Gabinete da Direção

Apresentação no IPUB do projeto “Saúde Mental é Mais Legal” do Ministério Público do Rio de Janeiro

No último dia 22 de fevereiro de 2024, o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB) promoveu mais uma etapa do Ciclo de Seminários, centrado no tema “O IPUB e o Cuidado no Território”. O evento destacou-se pela apresentação do projeto “Saúde Mental é Mais Legal” do Ministério Público do Rio de Janeiro, contando com a participação das Promotoras de Justiça Dras. Carolina Senra e Renata Scharfstein.

A relevância do cuidado no território foi explorada por profissionais de diferentes áreas, proporcionando uma visão abrangente sobre o assunto. Entre os participantes, o Psiquiatra Dr. Sebastião Félix compartilhou sua expertise, oferecendo insights valiosos sobre a interseção entre a saúde mental e a sociedade.

Além disso, a presença da Assistente Social Helena Pimentel contribuiu para a compreensão das dimensões sociais e comunitárias no cuidado em saúde mental. Sua experiência trouxe uma perspectiva multidisciplinar, ressaltando a importância da integração de diferentes profissionais na abordagem desse tema complexo.

A Dra. Clarisse Rinaldi, Diretora Clínica do IPUB, enriqueceu o seminário com sua participação, proporcionando uma visão prática e clínica das questões relacionadas à saúde mental. Sua expertise no campo da psiquiatria clínica trouxe uma abordagem prática e aplicada aos desafios enfrentados no cuidado em saúde mental.

O evento, que contou com a presença de profissionais de diversas áreas, reforçou a importância da interdisciplinaridade e da atuação conjunta no cuidado em saúde mental. O Ciclo de Seminários do IPUB continua a desempenhar um papel fundamental na disseminação de conhecimento e no fomento de discussões relevantes para o campo da atenção psicossocial.

Ipub e mprj

Na foto acima, os participantes do debate: Sebastião Félix, Clarisse Rinaldi, Carolina Senra, Renata Scharfstein, e Helena Pimentel, em mesa presidida pelo diretor do IPUB, prof. Pedro Gabriel Delgado.