Língua Estrangeira PROPSAM

Semestralmente o PROPSAM oferece, gratuitamente, através da Tese Prime, exame de proficiência do idioma inglês. A divulgação da quantidade de exames é feita a priori. Sendo o número de inscritos superior ao total de exames oferecidos pelo Programa, caberá ao PROPSAM estabelecer os critérios de escolha dos contemplados com a gratuidade.
 
A Tese Prime é responsável pela aplicação do exame de proficiência TEAP. Ele consiste em dois textos, na área de Biológicas/Saúde, de aproximadamente 700 (setecentas) palavras, contendo 30 (trinta) questões objetivas no total, sendo 15 (quinze) questões de cada texto. A pontuação do exame varia de 0 (zero) a 100 (cem) e a validade do mesmo é de três anos. Os pontos de corte são os mesmos utilizados em outros programas de pós-graduação em saúde da UFRJ, ou seja, notas mínimas de 70 (setenta) pontos para ingresso no Mestrado e 80 (oitenta) pontos para ingresso no Doutorado. O candidato que fizer o exame da Tese Prime para ingresso no Mestrado e obtiver nota maior ou igual a 80 (oitenta) pontos, poderá utilizar o mesmo exame para comprovar a proficiência no idioma inglês na seleção do Doutorado, desde que respeite a validade do exame. A duração do TEAP é de duas horas e trinta minutos.
A comprovação de proficiência no idioma inglês, através do TOEFL® ou IELTS®, será aceita pelo PROPSAM, desde que os exames tenham sido feitos há três anos ou menos. A realização destes exames não é custeada pelo Programa, sendo de responsabilidade integral dos candidatos. As pontuações exigidas para a aprovação nos referidos exames de proficiência são as seguintes: Mestrado: Faixa B2 do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) com obtenção de nota mínima de 87 (oitenta e sete) pontos no TOEFL® ou 5,0 (cinco) pontos no IELTS® / Doutorado: Faixa C1 do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) com obtenção de nota mínima de 110 (cento e dez) pontos no TOEFL®, 7,0 (sete) pontos no IELTS®.
Maiores detalhes estarão no Edital Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental – PROPSAM.