PROPOSTAS PARA UM MELHOR USO PÚBLICO DO CAMPUS P. VERMELHA!

(Não uma "PEDRA..", mas uma "QUEDA FUNDAMENTAL": DO MURO! )
Calçada
…………………………
NOTA: De maneira a firmar nosso compromisso com a qualidade de vida dos moradores da região e conscientes da precariedade das calçadas que margeiam o CAMPUS PV, a direção do IPUB está disposta a ceder uma faixa do território sob sua guarda e uso (construindo outro muro mais leve e menos agressivo alguns metros para dentro). Essa faixa seria cedida para USO exclusivo como uma PASSARELA para os muitos pedestres que por ali transitam, inclusive muitos de nossos professores, alunos e funcionários. Assumimos ainda o compromisso imediato de intermediar junto à nossa Reitoria para que essa concessão se estenda, em princípio,  a todo o lado da L. Müller do muro. Tudo isso, é claro, depois de estudos de viabilização e respeitando as árvores que se encontrarem no caminho. Essa intervenção tão simples melhoraria em muito circulação de PESSOAS por aqui, sem resultar em qualquer prejuízo para a UFRJ. A rigor, eliminaríamos alguns cantos de difícil controle. Na continuidade do projeto, outra forma mais humana de controle de acesso a uma futura GRANDE PRAÇA seria erguida. Para nossa alegria há informações de que nossa REITORA sensibilizou-se muito quando lhe foi apresentado o projeto que desrespeitava, segundo nossa opinião, nossa cidade e que estaria decidida a ouvir a todos a respeito. Há também a quase certeza de uma ajuda na construção proveniente do RIO SUL, afinal, eles seriam muito beneficiados e dispõem de verba para aplicação em “boa vizinhança”.
…………………………..
Srs moradores das redondezas, especialmente os Srs SÍNDICOS!
Todos certamente já ouviram falar nas intervenções que estão sendo programadas para essa área tão importante para a nossa cidade. Para nossa tristeza, os projetos até agora apresentados não respeitam princípios urbanísticos, ferindo até a legislação que limita a ocupação de terrenos e altura de prédios planejados. Não duvidem de que a qualidade de vida de TODOS, aqui por perto, haveria de se deteriorar muito rapidamente, caso esses planos fossem levados a efeito.
É falsa a conclusão de que toda a UFRJ está apoiando essa intervenção. Não! Os protestos internos começaram e ganharam muita força ultimamente. Não somente pela violência planejada contra unidades de ensino e de assistência—que têm respondido muito bem à demanda da sociedade como um todo—mas também por conta de um COMPROMISSO com a cidade que nos acolhe e é a nossa razão de ser.
Além de opor forte resistência ao avanço do projeto, nós do IPUB e outras unidades, resolvemos nos antecipar e fazer uma contraproposta que, além de implicar algum ganho para a UFRJ, RESPEITA os direitos dos cidadãos à preservação e até melhora na sua qualidade de vida.
PRINCÍPIOS PARA CONSTRUÇÃO DE NO MÁXIMO 2 PRÉDIOS NA ÁREA:
1- precisam respeitar princípios URBANÍSTICOS e não resultar em perda de qualidade de vida na nossa cidade. Há que tentar fazer com que qualquer intervenção resulte em MELHORIAS para os moradores da região.
2– Há que respeitar a LEGISLAÇÃO que nos protege. Seria uma vergonha deixar que certos grupos usem o nome da UFRJ para sua burla.
3 Há que tentar preservar ao máximo as árvores do CAMPUS, e orientar qualquer intervenção no sentido do seu respeito.
Aplicando esses PRINCÍPIOS resultam apenas 2 áreas de possível construção, envolvendo o CAMPO DE FUTEBOL mais próximo à A. W. Brás e um outro no centro do território. Essas eventuais obras e exploração proveriam recursos para a UFRJ e também para a construção de uma praça em contiguidade com o bairro e dotada de aparelhos modernos voltados à CULTURA, LAZER e ATIVIDADE FÍSICA.
……………………….
Há uma proposta mais completa, envolvendo também a exploração do prédio e do nome “CANECÃO”, em função da CULTURA e da ARTE e sob responsabilidade última da UFRJ e nossa supervisão diuturna. Quem dela quiser ter conhecimento é só entrar no nosso BLOG: “ARTE, CULTURA E SAÚDE MENTAL”. Lá os moradores encontrarão também um espaço para fazer considerações e expressar sua intenção, ou não de trabalhar em conjunto conosco sobre tema de tanto interesse para todos.