
A abertura do ano letivo de 2025 reuniu cerca de cerca de 70 alunos aprovados nos cursos de especialização. Em cerimônia realizada no dia 13 de março, os docentes foram recepcionados pela diretoria do IPUB, pelos coordenadores de ensino, corpo técnico, docentes e discentes.
O professor Pedro Gabriel iniciou a cerimônia destacando que a diretoria e coordenações atuam sob a perspectiva de colegiado, prezando pela transparência na relação aluno/instituição, para tornar a convivência mais harmoniosa possível. Enfatizou a relevância do IPUB, com mais de 80 anos de existência, “sempre vinculada ao território da Praia Vermelha”. Acrescentou que “o colegiado do IPUB tem envidado esforços para conseguir o tombamento da área da Praia Vermelha, devido à sua importância histórica. Uma forma de se defender das ameaças constantes de especulação imobiliária e interesses econômicos”.

A abertura do ano letivo contou ainda com a palestra do médico, artista plástico e diretor do Espaço Aberto ao Tempo, Lula Wanderley, que palestrou sobre “A (re)criação do profissional de saúde mental como um exercício de liberdade”.

O idealizador do Espaço Aberto ao Tempo desenvolveu seu trabalho no campo da saúde mental baseado nos princípios terapêuticos de Nise da Silveira, com quem trabalhou no Museu de Imagens do Inconsciente e na Casa das Palmeiras.
Inovou ao introduzir os objetos relacionais, da artista plástica Lígia Clark, na clínica psiquiátrica. Lula Wanderley é o autor dos livros “O dragão pousou no espaço” e “No silêncio que as palavras guardam”.