Conheça um pouco do IPUB

Em 03 de agosto de 1938, através do Decreto-Lei 591 o Instituto de Psicopatologia e Assistência às Psicopatas foi incorporado a Universidade do Brasil, em obediência ao artigo 5º da Lei Nº 452 de 05 de junho de 1937, ratificado pelo artigo 2º do Decreto-lei 8.393 de 17 de Dezembro de 1945, passou a constituir o que é hoje o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Desde sua criação até os dias de hoje, como herdeiro do antigo hospício e dos grandes momentos e avanços vividos pela psiquiatria brasileira, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ, tem marcado sua atuação como uma unidade de referência em assistência, pesquisa, ensino de pós-graduação e especialização e como centro gerador de estudos multidisciplinares.
Localizado na área de Planejamento Municipal – a Área Programática 2.1- Zona Sul do Rio de Janeiro, o Instituto de Psiquiatria oferece atenção ambulatorial para Idoso, adulto, criança e adolescente e de internação especializada, conforme o acordo de Programação Pactuada Integrada Intermunicipal firmadas pelas instâncias gestoras respectivas, considerando o contexto de necessidades macro-regionais, bem como na execução de procedimento de alta complexidade neste caso, na modalidade de Serviços Residenciais Terapêuticos.
Em regime de internação o Instituto de Psiquiatria dispõe hoje de 191 leitos psiquiátricos, divididos em 101 leitos para internação e 90 leitos cadastrados na modalidade Hospital Dia.
Os leitos destinados para internação, dividem-se em duas enfermarias, masculina com 45 leitos e feminina com 56 leitos, nossos pacientes são acomodados em quartos, em média compostos por 4 ou 5 leitos.
O IPUB promove ainda ações em saúde voltadas para a pesquisa científica, o ensino qualificado e a prestação de serviços à população. É importante notar que o IPUB não tem emergência aberta.
Quando for o caso, esses atendimentos serão prestados ao Serviço da Rede SUS (Sistema Único de Saúde) e encaminhado posteriormente ao nosso hospital.

MISSÃO DO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DA UFRJ
“Desenvolver ações de ensino e pesquisa, em consonância com a função social da Universidade, articuladas à assistência à saúde mental integradas ao Sistema Único de Saúde, provendo ao seu público atendimento de qualidade de acordo com os princípios éticos e humanísticos.”
VISÃO
“Ser centro de Excelência em assistência, ensino, pesquisa e extensão na área Psiquiátrica, na busca contínua da qualidade e inovação”.
VALORES
“Integridade, Responsabilidade, Respeito, Compartilhar, Ética e Qualidade”

Nossos valores são pautados: na INTEGRIDADE, sendo verdadeiros em tudo que fazemos; na

RESPONSALIDADE consciente do nosso papel e do que buscamos; no RESPEITO ÀS PESSOAS reconhecendo a diversidade; na paixão de corpo e alma com o que fazemos; na QUALIDADE, buscando a excelência sem limites; no COMPARTILHAR e no colaborar, disseminando conhecimentos e reconhecendo que as conquistas vêm do talento coletivo; na ÉTICA, pois estaremos sempre em busca do modo mais correto de agir.

Horário de Funcionamento geral do IPUB

Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos serviços hospitalares e de emergência que funcionam das 24hs, todos os dias da semana, incluindo final de semana e feriados.

Diretoria

Secretaria do Gabinete (21) 3938-5506

Secretaria do Gabinete (21) 3938-5506