CEP - IPUB/UFRJ - Comitê de Ética em Pesquisa

Coordenadora

Rosa Gomes dos Santos Ferreira.

Para apresentar seu protocolo de pesquisa para avaliação pelo CEP IPUB-UFRJ, faz-se necessário submissão eletrônica dos documentos abaixo listados, ao sistema Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf)
Não recebemos documentos impressos. Todo o procedimento é executado pelo pesquisador através da Plataforma Brasil (submetido à CONEP).
Imediatamente, o CEP IPUB-UFRJ efetua triagem documental e posterior avaliação ética e bioética de sua pesquisa.

Os principais documentos que compõem o hall de submissão:

  • Folha de rosto (assinada pelo pesquisador e direção geral da instituição proponente de estudo)
  • Projeto na íntegra
  • Cronograma detalhado (a partir da data de submissão)
  • Orçamento (e fonte de financiamento)
  • TCLE (ou assentimento)
  • Instrumentos de coleta de dados (questionários, entrevistas…)
  • Questionários validados, escalas a serem aplicadas no estudo
  • Carta de anuência institucional
  • Termo de autorização  e confiabilidade de uso de prontuários (e outros documentos institucionais)
  • Termos de dispensa do TCLE (se for o caso)
  • Demais documentos

Telefone/fax:  55 (21) 3938-5510

E-mail:  comite.etica@ipub.ufrj.br

Av. Venceslau Brás 71, fds – Prédio da Direção – 2º andar – sala do CEP. 22.290-140 – Campus Praia Vermelha – Botafogo – Rio de Janeiro.

Membros do Comitê

Para fins de comprovação no referente ao processo de renovação de registro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentamos listagem atualizada de nosso colegiado.

  1. Rosa Gomes dos Santos Ferreira / coordenador / enfermeira -doutoranda
  2. Rosane Rodrigues Alves Campitelli / médica -especialista
  3. Pedro Gabriel Godinho Delgado / médico -pós-doutor
  4. Octavio Domont de Serpa Jr./médico -pós-doutor
  5. Marcelo Santos Cruz /médico -pós-doutor
  6. Julio Sergio Verztman /médico -doutor
  7. Débora Ribeiro Cardoso / enfermeira mestre
  8. Tatiana Marques dos Santos / enfermeira mestre
  9. Claudio Gruber Mann /enfermeiro- doutor
  10. Vivian dos Santos Teixeira / enfermeira -mestre
  11. Tamires Marinho / psicóloga -mestre
  12. Rita de Cassia Ramos Louzada /  psicóloga pós-doutora
  13. Adriana Cardoso de Oliveira e Silva /psicóloga pós-doutora
  14. Marcia Cristina Nascimento Dourado / psicóloga pós-doutora
  15. Eduardo da Silveira Campos / fisioterapeuta- filósofo doutor
  16. Delma Cristina da Silva Lopes Madureira/ assistente social-especialista
  17. Andreia Nogueira dos Santos / assistente social-mestre
  18. Danielle da Silva Santiago / assistente social – especialista
  19. Juliana Rosas Rodrigues Braga Ramos/assistente social – especialista
  20. Andreia Camaz Deslandes/educadora física-pós-doutora
  21. Cristiane Roberta dos Santos Teodoro/farmacêutica/doutora
  22. Elie Cheniaux/médico/pós-doutor
  23. Jéssica do Nascimento Rezende/enfermeira/especialista
  24. Mhariza Teixeira Gomes/enfermeira/especialista
  25. João Batista dos Santos / representante de usuário
  26. Elizabeth Sabino dos Santos / representante de usuário
  27. Veronica da Cruz Florentino Silva (secretária do CEP IPUB-UFRJ)

CONEP

CONEP

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Registre seu Projeto

INSTRUÇÕES PARA O REGISTRO DE PESQUISAS PARA AVALIAÇÃO ÉTICA

Antes de registrar seu protocolo de pesquisa, tenha em mãos todos os documentos necessários para a avaliação.

A documentação deve seguir às exigências das Resoluções da CONEP/MS. Em anexo incluímos a lista de checagem de documentos para a sua orientação.

O protocolo será preenchido online através da PLATAFORMA BRASIL: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

Registre-se – Nessa Plataforma você se registrará como pesquisador informando seus dados pessoais e acadêmicos.

Dica – para isso você precisará ter em mãos um documento de identidade e sua cópia digital para upload, seu currículo (endereço LATTES ou uma cópia em formato pdf do seu currículo digitado).

Registre sua pesquisa – Durante o preenchimento você terá que preencher os campos requisitados sobre a pesquisa, incluir um resumo, explicitar os objetivos, justificativas, métodos, características da amostra, formas de recrutamento, TCLE, informar parcerias, orçamento, forma de financiamento e o cronograma.

DICA– Para facilitar o preenchimento, tenha a sua pesquisa em formato digital e utilize o mecanismo de copiar e colar. Fique atento ao número limite de palavras de cada campo.

DICA – Antes de registrar a sua pesquisa, verifique se TODOS os membros da equipe de pesquisa estão devidamente registrados e se suas funções na pesquisa estão determinadas (você terá que informar quem são os pesquisadores que trabalharão na pesquisa, ter seus nomes completos e CPF para designar sua função na pesquisa – coordenador, assistente – o pesquisador responsável poderá designar um assistente de pesquisa para completar os dados).

O orçamento, cronograma da pesquisa e TCLE devem refletir o conteúdo da pesquisa e garantir seu desenvolvimento. 

DICA – É fundamental que você verifique se tem as cartas de autorização, apoio financeiro, declarações de infraestrutura, entre outros documentos devidamente assinados e em formato digital (pdf) para upload, eles serão requisitados pelo CEP ou pela CONEP, colocando-os à disposição, você evitará que sua pesquisa fique com pendências.

Chamo a sua atenção para o cronograma que poderá ter uma data precisa para o início, diferente do que se fazia até então e essa data definirá os relatórios, que serão online e a data de encerramento da pesquisa.

DICA – Evite ficar com o sistema indisponível para registro de novas pesquisas mantendo o sistema alimentado com os relatórios necessários.

Caso você tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda procure o CEP e agende um horário para ser atendido.

Listagem de checagem CEP Downloads: 93 - 3,8 MB

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