O Centro para Doença de Alzheimer e outras Desordens Mentais na Velhice é um setor com atendimento multidisciplinar voltado para pessoas idosas acima de 60 anos de idade com qualquer tipo de problema na esfera psicológica, psiquiátrica e neuropsiquiátrica- demências, depressão, ansiedade e psicoses com aparecimento posterior a esta idade.

A equipe é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeira, assistentes social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, nutricionista e secretários.

Nossa atuação

O CDA desenvolve atividades de atendimento ambulatorial multidisciplinar e em Centro-dia, voltadas para pessoas acima de 60 anos, portadores de Doença de Alzheimer e outras formas de Demência em estágios leves e moderados de comprometimento ou com transtornos cognitivos e de comportamento com início durante o envelhecimento.

Primeiro Atendimento

O agendamento da triagem é feito às terças-feiras, às 8h da manhã, na secretaria do CDA. Para fazer esse agendamento não é necessária a presença do idoso.

A primeira avaliação do idoso é feita por um grupo formado por uma equipe multidisciplinar que colhe toda a história do paciente e dos familiares, aplicam testes simples para avaliar e quantificar as queixas eventuais de memória e outros problemas existentes.
Este primeiro atendimento não é uma avaliação médica, trata-se de um grupo de acolhimento para verificação da adequação do encaminhamento.

Caso o idoso preencha os critérios de elegibilidade estabelecidos para ser atendido no serviço, será encaminhado posteriormente para uma consulta médica com psiquiatra do CDA. Se o paciente não for elegível para tratamento no CDA, o mesmo será encaminhado para outro serviço próximo de sua residência, quando possível.

Critérios para tratamento no CDA

São acolhidos para tratamento no CDA todo e qualquer paciente com queixas cognitivas ou psiquiátricos, de aparecimento após 60 anos de idade, na avaliação inicial com MEEM igual ou maior que 12 pontos e CDR menor ou igual a 1,5 pontos, moradores da AP2 sul e que não estejam restritos a cadeira de rodas. O CDA não atende casos de alcoolismo ou abuso de drogas.

Coordenação

 Dr. Maria da Glória Portugal gloria.portugal@ipub.ufrj.br

Contato

  • cda@ipub.ufrj.br