Notícia IPUB

Exame de idioma inglês – PROPSAM

INFORMATIVO PROPSAM
Prezados docentes, discentes e candidatos em estágio probatório,

O PROPSAM realizará, através da Tese Prime, gratuitamente, um total de 25 (vinte e cinco) exames de idioma TEAP (incluindo Mestrado e Doutorado) no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Em cumprimento a Portaria nº 7555 de 29 de agosto de 2017, do total de vagas, cinco serão destinadas a servidores da UFRJ (docentes e/ou técnico-administrativos em Educação). Caso as vagas destinadas a estes servidores não sejam preenchidas, as mesmas serão disponibilizadas para livre concorrência.

Os exames, para Mestrado e Doutorado, serão aplicados no dia 23/11/2018, de 9 horas e trinta minutos até às 12 horas, no Auditório Icema de Oliveira, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB (Avenida Venceslau Braz, 71 Campus da Praia Vermelha). Os candidatos / interessados deverão fazer a inscrição via e-mail enviado para o PROPSAM (propsam@ipub.ufrj.br), com o assunto “Inscrição em exame de idioma – Tese Prime 23/11/18″, entre os dias 03/10/18 e 05/10/18, enviando as seguintes informações: Nome completo, CPF, RG, email, candidato a Mestrado ou Doutorado.

►  No dia do exame, 23/11/18, os candidatos deverão:

– comparecer 30 minutos antes do horário marcado para procedimentos de identificação.
– apresentar um dos documentos oficiais listados abaixo, que deverão ser originais, legíveis e válidos, caso contrário a realização da prova não será permitida.
RG (emitido nos últimos 10 anos);
CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
Passaporte (no caso de estrangeiro).

– levar lápis, borracha, líquido corretivo e caneta azul ou preta.
– não será permitido o uso de dicionário, celulares, tablets ou qualquer tipo de consulta.

Para o caso de recebermos mais de 25 inscrições, os contemplados com a gratuidade do exame serão escolhidos de acordo com os seguintes critérios, considerando sua ordem hierárquica: 1o – O fator de impacto mais alto do periódico onde o aluno tenha publicado como primeiro ou último autor (ou em qualquer ordem de autoria para artigos publicados em periódicos com fator de impacto > 7.00, conforme descrito acima; 2o – O índice h do aluno, baseando-se em seu currículo Lattes.; 3o – Tempo transcorrido desde sua inscrição no estágio probatório do PROPSAM. (alunos mais antigos terão prioridade), 4º – data de nascimento do candidato.

O exame da Tese Prime, também é adotado por outros programas de pós-graduação em saúde da UFRJ. Utilizaremos os mesmos pontos de corte destes outros programas de pós-graduação, ou seja: nota mínima de 70 pontos para ingresso no Mestrado e 80 pontos para ingresso no Doutorado. O exame TEAP da Tese Prime consiste em: dois textos, na área de Biológicas/Saúde, de aproximadamente 700 palavras, contendo 30 questões objetivas no total, sendo 15 questões de cada texto. A duração da prova será de duas horas e trinta minutos. Pontuação do exame varia de 0 (zero) a 100 (cem). O exame terá validade de três anos. Assim, o candidato que obtiver nota > a 80 pontos para ingresso no Mestrado poderá utilizar o mesmo exame para a seleção do Doutorado, desde que respeite a validade do exame.

A comprovação de proficiência no idioma inglês através do TOEFL® ou IELTS®, ainda será aceita pelo PROPSAM, mas a realização dos exames não será custeada pelo Programa, sendo de responsabilidade integral dos candidatos. As respectivas pontuações destes testes de proficiência virão descritas no Edital de seleção 2019-1.