Logo

Meppso

Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial

O Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial – MEPPSO está estruturado para formar mestres profissionais altamente capacitados para atuar como multiplicadores, transformadores, inovadores e críticos das políticas e práticas nesse campo, e também para desenvolver metodologias de pesquisa e transmissão de conhecimento com aplicação prática dentro dos princípios que norteiam a Atenção Psicossocial nos seus equipamentos, serviços e dispositivos.

O Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial visa ao aprofundamento da formação teórica e técnica, tanto no que se refere a políticas como a dispositivos clínicos e de gestão utilizados em diferentes abordagens na área. Esta formação deve ser a mais ampla possível. No entanto, deve também propiciar o manejo de metodologias específicas, capacitando o aluno a atender às demandas atuais do campo da Atenção Psicossocial.

Esta modalidade de Mestrado deve oferecer conteúdos teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais, aprimorando seu desempenho a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional. Deve ainda dotar esses profissionais de instrumentos e procedimentos que os habilitem a avançar em seu conhecimento teórico-prático em contínua mudança e atualização. Tais subsídios visam orientar a elaboração de trabalho de conclusão e produto técnico que represente contribuição importante para os princípios e práticas da atenção psicossocial.

O Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial propõe:
1 – Formar profissionais nas metodologias voltadas para as práticas no campo da Atenção Psicossocial, onde o aluno adquirirá experiência em diferentes tipos de abordagem, a partir do conjunto de disciplinas oferecidas no curso, com a participação nos diversos laboratórios e núcleos de pesquisa existentes no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) e outras instituições com as quais ele interage na perspectiva da Atenção Psicossocial;
2 – Desenvolver e acompanhar atividades práticas em temas atuais nos cenários disponíveis no IPUB/UFRJ e na rede pública de Atenção Psicossocial como parte de sua formação profissional;
3 – Aprimorar e avaliar metodologias de pesquisa e intervenção empregadas em Política, Gestão e Clínica na Atenção Psicossocial.

O Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial está voltado para profissionais com curso superior com ênfase em Saúde Mental, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e áreas afins. A ideia principal é receber profissionais que já estejam atuando na Rede de Atenção Psicossocial, bem como egressos dos cursos de graduação, especialização e residências que tenham interesse em ampliar e aprofundar sua formação.

Arvore

Entre em contato

Av. Venceslau Brás, 71 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22290-140, Brasil

mestradoprofissional@ipub.ufrj.br

(21)3938-0500 R: 220