTE.

A equipe é constituída por profissionais da UFRJ – professores, pesquisadores, técnicos, bolsistas, graduandos – e quadro de colaboradores. Estes atuam em conjunto com outras instituições interessadas em prover apoio teleassistencial e tele-educacional em vários aspectos da atenção primária, da promoção de saúde e da doença mental.

Quem somos

Coordenadora Geral
Dra Maria Tavares Cavalcanti

Coordenadora Adjunta
Dra Fátima Melca

Diretor Clínico
Rafael Freire

Coordenadores da SIG Telenfermagem em Saúde Mental
José Carlos Campos
Rosa Gomes
Thiers Silva

Setor de Tecnologia da Informação
Rodrigo Ribeiro
Renato Miranda
Fabrício Fernandes
Heitor Vimeney
Mário Freire

Nossa tragetória

As iniciativas brasileiras em Telemedicina e Telessaúde alcançaram o estágio de integração federal em março de 2006, quando o Ministério da Saúde criou a Comissão Permanente de Telessaúde (Portaria nº 561 de 16 de março de 2006) e em 2007, o Projeto Telessaúde Brasil em âmbito nacional ( S/GM nº 35) com objetivo dedesenvolver ações de apoio à assistência à saúde na forma de educação permanenteem saúde dos profissionais da estratégia saúde da família. Em 2010 foi instituído oPrograma Telessaúde Brasil (MS/GM nº 402).

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) surge neste cenário em 2010, na Fase 2 doPrograma com a criação da SIG Telenfermagem em Saúde Mental.

A inserção do IPUB vai ao encontro dos objetivos do Governo Brasileiro de reduzir osleitos psiquiátricos, qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar, incluir asações da saúde mental na atenção básica e manter um programa permanente deformação de recursos humanos para reforma psiquiátrica.

O Núcleo Técnico Científico de Telessaúde do Instituto de Psiquiatria da UFRJ,Telessaúde_IPUB, foi criado através da portaria 5250, em 2013 e marcou uma novafase da Telessaúde, com a elaboração da proposta “A Telessaúde que queremos para o IPUB”.

Ações desenvolvidas

“Telessaúde_IPUB” Página em uma mídia social tendo como objetivos: contribuir para a compreensão da proposta da Telessaúde, possibilitar a interação entre os profissionais, compartilhar conteúdos sobre Psiquiatria, Saúde Mental, Atenção Básica à Saúde e divulgar eventos a serem realizados nas áreas de Psiquiatria, Saúde Mental e nas Telessaúdes do Brasil e do exterior.

Para acessar, clique aqui!

Grupo de Estudo “Telessaúde_IPUB, em Debate” Criado em uma mídia social configura-se como um espaço para compartilhamento de idéias, esclarecimento de dúvidas e registro de postagens. Intenciona-se com este recurso ampliar a interação entre as pessoas envolvida com as ações da Telessaúde. O Grupo é mais uma oportunidade oferecida ao coletivo do IPUB para se posicionar, argumentar e contra-argumentar seus diferentes pontos de vista, resultando em um meio de se documentar os caminhos percorridos pelo Núcleo de Telessaúde.

Para acessar, clique aqui!

e_Acontece Conforme a Telessaúde foi sendo implementada no IPUB, percebeu-se que as pessoas que não participavam de mídias sociais, não compartilhavam da Página, nem do Grupo de Estudo. Para chegar a estas pessoas, começou-se a disponibilizar o boletim “e_Acontece” com as publicações mais curtidas no mês pelo e-mail institucional.

SIG O IPUB como Instituição parceira da Rede RUTE participa dos Grupos Especiais de Interesse (Special Interest Group – SIGs). A SIG “Telenfermagem em Saúde Mental” amplia o conhecimento sobre os temas desenvolvidos, contribui para a compreensão dos próprios questionamentos, possibilita ressignificar as experiências, cria um laço de interação, abre caminho para novas práticas, atualiza e conduz para uma busca permanente do saber.

Para acessar, clique aqui!

Educação Virtual

Foram realizados dois treinamentos “MOODLE para Docentes”, convênio NCE/UFRJ, sendo um hibrido e outro a distância. Também foram realizados quatro treinamentos sobre Teleconsultoria via Skype , oferecidos pela Plataforma de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do Ministério da Saúde.

Publicações

LIVRO Rute 100 – As primeiras unidades de Telemedicina no Brasil e o impacto da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).
Parte III Catálogo de Unidades da RUTE- Instituto de Psiquiatria da UFRJ – Ipub Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – página 299-302
Parte IV Catálogo de Grupos de Interesse Especial (SIGs) – SIG Tele-enfermagem em saúde mental – página 456-458

2015

Tendo por objetivo dar continuidade as suas ações, a Telessaúde_IPUB elaborou o Projeto Executivo 2015_2017 “Telessaúde_IPUB: o uso das tecnologias de interação virtual em educação e assistência e o impacto na prática dos psiquiatras e profissionais de saúde mental”

Onde estamos

TELESSAÚDE – IPUB/UFRJ
Instituto de Psiquiatria – IPUB/ UFRJ
Av.Venceslau Brás 71, fundos – Campus da Praia Vermelha Rio de Janeiro RJ Brasil Cep: 22290-140

Tel: 55 (21) 3938-5580