CEP - IPUB/UFRJ - Comitê de Ética em Pesquisa
Coordenadora
Rosa Gomes dos Santos Ferreira.
Recebemos seu protocolo de pesquisa no prazo limite de 10 dias corridos entes da reunião mensal de colegiado.
Os principais documentos que compõem o hall de submissão:
- Folha de rosto (assinada pelo pesquisador e direção geral da instituição proponente de estudo)
- Projeto na íntegra
- Cronograma detalhado (a partir da data de submissão)
- Orçamento (e fonte de financiamento)
- TCLE (ou assentimento)
- Instrumentos de coleta de dados (escalas, questionários validados, questionários, roteiros de grupo focal, entrevistas…)
- Questionários validados, escalas a serem aplicadas no estudo devem ser anexados à Plataforma Brasil
- Carta de anuência institucional
- Termo de autorização e confiabilidade de uso de prontuários (e outros documentos institucionais)
- Termos de dispensa do TCLE (se for o caso, sob justificativa)
- Demais documentos
Calendário CEP
Regimento
Certificado de Aprovação
Membros do Comitê
Para fins de comprovação no referente ao processo de renovação de registro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentamos listagem atualizada de nosso colegiado.
- Rosa Gomes dos Santos Ferreira / coordenador / enfermeira -doutora
- Rosane Rodrigues Alves Campitelli / médica -especialista
- Octavio Domont de Serpa Jr./médico -pós-doutor
- Orlando dos Santos Baptista / representante de usuário
- Luiz Eduardo Mendonça de Souza / representante de usuário
- Aline Ramos Velasco / enfermeira-doutora
- Amanda dos Santos Mota / enfermeira-doutora
- Fernanda Gonçalves da Silva / psicóloga-doutora
- Marcelo Santos Cruz /médico-pós-doutor
- Julio Sergio Verztman /médico-pós-doutor
- Débora Ribeiro Cardoso / enfermeira doutora
- Tatiana Marques dos Santos / enfermeira mestre
- Claudio Gruber Mann /enfermeiro- doutor
- Vivian dos Santos Teixeira / enfermeira -mestre
- Tamires Marinho / psicóloga -mestre
- Adriana Cardoso de Oliveira e Silva /psicóloga pós-doutora
- Marcia Cristina Nascimento Dourado / psicóloga pós-doutora
- Delma Cristina da Silva Lopes Madureira/ assistente social-mestranda
- Andreia Nogueira dos Santos / assistente social-doutora
- Danielle da Silva Santiago / assistente social – mestre
- Juliana Rosas Rodrigues Braga Ramos/assistente social – especialista
- Andreia Camaz Deslandes/educadora física-pós-doutora
- Cristiane Roberta dos Santos Teodoro/farmacêutica/doutora
- Elie Cheniaux/médico/pós-doutor
- Jéssica do Nascimento Rezende/enfermeira/mestre
- Mhariza Teixeira Gomes/enfermeira/especialista
- João Batista dos Santos / representante de usuário
- Elizabeth Sabino dos Santos / representante de usuário
- Rosana Maria Lomelino Sartori (secretária do CEP IPUB-UFRJ)
- Jorge Adelino Rodrigues da Silva / Médico-Doutor
Portaria CEP
Despacho de aprovação de registro
Renovação de registro CEP IPUB/CONEP
Calendário de reuniões CEP IPUB
Boas práticas em pesquisa CEP IPUB
CONEP
Registre seu Projeto
REGISTRE SEU PROJETO
INSTRUÇÕES PARA O REGISTRO DE PESQUISAS PARA AVALIAÇÃO BIOÉTICA
Antes de registrar seu protocolo de pesquisa, tenha em mãos todos os documentos necessários para a avaliação.
A documentação deve seguir às exigências das Resoluções da CONEP/MS. Em anexo incluímos a lista de checagem de documentos para a sua orientação.
O protocolo será preenchido online através da PLATAFORMA BRASIL: www.saude.gov.br/plataformabrasil.
O Comitê de Ética não recebe nenhum documento em sua ambiência física.
Registre-se – Na Plataforma Brasil, você se registrará como pesquisador informando seus dados pessoais e acadêmicos. Criará também, seu login e senha.
Para efetuar seu cadastro na Plataforma Brasil, você precisará: do documento de identidade (com foto) e sua cópia digital para upload, seu currículo (endereço LATTES ou uma cópia em formato pdf ou em word).
Registre sua pesquisa – Durante o preenchimento você terá que preencher os campos requisitados sobre a pesquisa, incluir o resumo, os objetivos, justificativas, métodos de coleta e análise dos dados, características da amostra, formas de recrutamento, TCLE (ou TALE)-para menores de idade, informar parcerias, orçamento, forma de financiamento e o cronograma.
DICA– Para facilitar o preenchimento, tenha a sua pesquisa em formato digital e utilize o mecanismo de copiar e colar. Fique atento ao número limite de palavras de cada campo.
DICA– Antes de registrar a sua pesquisa, verifique se TODOS os membros da equipe de pesquisa estão devidamente registrados e se suas funções na pesquisa estão determinadas (você terá que informar quem são os pesquisadores que trabalharão na pesquisa, ter seus nomes completos e CPF para designar sua função na pesquisa – coordenador, assistente – o pesquisador responsável poderá designar um assistente de pesquisa para completar os dados).
O orçamento, cronograma da pesquisa e TCLE devem refletir o conteúdo da pesquisa e garantir seu desenvolvimento.
DICA – É fundamental que você verifique se tem as cartas de autorização, apoio financeiro, declarações de infraestrutura, entre outros documentos devidamente assinados e em formato digital (pdf) para upload. Eles serão requisitados pelo CEP / CONEP, e colocando-os à disposição, você evitará que sua pesquisa fique com pendências.
O cronograma precisa conter a linha de tempo de execução de sua pesquisa: submissão ao CEP, revisão de conteúdo bibliográfico, aplicação de TCLE e demais instrumentos, início da coleta dos dados, análise dos dados, defesa ou publicação final.
Não recebemos documentos impressos. Todo o procedimento é executado pelo pesquisador através da Plataforma Brasil (submetido à CONEP).
Imediatamente, o CEP IPUB-UFRJ efetua triagem documental e posterior avaliação ética e bioética de sua pesquisa.
ATENÇÃO AOS PRAZOS: Recebemos seu protocolo de pesquisa no prazo limite de até 10 dias corridos antes da reunião mensal de colegiado (vide calendário de reuniões em anexo)
Os principais documentos que compõem o hall de submissão:
Folha de rosto (assinada pelo pesquisador e direção geral da instituição proponente de estudo)
Projeto na íntegra
Cronograma detalhado (a partir da data de submissão)
Orçamento (e fonte de financiamento)
TCLE (ou assentimento)
Instrumentos de coleta de dados (escalas, questionários validados, questionários, roteiros de grupo focal, entrevistas…)
Questionários validados, escalas a serem aplicadas no estudo devem ser anexados à Plataforma Brasil
Carta de anuência institucional
Termo de autorização e confiabilidade de uso de prontuários (e outros documentos institucionais)
Termos de dispensa do TCLE (se for o caso, sob justificativa)
Demais documentos
Caso você tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda procure o CEP e agende um horário para ser atendido.
Telefone: 21 39380500 ramal 237
email: comite.etica@ipub.ufrj.br