Curso de Especialização - Psiquiatria e psicanálise com Crianças e Adolescentes

Profº Edson Guimarães Saggese – Doutor em Ciências da Saúde – IPUB/UFRJ.

Vice-Coordenador
Psic. Diana Dadoorian – Doutora em Psicologia Clínica e Psicopatologia – Universidade de Paris VIII – França

Objetivo
Oferecer formação teórica básica e treinamento clínico em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes para médicos e psicólogos, priorizando o atendimento clínico ambulatorial.
Funcionamento do Curso: o curso oferece aulas teóricas e prática clínica supervisionada. Além das atividades teóricas, o aluno participa de duas equipes, uma voltada para a clínica com crianças e outra, para a clínica com adolescentes.

Carga horária semanal: 20(vinte) horas

Duração do curso: 24(vinte e quatro) meses

Divulgação do Edital no site www.ipub.ufrj.br (outubro/novembro)

Ver edital

Número de vagas
Ver edital

Programa
Desenvolvimento e Subjetividade I: Compreender o desenvolvimento humano como um processo multifatorial, o qual sofre a influência do ambiente e dos fenômenos psicológicos e sócio-culturais.
Desenvolvimento e Subjetividade II: Conhecer os aspectos psiquiátricos e psicossociais dos principais quadros psicopatológicos da infância e da adolescência.
Clínica Psiquiátrica e Clínica Psicanalítica I: Analisar os fundamentos teóricos da clínica psicanalítica e psiquiátrica com crianças e adolescentes.
Clínica Psiquiátrica e Clínica Psicanalítica II: Discutir os processos de intervenção na clínica psicanalítica e psiquiátrica com crianças e adolescentes.
Seminário Clínico I e II: Discussão de casos clínicos.