Apresentação do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do IPUB/UFRJ

O Programa de Residência Médica do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), é um programa de três anos, sendo acreditado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O Programa de Residência Médica foi recredenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – Parecer nº 684 de 17 de dezembro de 2016.

As atividades do Programa de Residência Médica em Psiquiatria são realizadas em três níveis: Assistência a pacientes de diferentes complexidades e em diferentes ambientes de cuidado; Aprendizado teórico através de aulas e seminários; Atividades de pesquisa científica.

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria é formado por um corpo docente, permanente e outro colaborador, que recebe alunos tanto do próprio PRMP do IPUB como de outros locais, via Programa de estágio externo no IPUB.

Em relação ao histórico do PRM em Psiquiatria do IPUB-UFRJ:

“Os primeiros Programas de Residência Médica em Psiquiatria no Brasil foram implantados no ano de 1948, em hospital geral não-universitário, o IPASE – Instituto de Previdência e Assistência do Estado (Rio de Janeiro) e, em 1951, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (São Paulo) (UCHÔA, 1981).

 

A Residência Médica em Psiquiatria do IPUB/UFRJ se originou do mais antigo Curso de Formação de Especialista em Psiquiatria da Universidade do Brasil. Iniciado em 1969 por iniciativa do Professor José Leme Lopes, então na Direção da Faculdade de Medicina, o Curso de Especialização em Psiquiatria (CEP), serviu de base para a elaboração dos critérios específicos da Residência na área de Psiquiatria, quando da promulgação do Decreto nº 80.281 de 05/09/77, que criou oficialmente a Residência Médica no Brasil.” 1

O projeto do PRM em Psiquiatria do IPUB-UFRJ é baseado em alguns conceitos:

 

  • Missão: Promover a formação de psiquiatras, enfatizando um treinamento abrangente em que se desenvolva simultaneamente as habilidades técnicas, humanas e deontológicas indispensáveis para a prática da psiquiatria como especialidade médica. Aliado a isso, denotamos como imprescindível o compromisso de entender a psiquiatria como prática envolvida em contextos sociais, a a relação recíproca entres ambos.
  • Visão: Excelência no treinamento e ensino da psiquiatria, almejando ser uma liderança e paradigma da formação de novos psiquiatras no Brasil. Fomentamos uma abordagem multidisciplinar, em que são sempre incluídas as Boas Práticas Clínicas (BPC), os conhecimentos da Ética Médica e os  aspectos forenses da prática psiquiátrica quotidiana. Nossos programa também se destaca no treinamento do médico psiquiatra como membro atuante de equipes multiprofissionais em saúde mental, em espaços de prática diversificados.
  • Valores: Atuar sempre de forma ética e transparente, observando de forma inconteste a legislação da residência médica publicada pela CNRM, o direito do paciente e do cidadão e as prerrogativas constitucionais do SUS.

Carga horária semanal: 60(sessenta) horas

Duração do curso: 12(doze) meses

Seleção
Divulgação do Edital no site www.ipub.ufrj.br (dezembro)

Público Alvo
Candidatos possuidores de Certificado de Residência Médica em Psiquiatria (concluído).

Número de vagas
15

Secretaria Acadêmica (21) 3938-5512

residencia@ipub.ufrj.br

1 Dias, Allan Gonçalves Perfil dos egressos da Residência Médica em Psiquiatria do IPUB-UFRJ/ Allan Gonçalves Dias. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.