Musicoterapia

Lançamento do Livro “Musicoterapia no Brasil: conexões contemporâneas”, organizado pela Profa. Dra. Raquel Siqueira

Evento acontece nesta sexta-feira (08/12) no Instituto de Psiquiatria (IPUB-UFRJ), em Botafogo

A musicoterapeuta e professora Raquel Siqueira lança o livro “Musicoterapia no Brasil: conexões contemporâneas” (Editora Appris), na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, no Instituto de Psiquiatria (IPUB-UFRJ), em Botafogo, às 15h30. A obra reúne alguns dos maiores musicoterapeutas do país. Seus autores e pesquisadores apresentam práticas, métodos e técnicas musicoterápicas que agregam teorias, experiências clínicas e institucionais.

Com a bagagem de 25 anos atuando em Saúde Pública com musicoterapia, inclusive no Instituto Municipal Nise da Silveira e na Colônia Juliano Moreira, Raquel é responsável pela organização do livro e assina o último capítulo, no qual aborda o tema das sonoridades sociais. “Esta obra surgiu pela importância da divulgação de trabalhos e pesquisas na área da Musicoterapia, profissão que existe no Brasil há 50 anos e tem relevância no cenário internacional. Com esse foco, reuni renomados musicoterapeutas do Brasil na produção”, explica.

Em sua concepção transdisciplinar, a obra é indicada para musicoterapeutas, arte-terapeutas, musicistas, artistas, profissionais da saúde, reabilitação, educação, aos terapeutas em geral e aos amantes da música. E traz conceitos atuais, com o que há de mais recente no campo da musicoterapia no Brasil.

Os autores Lia Rejane Mendes Barcellos, Clarice Moura Costa, Claudia Zanini, Marcus Machado e

Beatriz Salles, Mariane Oselame eThaís Schafer estarão presentes ao evento que também terá participações online, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Serviço:

Lançamento do livro “Musicoterapia no Brasil: conexões contemporâneas”
Dia: 08 /12/2023
Horário: de 15:30h às 18h
Local: Instituto de Psiquiatria (IPUB-UFRJ). Av Venceslau Bras, 71. Botafogo.(ao lado do Instituto Philippe Pinel)
Transmissão ao vivo pelo canal YouTube @musicoterapiaufrj

Organização: Profª Drª Raquel Siqueira (UFRJ)