CEP - IPUB/UFRJ - Comitê de Ética em Pesquisa

Coordenadora

 

Rosa Gomes dos Santos Ferreira.

Para apresentar seu protocolo de pesquisa para avaliação pelo CEP IPUB-UFRJ, faz-se necessário submissão eletrônica dos documentos abaixo listados, ao sistema Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf)
Não recebemos documentos impressos. Todo o procedimento é executado pelo pesquisador através da Plataforma Brasil (submetido à CONEP).
Imediatamente, o CEP IPUB-UFRJ efetua triagem documental e posterior avaliação ética e bioética de sua pesquisa.

Recebemos seu protocolo de pesquisa no prazo limite de 10 dias corridos entes da reunião mensal de colegiado.

Os principais documentos que compõem o hall de submissão:

  • Folha de rosto (assinada pelo pesquisador e direção geral da instituição proponente de estudo)
  • Projeto na íntegra
  • Cronograma detalhado (a partir da data de submissão)
  • Orçamento (e fonte de financiamento)
  • TCLE (ou assentimento)
  • Instrumentos de coleta de dados (escalas, questionários validados, questionários, roteiros de grupo focal, entrevistas…)
  • Questionários validados, escalas a serem aplicadas no estudo devem ser anexados à Plataforma Brasil
  • Carta de anuência institucional
  • Termo de autorização  e confiabilidade de uso de prontuários (e outros documentos institucionais)
  • Termos de dispensa do TCLE (se for o caso, sob justificativa)
  • Demais documentos

Telefone/fax:  55 (21) 3938-0500 – Ramal 237

E-mail:  comite.etica@ipub.ufrj.br

Av. Venceslau Brás 71, fds – Prédio da Direção – 2º andar – sala do CEP. 22.290-140 – Campus Praia Vermelha – Botafogo – Rio de Janeiro.

Calendário CEP

Desculpe, não existem eventos no momento.

Membros do Comitê

Para fins de comprovação no referente ao processo de renovação de registro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentamos listagem atualizada de nosso colegiado.

  1. Rosa Gomes dos Santos Ferreira / coordenador / enfermeira -doutora
  2. Rosane Rodrigues Alves Campitelli / médica -especialista
  3. Octavio Domont de Serpa Jr./médico -pós-doutor
  4. Orlando dos Santos Baptista / representante de usuário
  5. Luiz Eduardo Mendonça de Souza / representante de usuário
  6. Aline Ramos Velasco / enfermeira-doutora
  7. Amanda dos Santos Mota / enfermeira-doutora
  8. Fernanda Gonçalves da Silva / psicóloga-doutora
  9. Marcelo Santos Cruz /médico-pós-doutor
  10. Julio Sergio Verztman /médico-pós-doutor
  11. Débora Ribeiro Cardoso / enfermeira doutora
  12. Tatiana Marques dos Santos / enfermeira mestre
  13. Claudio Gruber Mann /enfermeiro- doutor
  14. Vivian dos Santos Teixeira / enfermeira -mestre
  15. Tamires Marinho / psicóloga -mestre
  16. Adriana Cardoso de Oliveira e Silva /psicóloga pós-doutora
  17. Marcia Cristina Nascimento Dourado / psicóloga pós-doutora
  18. Delma Cristina da Silva Lopes Madureira/ assistente social-mestranda
  19. Andreia Nogueira dos Santos / assistente social-doutora
  20. Danielle da Silva Santiago / assistente social – mestre
  21. Juliana Rosas Rodrigues Braga Ramos/assistente social – especialista
  22. Andreia Camaz Deslandes/educadora física-pós-doutora
  23. Cristiane Roberta dos Santos Teodoro/farmacêutica/doutora
  24. Elie Cheniaux/médico/pós-doutor
  25. Jéssica do Nascimento Rezende/enfermeira/mestre
  26. Mhariza Teixeira Gomes/enfermeira/especialista
  27. João Batista dos Santos / representante de usuário
  28. Elizabeth Sabino dos Santos / representante de usuário
  29. Rosana Maria Lomelino Sartori (secretária do CEP IPUB-UFRJ)
  30. Jorge Adelino Rodrigues da Silva / Médico-Doutor

CONEP

CONEP

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Registre seu Projeto

REGISTRE SEU PROJETO

INSTRUÇÕES PARA O REGISTRO DE PESQUISAS PARA AVALIAÇÃO BIOÉTICA

 

Antes de registrar seu protocolo de pesquisa, tenha em mãos todos os documentos necessários para a avaliação.

A documentação deve seguir às exigências das Resoluções da CONEP/MS. Em anexo incluímos a lista de checagem de documentos para a sua orientação.

O protocolo será preenchido online através da PLATAFORMA BRASIL: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

O Comitê de Ética não recebe nenhum documento em sua ambiência física.

Registre-se – Na Plataforma Brasil, você se registrará como pesquisador informando seus dados pessoais e acadêmicos. Criará também, seu login e senha.

Para efetuar seu cadastro na Plataforma Brasil, você precisará: do documento de identidade (com foto) e sua cópia digital para upload, seu currículo (endereço LATTES ou uma cópia em formato pdf ou em word).

Registre sua pesquisa – Durante o preenchimento você terá que preencher os campos requisitados sobre a pesquisa, incluir o resumo, os objetivos, justificativas, métodos de coleta e análise dos dados, características da amostra, formas de recrutamento, TCLE (ou TALE)-para menores de idade, informar parcerias, orçamento, forma de financiamento e o cronograma.

DICA– Para facilitar o preenchimento, tenha a sua pesquisa em formato digital e utilize o mecanismo de copiar e colar. Fique atento ao número limite de palavras de cada campo.

DICA– Antes de registrar a sua pesquisa, verifique se TODOS os membros da equipe de pesquisa estão devidamente registrados e se suas funções na pesquisa estão determinadas (você terá que informar quem são os pesquisadores que trabalharão na pesquisa, ter seus nomes completos e CPF para designar sua função na pesquisa – coordenador, assistente – o pesquisador responsável poderá designar um assistente de pesquisa para completar os dados).

O orçamento, cronograma da pesquisa e TCLE devem refletir o conteúdo da pesquisa e garantir seu desenvolvimento. 

DICA – É fundamental que você verifique se tem as cartas de autorização, apoio financeiro, declarações de infraestrutura, entre outros documentos devidamente assinados e em formato digital (pdf) para upload. Eles serão requisitados pelo CEP / CONEP, e colocando-os à disposição, você evitará que sua pesquisa fique com pendências.

O cronograma precisa conter a linha de tempo de execução de sua pesquisa: submissão ao CEP, revisão de conteúdo bibliográfico, aplicação de TCLE e demais instrumentos, início da coleta dos dados, análise dos dados, defesa ou publicação final.

Não recebemos documentos impressos. Todo o procedimento é executado pelo pesquisador através da Plataforma Brasil (submetido à CONEP).

Imediatamente, o CEP IPUB-UFRJ efetua triagem documental e posterior avaliação ética e bioética de sua pesquisa.

ATENÇÃO AOS PRAZOS: Recebemos seu protocolo de pesquisa no prazo limite de até 10 dias corridos antes da reunião mensal de colegiado (vide calendário de reuniões em anexo)

Os principais documentos que compõem o hall de submissão:

Folha de rosto (assinada pelo pesquisador e direção geral da instituição proponente de estudo)

Projeto na íntegra

Cronograma detalhado (a partir da data de submissão)

Orçamento (e fonte de financiamento)

TCLE (ou assentimento)

Instrumentos de coleta de dados (escalas, questionários validados, questionários, roteiros de grupo focal, entrevistas…)

Questionários validados, escalas a serem aplicadas no estudo devem ser anexados à Plataforma Brasil

Carta de anuência institucional

Termo de autorização  e confiabilidade de uso de prontuários (e outros documentos institucionais)

Termos de dispensa do TCLE (se for o caso, sob justificativa)

Demais documentos

Caso você tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda procure o CEP e agende um horário para ser atendido.
Telefone: 21 39380500 ramal 237
email: comite.etica@ipub.ufrj.br

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