Arte e Cultura

A GRANDE DERROTA DAS ELITES?…E NÃO PERTENCERÁ A UM PARTIDO!

(E não é que o povão ensinou e alavancou toda uma sociedade!)
Ninguém pode duvidar da identificação que a gente mais simples de nosso povo tem para com LULA. Mesmo tendo estado na obscuridade; sem cargos por 8 anos e sofrendo o maior e mais longo ataque midiático da nossa história; tendo sido conduzido coercitivamente ao arrepio da Constituição; mesmo sendo mantido preso (em situação única) e tendo seus contatos com o exterior quase totalmente impedidos; apesar de tudo isso, nunca desceu a níveis de aprovação inferiores a 20% (março 2016). Mas seu prestígio, na época, sofreu um grande abalo, também ninguém o pode negar. Afinal, se não havia cometido crimes propriamente ditos, também não impediu que alguns de seus colaboradores mais próximos (Palocci é um mau exemplo indiscutível) cometessem. Há sim muitas responsabilidades a serem cobradas. Mas alguma coisa muito profunda e boa permaneceu nos recantos dos sentimentos verdadeiros da gente simples.
…………………………
C. MÉDIA SUBMISSA A FORMALIDADES…JÁ A GENTE SIMPLES DO POVO…
……………………
E quando, por fim, seus inimigos recorreram à manipulação midiático-judicial e à perseguição à maneira fascista, valendo-se do “ESTADO MONSTRO FRIO” (Nietzsche), a gente do povo sentiu no ar o cheiro da armação e começou a retomar na quase plenitude um apoio e simpatia que nunca deixaram de existir. Vários colegas ficam prisioneiros ao julgamento em duas instâncias da JUSTIÇA, como se isso fosse um critério absoluto para a VERDADE. A gente simples do povo NÃO. A maneira articulada—como se fosse um MECANISMO—como os julgamentos se deram, parecendo (demais) haver uma tarefa e um CRONOGRAMA a cumprir com um certo objetivo em vista, derrubaram de vez a possível crença na Justiça. E quando aquele apoio original a LULA retornou de todo, não era mais só a uma pessoa, mas a uma IDEIA como disse o próprio. E qual? A de que o próprio povão tem direitos que precisam se respeitados. Mais ainda: QUE ISSO HÁ DE INTERESSAR A TODO O BRASIL E NÃO SOMENTE AOS MAIS POBRES. Mas a compreensão disso exige uma generosidade não muito frequente na nossa classe média. E essa…depois dos vexames protagonizados nas ruas, vem se escondendo mais e mais atrás de um espantalho. Agora, cansados de atacar candidatos, resolveram atacar diretamente o voto da própria gente do povo: estão cassados mais 3 milhões de votos no N e NE, mas isso será motivo para outro texto.

…………………………………

GENTE SIMPLES DO POVO…UMA ROCHA! CLASSE MÉDIA….UMA GELEIA!

……………………..

E então, diante dos avanços da DIREITA e dos abusos protagonizados pelos homens mortalmente pálidos envergando “CAPAS PRETAS”, muita gente do PT começou a falar mal….(de quem?)…do nosso povo: “gente que aceita tudo”; “ingratos que não se mobilizam para defender seus próprios interesses e de quem lutou por eles”; “que não faz uma greve geral” (promovidas sabe-se lá por quem); “que aceita perder direitos sem ir para as ruas”, etc. (seria cansativo reportar as tolices que li nos piores momentos). “Bons eram os trabalhadores argentinos que foram às ruas contra uma Reforma da Previdência”. Por que é tão difícil pensar: “Onde nós erramos, e erramos feio?”; “Como traímos a confiança daqueles que tanto esperavam de nós?”. E não foi somente em negociatas e corrupção! NÃO! O pior erro foi privilegiar o CONSUMO em lugar do SERVIÇO PÚBLICO de qualidade. O máximo de “protesto” que o consumismo promove é o “ROLEZINHO*“, uma espécie de confissão de inveja e desejo de ser igual aos ricos decadentes. Mas o pior mesmo foi entregar a saúde na mão do PMDB e “CENTRÃO” em troca de uma falsa “governabilidade”. Era um contrassenso: perder a capacidade de governar…na atividade mais carente e necessária, para manter a governabilidade!!! E essa autocrítica ainda não foi feita. Além disso, os exemplos eram tantos e tão vergonhosos que só um povo cego e manipulado não reagiria contra aqueles que os PERMITIRAM ou realizaram. E então, veio a PERSEGUIÇÃO PESSOAL a LULA (e sua prisão)! Foi quando tudo o mais ficou pequeninho (mas não esquecido). E mais: 1- o fiasco generalizado das ELITES na condução do país; 2- o bom trabalho nas redes sociais, com suas discussões bastante aprofundadas e; 3- o excelente trabalho da defesa de LULA. Tudo isso alavancou a CLAREZA INTUITIVA que a gente simples do povo sempre teve para camadas cada vez mais…superficiais** da sociedade. E assim, a gente mais simples e iletrada do povo “ensinou” ao restante da sociedade uma verdade mais profunda.

……………………………..

​ELEIÇÕES BRASILEIRAS?! ESQUEÇAM OS PERNÓSTICOS “MUITO LÓGICOS”!

……………..

​Chegam a ser risíveis as discussões da tal “CENTRAL DAS (MANIPU) ELEIÇÕES”! Discussão política que é bom…você não vê por ali! Apenas técnicos das agências sendo cobrados para explicar o que os “co-mentiristas” (os das mentiras combinadas) políticos não conseguem sequer abordar, tal a perplexidade em que se encontram. Merval, coitado, protagonizou o que houve de pior. Discutiam a REJEIÇÃO: “Interessante é que com o crescimento de Haddad cresceu também a sua rejeição!“. Essa…só uma combinação de “PEDRO BÓ” com “Cons. Acácio”. A pergunta era: “Em quais desses candidatos v. não votaria de forma alguma?“. Com o crescimento de Haddad, os eleitores de Bolsonaro passaram a identificá-lo como o pior adversário…LOGO…a rejeição é uma consequência natural, não uma surpresa, especialmente para quem trabalha nisso há tanto tempo. Mas estão tão perdidos..! O que dizer dos seus raciocínios “muito lógicos”, tentando identificar “os eleitores de quem foram roubados de quem e por quem”? O eleitorado lhes escapa pelos dedos e ficam querendo saber para onde foram. Esquecem-se da máxima de Tim Maia: “Brasil, terra onde prostitutas têm orgasmo…cafetões têm ciúmes…” (e eu sempre acrescento: RICOS TÊM INVEJA DOS POBRES, de sua alegria, da cultura popular, etc.). Sendo assim, tenho uma máxima: se querem exercitar alguma previsão quanto a acontecimentos e tendências do nosso povo, desistam de tentar “agarrar os movimentos do POVÃO” aplicando razão ou lógica mesquinha. Nosso povão é como o personagem de “AS ÁGUAS VÃO ROLAR”: “Ninguém me agarra…ninguém me agarra…As águas vão rolar…”. Sendo assim, tentem explorar sua própria INTUIÇÃO e sentir o que ela lhes diz! Mas, antes de tudo, desconfiem dos pernósticos muito racionais.

…………………………..

O QUE A ELEIÇÃO DE BRIZOLLA (19862) ME ENSINOU…

………….

L. Brizolla acabara de retornar do exterior e tratava com  desprezo aqueles que aqui tinham ficado, lutado e derrubado a ditadura (em vias de). Criou seu próprio partido e concorreu ao governo do Estado contra o MDB, partido que protagonizava a luta contra o regime militar, com Ulysses, Tancredo e outros. A esquerda “mais democrática” estava muito próxima deles e, no Rio, assessorava Miro Teixeira em sua candidatura. Muitos deles, os assim chamados “LUAS PRETAS”, eram do SINMED de cuja diretoria eu fazia parte. E como estavam arrogantes e certos da vitória! De minha parte, logo identifiquei a MARÉ MONTANTE que levaria Brizolla ao segundo turno e à vitória contra M. Franco***. Dando-me conta disso e um pouco alarmado, procurei por cada um dos meus amigos mais velhos para falar desse sentimento. Resposta: “NÃO, de jeito nenhum! Veja bem: o voto é vinculado; só o MDB tem lideranças e candidaturas em todos os municípios. Na hora H eles terão que votar em MIRO, etc. Isso é só uma ondinha. Depois, a questão municipal acaba prevalecendo, etc.”. Antes que os “luas pretas” se eclipsassem de vez e sua candidatura afundasse definitivamente, o que vi foi, nos últimos dias, inúmeras pessoas pedindo, por favor, uma indicação de “candidatos do partido do Brizolla” para não perder o voto. Sendo assim, cuidado com especialistas, especialmente quando são arrogantes e “muito racionais”.

……………………………..

*Um dia os membros do PT vão se dar conta de que privilegiando o CONSUMISMO, os consumistas produzidos haverão de eleger como líder os maiores consumistas com quem passarão a se identificar.

**Tem gente que só fala da espuma dos oceanos, pois aparecem somente por serem…superficiais. As correntes abissais são tão mais importantes! Um dia ouvi e um “aprendiz de milionário” (fracassado): “No mundo, ou se é martelo ou se é bigorna” (os que batem e os que apanham). Pois infinitos “martelinhos” batem…batem…quebram…e a bigorna continua lá.

***Esse mesmo que ainda está por aí, tendo seu nome associado a todo tipo de sujeira. Nessa, nem a manipulação do PROCONSULT foi suficiente para levá-lo à governança.

Vice- Diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ