Arte e Cultura

TUCANO BRIGOU COM A ROSA! PRÁ BAIXO SERÃO SACADOS

tucano_estrela

(“CUNHA E CIA”: Os últimos estertores de uma direita burra!)

Márcio Amaral

……………

NOTA: por um motivo de força muito maior (e boa) o administrador desses Blogs precisou se afastar por alguns dias. Isso retardou um pouco a publicação dos textos. Como a minha questão não são “furos de reportagem”—e como tento dar uma dimensão maior à compreensão dos acontecimentos—atrasos não retirariam o interesse do que aqui vai (caso exista, é verdade). A leitura do “18 do Brumário de L. Bonaparte” (K. Marx) pode ajudar no entendimento do que está se passando no Brasil. Mas, se na França de 1851 houve muito de ridículo e farsa, por aqui quase tudo (no Congresso, e até nas ruas) foi farsa. Já o “CRETINISMO PARLAMENTAR” (K. Marx), foi generalizado. Uma coisa, porém, é certa: está difícil saber que partidos e que lideranças saíram mais desgastados da situação. Enquanto isso, CUNHA já embicou e começou a miar.

………………………….

COMO SE FAZEM “CUNHA, HITLER e ZÉ PEQUENO”…TÃO PEQUENOS!

………………………………

Para se entender como uma sociedade qualquer produz essas figuras, há que começar por demonstrar que eles: por “mais alto” que tenham ido, continuarão a ser sempre uns “ZÉ PEQUENOS” (ver o filme “Cidade de Deus”). A rigor, seriam mesmo “Zé Manés”, servindo mais para expressar a pobreza intelectual/moral de uma sociedade/comunidade, do que alguma possível virtude pessoal para além da capacidade de fazer o mal sem limites a quem se interponha a seus desígnios. Há muito me ocupo com isso e penso ter chegado a uma “fórmula” aplicável. Sempre que, em um ambiente qualquer:

1- no qual os valores estão corrompidos há muito tempo e começaram a apodrecer;

2- impera a HIPOCRISIA (chamado por alguns de “ambiente político de negociações” ou “balcão de negócios”)

3- as contradições presentes—não encaradas a seu tempo e de frente—chegaram ao seu nível mais alto de acirramento.

4- surge alguém que sabe o que quer; expressando uma VONTADE clara e inescrupulosa; contando com alguma competência para manipular as fraquezas alheias e capaz de provocar  medo: onde os outros negociam, eles fuzilam.

Essa pessoa há de tomar o poder e exercê-lo até que uma força externa o apeie do poder. Por falar em “ZÉ PEQUENOS”, o seu patrono foi exatamente aquele que ficou conhecido por “Napoleão III…O PEQUENO” (V. Hugo), personagem principal do “18 do Brumário de Luis Bonaparte”.

………………………

cunha e psdbO caso de Hitler é bem conhecido: nunca vacilou em mandar matar, especialmente seus ex-colaboradores, quando tornados incômodos (ver a “noite dos longos punhais” e suas centenas de mortos). A escória da sociedade (organizada em torno das SA, ou “camisas marrons”) levou-o ao poder pelo medo. Tornada um incômodo no processo de conquista do apoio da “elite alemã” (nobreza, F. Armadas e grandes industriais), foi dissolvida e seus líderes assassinados em poucos dias (“Noite dos Longos Punhais”). O caso do “herói” do filme “Cidade de Deus” também é ilustrativo: onde outros traficantes negociavam, ele simplesmente matava. Quando levou ao extremo a total falta de valores humanos que pairava no ar, tornou-se a referência do lugar. Nesses casos, é cultivada, em torno da figura, uma “aura de onipotência”. Tornam-se uma espécie de “totem sagrado” para os envolvidos, como se encarnassem toda uma época. Significativamente, no final do filme (e como se fosse apenas um cão danado), quem o mata  são crianças, imunes à mitologia que se tinha criado à sua volta. CUNHA não mata (ainda, pelo menos) porque tem outros instrumentos. Assim, ele representa nada mais do que a chegada às últimas consequências da TOTAL FALTA DE VALORES IMPERANTE NO CONGRESSO NACIONAL. Elementos como ele também têm sua importância social. Quem sabe não são uma espécie de “RELHA DO ARADO”? Mas, a rigor, está revolvendo apenas o ESTERCO que se acumula em Brasília há décadas. E esse…nem para adubo deve servir.

…………………..
“TUCANO FICOU FERIDO E A ROSA DESPEDAÇADA….”

…………………..
Convenhamos: que o PSDB tenha aceitado caminhar a reboque de Cunha foi desmoralizante. E como uma foto pode dizer tudo. Nem precisavam assinalar que “CUNHA É O NÚMERO 1”, com os dedinhos para cima, pois tudo apontava nessa direção. Foi um dos gestos mais infantis já documentados na nossa política. Pareciam escolares em torno de um mestre condescendente. Quem sabe uma espécie de “CONDUTOR” ou “Fueher” (condutor, em alemão)? E que não me venham falar em exageros! Tudo isso está sugerido nessa foto. Podiam ter esperado, pelo menos, a denúncia apresentada pelo Procurador. Agora, como ficam sob faixas de denúncia e luta contra a corrupção—promovendo uma elemento absolutamente central (em todos os aspectos) como se fosse o maior paladino dessa luta—diante de uma acusação tão bem fundamentada do seu envolvimento no esquema corrupto?
…………………..
Como disse, elementos como CUNHA somente são removidos do poder a partir da ação de forças externas ao jogo viciado. A foto ilustra o quanto não devemos esperar por coisas boas vindas do Congresso. Além dos seus correligionários congressistas, o “PODER CUNHA” alimentava-se também das manifestações de rua. Mas essas não tinham energia própria. Sem a contrapartida MILITAR* e GOLPISTA, caíram no vazio. Desmoralizaram-se, especialmente quando seus componentes ganharam voz. Quem viu o vídeo de entrevistas na rua, realizado por um repórter chileno, constatou quão ridículos são os seus componentes. DEIXEM QUE ELES FALEM! Já nas REDES SOCIAIS, os democratas e “anti-golpistas deram um banho” de consistência no processo de retirada das máscaras dos “próceres do movimento”. Ajudaram muito à defesa, não do governo, mas do estado de direito e respeito às instituições. O esfacelamento do PSDB terminou por fazer o resto. FHC “renunciando” à sugestão de renúncia de Dilma, atingiu o auge do “prá lá e prá cá”. Que dilema! Como agradar (ao mesmo tempo) aos irados “paneleiros” (das “panelinhas anti-PT”) e aos banqueiros que estão apostando em Dilma? Hoje, somente Aécio parece disposto a herdar o espólio (ou “massa falida”) das tais manifestações. Ao lado disso, e ironicamente, o GRANDE CAPITAL, que só quer saber de ORDEM para garantir o “ambiente de negócios”, viu em Dilma/PT sua maior garantia. ( muito parecido com o que aconteceu a Luis Bonaparte em 1851)

…………………………

QUAL O MAIOR PROBLEMA DO GRANDE CAPITAL ATÉ 2018?

…………….

Apesar da “equação de problemas”, resposta vai ser bem objetiva:

1- como levar Dilma até o fim de seu mandato, controlando-a de perto e sem apertar demais o cabresto? Assim, garantiriam o pagamento dos juros com regularidade.

2- como conseguir que ela não “corcoveie” no processo e não sofra alguma crise de “Petismo agudo e infectado”?

3- como manter Lula sob controle, de maneira a que não recupere o seu prestígio e “capital eleitoral”? Caso contrário, ganharia mais uma vez as eleições.

4- como promover alguma recuperação da economia (para garantir o pagamento dos juros), mas sem haver nada estrondoso, pois, nesse caso, seria impossível derrotar Lula e PT?

5- como “inventar” um partido confiável, do ponto de vista do CAPITAL, uma vez que a dupla PSDB/PMDB se esboroou e perdeu confiabilidade. Na falta de opções, farão um “remendo ou combo” dos 3 (os “DEMOs” também entram na equação) para efeito eleitoral. Depois, dinheiro faria o resto.

………….

Só não digo que essa tarefa é mais árdua do que os “trabalhos de Hércules”, porque ali não há nenhuma grandeza; só esperteza! A Rede Globo tem uma prática enorme nessa de “papo melífluo” e “prá lá e prá cá”. Deverá ser a responsável por traçar a estratégia e monitorar de perto a situação. Arranjou até uma ÂNCORA bem competente para esse tipo de papel: uma certa Renata Lo Prete que tem conseguido se equilibrar bem na “corda bamba”, “salvando (para os mais incautos pelo menos) a cara” da emissora. Somente os risinhos sem graça e um certo cinismo generalizado na GNEWS denunciam o quanto apostaram contra a nossa economia, a Petrobras, além do governo, é claro. Mas as coisas chegaram ao ponto em que corriam risco de perder apoio dos próprios empresários paulistas, muito interessados em que as coisas comecem a melhorar e incomodados. É verdade, também, que se as bases da economia fossem firmes, nada disso seria suficiente para a queda verificada.

…………..

NOTA FINAL (4/9): para que se tenha ideia de como é frágil esse equilíbrio de forças, bastou LULA dizer: “Estou levantando voo!” (02/9) e demonstrar animação com o futuro, para que: o PT atacasse mais diretamente a Levy; Temer—tentando herdar o espólio anti-PT—falasse diretamente na suspensão do mandato da Presidente; o assédio dos bancos (subida do dólar) aumentasse de novo; as “Agências de Manipulação de Risco” ameaçassem com queda de investimento, etc. A quem pensam que enganam? Notícia da semana: quase 7 mi de idosos estão inadimplentes por conta dos tais empréstimos consignados (ou “palpos de aranha”). Recentemente, e por pressão dos bancos, a taxa de comprometimento da renda com esses empréstimos subiu de 30 para 35%. Funcionam como uma espécie de isca que os incautos mordem e começam a agonizar lentamente. Por isso mesmo, estou convencido: OU AS NAÇÕES ACABAM COM OS BANCOS OU OS BANCOS ACABAM COM AS NAÇÕES! …Por ora, bastaria um controle muito restritivo.

……………….

14/9- As coisas mudam muito rapidamente e parece que a atitude de Lula desencadeou um rearranjo nas “forças inimigas”: o PSDB começou a tentar usar Temer como uma CUNHA para dividir o governo. Com esse, entretanto, acho que não há nada TEMER! Se há um homem que não adota atitudes TEMERÁRIAS, é esse. A frequência dos falsetes em que escorrega sua fala diz que não é figura para comando de nada. É apenas um bom EQUILIBRISTA. Que Lula se convença: PRECISA FINGIR-SE DE MORTO E ESPERAR O FURACÃO PASSAR. É a ele que estão visando. Depois….

…………………………FINAL..

*Nessa história toda, quem está se saindo melhor são os militares. Talvez sejam, hoje, uma das nossas instituições mais respeitadas. Também gostaram muito de sair do foco da Comissão da Verdade. POSTERIOR: e não é que Dilma e o PT resolveram cutucar a onça…? Inacreditável que tenham se envolvido em questão militar, retirando o poder de decisão dos comandantes numa hora dessas. Há algum processo gravemente autodestrutivo assolando o PT.

Comente este conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *