Residência Médica em Psiquiatria

Coordenador
Dr. Jose Luiz Martins Lessa  – IPUB/UFRJ

Vice-Coordenador
Dr. Bruno Palazzo Nazar – IPUB/UFRJ

A Residência Médica em Psiquiatria do IPUB/UFRJ se origina a partir do mais antigo Curso de Formação de Especialista em Psiquiatria da Universidade do Brasil. Iniciado em 1969 por iniciativa do Professor José Leme Lopes então na Direção da Faculdade de Medicina, o Curso de Especialização em Psiquiatria(CEP), serviu de base para a elaboração dos critérios específicos da Residência na área de Psiquiatria, quando da promulgação do Decreto nº80.281 de 05/09/77 que criou oficialmente a Residência Médica no Brasil. Ao longo desses anos de existência oficial, o Programa de Residência Médica do IPUB vem formando especialistas oriundos de todo o Brasil, em especial das Escolas Médicas do Estado do Rio de Janeiro.

Os serviços atualmente oferecidos para estágio dos alunos do Programa de Residência no IPUB, encontram-se entre os mais avançados do país, seja do ponto de vista da tecnologia médica, seja do ponto de vista das políticas públicas em Saúde Mental. O IPUB oferece quase todos os dispositivos de cuidados e de orientação terapêutica. Toda ela multidisciplinar e com toda a gama de profissionais em Saúde Mental e áreas afins que exercem suas atividades na Pós-Graduação, Cursos de Especialização, Programas de Pesquisa e Serviços Especializados na assistência e na extensão, do IPUB.

O Programa de Residência Médica foi recredenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – Parecer nº 684 de 17 de dezembro de 2016.

Carga horária semanal: 60(sessenta) horas

Duração do curso: 36(trinta e seis) meses

Seleção
É realizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho(HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Público Alvo
Graduados em medicina

Informações sobre o Edital:
www.hucff.ufrj.br ou www.residencia.ufrj.br

Número de vagas
15

Programa de Residência Médica em Psiquiatria - Quarto ano

PSIQUIATRIA FORENSE
Exige de seus participantes um elevado padrão técnico, científico e ético, é de se esperar um sem número de atividades, voltadas para o intercâmbio com outras instituições, organização e participação em eventos científicos de caráter nacional e internacional, Congressos, Simpósios e Workshops, bem como  capacitação e  treinamento de seus componentes

PSICOTERAPIA
Formar psiquiatras na área de psicoterapia sabendo identificar e utilizar os recursos clínicos e assistências nos tratamentos, integrando assistência, ensino e pesquisa na formação do residente.

PSIQUIATRIA INFANTIL
Formar psiquiatras da infância e adolescência com visão integrada do desenvolvimento biopsicossocial da criança e adolescente,saber identificar seus desvios e saber utilizar os recursos clínicos e assistências em seus tratamentos.

PSICOGERIATRIA
Formar psiquiatras na área de psicogeriatria sabendo identificar e utilizar os recursos clínicos e assistências nos tratamentos, integrando assistência, ensino e pesquisa na formação do residente.

Carga horária semanal: 60(sessenta) horas

Duração do curso: 12(doze) meses

Seleção
Divulgação do Edital no site www.ipub.ufrj.br (dezembro)

Público Alvo
Candidatos possuidores de Certificado de Residência Médica em Psiquiatria (concluído).

Número de vagas
Ver Edital

Secretaria Acadêmica (21) 3938-5512

residencia@ipub.ufrj.br