Apresentação

A Biblioteca Professor João Ferreira da Silva Filho, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, está localizada no  campus da Praia Vermelha e instalada em prédio próprio, inaugurado em 03 de setembro de 1999.

Dividida em 2 pavimentos: no primero, funciona o acervo de livros e periódicos, sala de estudos, biblioteca virtual, serviço de referência e processamento técnico;  no andar superior, há o salão de leitura e a sala de obras raras.

Seu acervo é de livre acesso, especializado nas áreas de psiquiatria, saúde mental, psicanálise e filosofia.

 

Missão
Atender aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores, funcionários e profissionais da UFRJ na demanda de ensino;
Atender aos usuários externos (de outras instituições, pesquisadores, alunos de intercâmbios e demais visitantes);
Auxiliar na pesquisa e extensão dos cursos oferecidos pelo Instituto de Psiquiatria.

A história

De acordo com seu livro de tombo, a Biblioteca existe desde 1949, embora há indícios que
já estava presente desde os tempos em que a clinica psiquiátrica funcionava no Pavilhão de Observações Clínicas do Hospital Nacional de Alienados, cujos livros que integram o acervo correspondem ao período de 1896 a 1951.

Ao longo dos anos, a Biblioteca ocupou vários espaços dentro do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) e desde 1999 está instalada em prédio próprio.

Em 2008, recebeu o nome de Prof. João Ferreira da Silva Filho, em homenagem ao antigo diretor do Instituto de Psiquiatria e decano do Centro de Ciências da Saúde da Unversidade Federal do Rio de Janeiro.

Serviços

CONSULTA ACERVO
O acervo é aberto aos usuários e contém Livros, Obras de Referência, Periódicos, Monografias (curso de especialização), Teses e Dissertações, Obras raras e Livros de Observações Clínicas.

Acervo IPUB – Clique aqui e pesquise na Base Minerva
A pesquisa do Acervo IPUB está permitida somente via Base Minerva

PESQUISA
Acervo In Loco
Agendar dia e horário junto a Biblioteca com a necessidade de informação a ser explorada, como, periódicos, livros e/ou teses e dissertações, além disso, informando o propósito da Pesquisa.

Treinamentos
Busca nas Bases Minerva e/ou Portal CAPES mediante agendamento prévio.

EMPRÉSTIMO
Domiciliar – Máximo de 3 livros por usuário e prazo de 14 dias, com direito a renovação de empréstimo.

Especial – É específico para os itens com tarja colorida e só poderão ser emprestados na sexta-feira e devolvidos na segunda-feira.

Entre Bibliotecas – Solicitação de material bibliográfico não existente na UFRJ à outra biblioteca. Do mesmo modo, bibliotecas de outras instituições poderão solicitar material bibliográfico em nossos acervos.

Livros com status Especial – É específico para os itens com tarja colorida e só poderão ser emprestados por 48 horas, sem a possibilidade de renovação.

RESERVA DE LIVROS
Caso uma obra de interesse esteja emprestada, o usuário poderá reservá-la na biblioteca ou no site da Base Minerva.
RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO
O usuário pode renovar o empréstimo, caso não haja reserva do livro, através de solicitação via e-mail, solicitação no balcão de atendimento ou pela Base Minerva.

Como renovar empréstimos de Livros- Biblioteca do IPUB
Tamanho : 1.2 MB Format : PDF


NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Orientação na normalização dos trabalhos técnicos científicos e referências bibliográficas segundo recomendação da ABNT.
Gerador de Ficha CatalográficaClique aqui!
Manuais do SIBI para elaboração e normalização de trabalhosClique Aqui!

Onde estamos

BIBLIOTECA – IPUB/UFRJ
Biblioteca Professor João Ferreira da Silva Filho – 2º andar
Avenida Venceslau Brás, 71 – Campus da Praia Vermelha – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ – CEP:22290-140

Funcionamento: Segunda a Sexta, 8:00 às 17:00

ipub-bt@ipub.ufrj.br

(21) 3938-5576 / (21) 3938-5577