Arte e Cultura

CORTES: “SOLUÇÃO QUASE FINAL*” CONTRA A RESISTÊNCIA DE QUALIDADE?!

(Não duvidem: privatistas, capital estrangeiro e B. MUNDIAL estão envolvidos)
“Esse conseguiu superar seu chefe em termos de ridículo! Um M. da Educação…! Sem falar na pieguice do tipo “tenham pena de mim”. A ironia é que ele parece estar se vingando de cortes promovendo outros.”
Coincidência ou não, durante a luta vitoriosa contra a EBSERH, escrevi que não bastava aos PRIVATISTAS (especialmente na saúde e na educação) competir com os serviços públicos oferecendo um “melhor serviço” de maneira a “tomar o mercado pela qualidade”. Não! Eles precisavam ser muito mais “ativos”, destruindo tudo o que era público:
1- Usando seu porta-voz, a GRANDE MÍDIA, para denegrir nossas instituições de todas as maneiras possíveis e através de campanhas bem orquestradas.
2- Tomar (ou indicar) as direções dessas mesmas instituições, de maneira a colocar por lá uma espécie de “síndico de massa falida” com a função de fingir que trabalha e de desmoralizar os funcionários públicos em geral. Afinal, como que “colou” na mente de muitos brasileiros a visão do funcionário público como gente “perdida para a produção”; “um peso morto para a sociedade, etc”. E como alguns desses mesmos funcionários (especialmente os mais graduados) repetem esse discurso!
…………………………..
Quando da luta contra a EBSERH, por exemplo, cansei de ouvir médicos dizendo sobre o CAMPUS DA P. VERMELHA: “Esse lugar é muito valorizado mesmo…” e nisso estava implícita a conclusão de que, por isso, deveria ser entregue aos “grandes empreendimentos”! A rigor, nada mais faziam do que papaguear as conversas que ouviam na“GNEWS ET CATERVA”. Ao que eu sempre respondia: “É VALORIZADO SIM! E É POR ISSO QUE QUEREMOS E VAMOS FICAR AQUI”. Sim, ficamos! Mas aquele discurso tem sido muito “bem sucedido” como instrumento de desmonte: excelentes equipes de saúde foram destruídas; unidades fechadas porque por elas não soubemos lutar.
…………………..
ALGUMAS UNIDADES INEXPUGNÁVEIS…ATÉ HOJE!
…………………..
Naquele meu arrazoado, concluía que somente dois grupos de unidades tinham se mostrado resistentes contra esse esforço para DESMORALIZAR tudo o que é público: asUNIVERSIDADES PÚBLICAS e o… COLÉGIO PEDRO II. Por mais que os atacassem, explorando manchetes terroristas envolvendo: “segurança”, uso de drogas, “uso para doutrinação”, etc., elas continuavam (e continuam) lá; no topo da preferência dos interessados em um BOM ENSINO e/ou BOA ASSISTÊNCIA À SAÚDE.  Pois bem, agora resolveram apelar, atacando-as frontalmente e sem véus encobridores. Estamos sendo tratados como INIMIGOS. Mas imagino que nunca uma manobra tão desastrada foi perpetrada por um Ministro cuja funç&a tilde;o principal implica zelar por aquelas mesmas instituições. Esse se mostrou uma pessoa “digna” da estreiteza mental de seu chefe. Mas não vai se criar! Não demora muito e o “WEINTRAUB” (“uvadevinho”) vai “pro vinagre”. Mas quanto estrago pode fazer antes disso!
………………………..
Mas simplesmente atacar essa triste figura, como se fosse apenas um celerado e sem identificar seus “mentores”, há de ser pouco produtivo. O BANCO MUNDIAL certamente está por trás do sujeitinho; basta procurar que deverão achar essa ligação**. Afinal, ele é um contador (sem demérito para os contadores, desde que não tentem reduzir o mundo aos seus números) e parece totalmente inspirado nos documentos daquele banco que não cansa de se imiscuir com SAÚDE E EDUCAÇÃO; sempre visando, é claro, sua entrega aos privatistas “nacionais e internacionais”. São daquele BANCO os modelos para EBSERH, OSs, e outros. Há que demonstrar o interesse do grande capital em desmontar de vez todas as nossas instituições, especialmente as que funcionam. Cansaram-se de continuar com o “lento estrangulamento” e resolveram passar à “SOLUÇÃO FINAL”.
………………
E A GLOBO COMO ENTRA NISSO? PREPARANDO O TERRENO PARA ELES!
……………..
Mas a verdade é que até ela se assustou com a FOICE que ameaça passar na “carne” da UNIVERSIDADES. Incluir ali o Pedro II foi também um “tiro no pé”, pois “matou” o discurso que opõe o ENSINO BÁSICO às UNIVERSIDADES; que finge proteger interesses dos mais pobres (à maneira da REFORMA/DESMONTE), mas visa mesmo é acabar com a Univ. Pública: como os que lá chegam são, em geral menos pobres, deveriam pagar para que o governo invista na educação básica. A exemplo do que tentam fazer com  PREVIDÊNCIA, inventaram uma espécie de “EFEITO ROBIN WOOD entre pobres e miseráveis”…Depois de garantir seus próprios privilégios, é claro. Nada mais do que distribuir as misérias mais “igualmente” . E então, a GLOBO ficou sem discurso nessa questão. Entrevistam seus “especialistas de bolso” em educação (da FGV, é claro) esses ficam gaguejando sem saber se atacam ou defendem a medida do ministrinho. O “CONTORCIONISMO GLOBAL” anda fazendo muito mal até aos “jornalistas papagaios” da emissora. Estão perdendo cada vez mais algum brilho pessoal que ainda tinham. E a gente do povo, percebendo isso, ainda que intuitivamente, vai mudando de canal…ou desligando mesmo a TV.
………………………..………………
* A própria expressão demonstra o quanto a perseguição aos judeus era um fenômeno EUROPEU e não somente alemão. Depois que todos os outros povos/governos tentaram, sem sucesso, eliminá-los, os alemães apresentariam a sua “SOLUÇÃO” que julgavam final!

Elizabeth Guedes – Fonte: ANUP

**Terminando de escrever o texto…eis que aparece a ligação: certa ELIZABETH…GUEDES, vice-presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE UNIVERSIDADES PRIVADAS (ANUP…ou “PUNA” ao contrário). Falta agora encontrar suas “ligações internacionais”! A rigor, não falta mais nada. Quem é mais enfronhado com o capital financeiro do que seu irmãozinho?