Apresentação PROPSAM

O Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) – PROPSAM titula mestres e doutores desde 1972 e 1975, respectivamente.  O objetivo principal do Programa é formar profissionais que sejam eficientes professores e pesquisadores altamente qualificados, criativos, críticos, independentes, com forte inserção internacional, compromissados com questões psiquiátricas relevantes em termos da saúde pública brasileira. Os cursos do PROPSAM abrangem duas áreas de concentração: Psiquiatria e Saúde Mental.  Ambas visam fornecer conhecimentos teóricos e práticos para o estudo científico dos transtornos mentais, possibilitando a correlação entre os objetivos didáticos, a formação básica e o embasamento para posterior  desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar.

As atividades do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental são realizadas em três níveis: Mestrado, que visa à capacitação para a docência, em ensino de graduação, e à formação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes em Psiquiatria e Saúde Mental; Doutorado, que visa à capacitação para a docência, na graduação e pós-graduação, e à formação científica e cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade individual de pesquisa e a criatividade nos domínios da Psiquiatria e Saúde Mental; Pós-Doutorado, que compreende atividades destinadas à realização de estudos especializados.

O Programa é formado por um corpo docente, permanente e colaborador, que recebe alunos para os cursos de mestrado e doutorado em Psiquiatria ou Saúde Mental. As várias linhas de pesquisa contemplam diferentes vertentes do pensamento científico, histórico e filosófico nas áreas de psiquiatria e saúde mental. Os orientadores de projetos são professores com largar experiência em pesquisa e na publicação de seus dados em revistas indexadas. O Programa de Pós-Graduação recebeu no quadriênio 2014-2017 nota 5 na avaliação da CAPES. Nossa meta é melhorarmos nossos índices de produção intelectual e de internacionalização do Programa e atingirmos a  excelência (conceito 6 e 7) dos programas de pós-graduação.

Coordenação Geral – Prof. William Berger.

Regulamento PROPSAM

Direção e Coordenação

Prof. Jorge Adelino Rodrigues da Silva – gabdiretor@ipub.ufrj.br

William Berger​  – wberger@globo.com

Antonio Egidio Nardi – antonioenardi@gmail.com

Ivan Luiz de Vasconcellos Figueira – ivanfigueira13@gmail.com

Pedro Gabriel Godinho Delgado – pedrogabrieldelgado@gmail.com

Simone Marins de Lima
Helena N. Meneghetti
Andrea Borges

PROPSAM – IPUB/UFRJ
Biblioteca Professor João Ferreira da Silva Filho – 2º andar
Avenida Venceslau Brás, 71 – Campus da Praia Vermelha – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ – CEP:22290-140

Horário de atendimento ao público: segundas-feiras às sextas-feiras, de 8:30h às 14h.

propsam@ipub.ufrj.br