Arte e Cultura

BAND: UM DEBATE SOB O ESPECTRO DE CUNHA

(E sob a SOMBRA DOS AUSENTES! A CENSURA “RIDES AGAIN” )

Márcio Amaral

…………………

dqui

Eduardo Cunha se tornou “persona non grata” em praticamente todos os círculos; um “pestilento” com o qual ninguém quer ser identificado. Suas “práticas”, porém, continuam deleitando muita gente! Há tantos hipócritas se aproveitando dos ataques à democracia que ele capitaneou! A mais gritante delas (depois do “PROCESSO”) foi a CENSURA cirurgicamente dirigida ao único partido que está passando inabalável e sem manchas pelo “cataclismo imoral” que abalou os maiores partidos brasileiros. Como disse o Min. Barroso, a tal regra—necessidade de pelo menos 10 Dep. Federais para ter participação garantida nos debates—foi estabelecida quando todos já sabiam o número de que cada partido dispunha. Ou seja: A MEDIDA FOI DIRIGIDA e totalmente casuística. Esse, aliás, foi o principal argumento para derrubá-la, como INCONSTITUCIONAL. Deixando de lado o absurdo de origem, e por mais antidemocrática que seja, a CENSURA só poderia ser aplicada a partir de 2019*.

……………….

Como disse acima, foram exatamente os “grandes e corruptos partidos” (ou “grandes famílias”) aqueles que promoveram a CENSURA ao “NANICO” que está “perturbando os seus negócios”. Mas há uma nova luz no horizonte e a AURORA do nanico se aproxima. Como disse o poeta N. Guillén: “A AURORA É LENTA, MAS AVANÇA”. E por que avança? Porque, finalmente, um partido resolveu apostar em PRINCÍPIOS e no…FUTURO; não como tática, mas como fidelidade de cada um para consigo mesmo e para com os demais. Com isso, a juventude—que, com mais frequência, não se deixou arrastar por interesses mesquinhos—rapidamente percebeu a importância de começar a participar ativamente da vida política da cidade e do país. E então, a POLÍTICA, para além do BALCÃO DE NEGÓCIOS, subitamente se tornou possível. Não se decepcionaram. E como aquele punhado de Deputados—cabendo nos dedos de uma mão (com cacófato e tudo)—provaram sua TÊMPERA nos embates! Como demonstraram paciência e determinação; tudo isso sem perder o humor! Sim, como disse um grande guerreiro do passado: “A PACIÊNCIA É A SEGUNDA CORAGEM DO GUERREIRO”!

………………….

BOLSONARO E SEU “FILHO DE BOLSO…OU DE BOLSA…”

…………………………….

canguruE o primeiro debate aconteceu…sem alguns candidatos! Logo na “largada”, entretanto, um deles ficou pelo caminho e se perdeu completamente….Quer dizer: quem sabe NÃO VAI COMEÇAR A SE ACHAR…ou ter uma oportunidade de se encontrar com ele mesmo? Pobre filho de BOLSONARO! Talvez seja sua maior vítima! Há tantas! Só não direi que vão protagonizar dramas e tragédias “SHAKESPEAREANAS”  porque, entre nós, essas coisas costumam acabar em comédia. Mas tudo pode, sim, ter ainda um desfecho trágico: “Sob um céu de cinza, numa planície poeirenta… encontrei vários homens que marchavam curvados…Cada um deles trazia às costas uma enorme QUIMERA….O monstruoso animal não era, porém, um peso inerte….envolvia os homens e os oprimiam…aferravam-se-lhe aos peitos com suas garras imensas; suas cabeças sobrepujando as dos homens… Nenhum deles, entretanto, mostrava-se irritado contra o animal feroz…consideravam-no parte deles mesmos…marchavam com a aparência resignada dos que estão condenados a esperar eternamente” (“A Cada Um Sua Quimera”, C. Baudelaire)*.

…………………

FILHO DE PEIXE…PEIXINHO É?

…………………

Se há um ditado totalmente desfocado é esse**. Em geral, o que ocorre é exatamente o contrário: os meninos se parecem mais com as mães—em suas disposições mais profundas, de temperamento e morais em geral—enquanto as meninas com o pai. Os “LE PEN” (pai e filha: Jean Marie e Marie), representantes da pior DIREITA francesa, que o digam. Estão muito à vontade em seu NARCISISMO e descaso para com todas as “fraquezas” que percebem à sua volta. E como os filhos homens sofrem quando tentam se parecer com um “PAI TOTEM”,daqueles que não é possível sequer criticar! Sim! Essa é a pior escravidão dentre todas: sentir muito profundamente o impedimento de levantar qualquer senão em relação às condutas e imagem de um ser que precisam adorar. Tudo muito agravado pelo sentimento de que, nos mais recônditos e profundos rincões de sua alma, você rejeita aquelas condutas que tenta adotar em função de não DECEPCIONAR. Nesses casos, uma queda (talvez doença mesmo) é certa. E o mais irônico foi a premonição do próprio, quando (em mensagem, 2014) afirmou, diante do debate entre Aécio e Dilma, que a esta só restava fingir que estava desmaiando. Como dizem os nordestinos: “A língua é o chicote das costas”!

……………………

“TORNA-TE O QUE ÉS!”, F. NIETZSCHE

………………………….

E a conduta do “PAI TOTEM” diante da tentativa de Jandira de assistir o pobre rapaz quando ainda precisava de cuidados?! Foi praticamente uma confirmação do que vai acima. O “BOLSONARO I” agiu como se dissesse: “A PRESA É MINHA..SÓ MINHA! Não se aproveite de sua fraqueza para roubá-lo de mim!”. É possível até que o rapaz esteja sofrendo críticas e assédio do próprio pai, como se aquela tivesse sido uma reação de uma pessoa fraca. Quem sabe não foi chamado de “mulherzinha”; daquelas que, quando sob pressão, desmaiam e ficam pedindo “Meus sais… meus sais”?! Alguém precisa lhe dizer: “É nessa aparente fraqueza que pode se encontrar a sua força! Descubra-a! Perca o medo de ser você mesmo”! O rapaz tem agora uma chance, mas dificilmente vai aproveitá-la. A tarefa seria pesada demais e seu conflito moral difícil de suportar. Com pessoas com o BOLSONARO-I, não costuma haver espaço para discordâncias. Quem não está com ele…e submisso, costuma ser visto como inimigo.

………………..

F. NACIONAL NO RIO ATÉ AS ELEIÇÕES?! ANTEVENDO ATENTADOS?

……………..

Nenhuma justificativa foi dada para essa decisão, anunciada pelos membros mais “mal encarados” desse governo. É bom ficar, como se dizia antigamente, “com as barbas de molho”. Ao lado disso, os militares têm feito alguns movimentos que sugerem haver mais coisas entre o céu e a terra…do que os aviões de carreira. Há sim, muitas conspirações em curso e talvez a DIREITA que tomou o poder não aceite uma vitória de partidos que consideram “de esquerda” no Rio. As práticas nazi-fascistas da FN na Maré—a partir da morte de um soldado, quando manteve toda aquela população sob ESTADO DE SÍTIO (inclusive provocando mortes de pessoas inocentes)—deixaram péssima impressão. Agora, a condecoração de MORO pelo Exército (dia do soldado), quando todo o Brasil começa a se dar conta de quem se trata e de seus movimentos de “lesa pátria”, também causou preocupação. Estaria, alguém, planejando algum ATENTADO de maneira a justificar uma INTERVENÇÃO por aqui? PROVOCAÇÃO explícita já fizeram; bloqueio do direito de ir e vir de toda uma população, idem. De certos Ministros desse governo tudo se pode esperar.

……………………….

*QUIMERAS são imagens que misturam partes de animais, e foram imaginadas por artistas medievais. No caso do POEMA EM PROSA de Baudelaire, parece ser uma alegoria ligada àquilo que é conhecido por “IDEAL DO EU”. Com muita frequência, nossos “ideais” infantis são tão distantes de nossas disposições mais profundas e FATAIS (no sentido da sua inevitabilidade) que o resultado torna-se um monstro parasitando a vida das muitas gerações. Freud afirmou, certa vez, que os filhos mais incorporam o “superego” de seus pais do que as próprias figuras de seus pais. Assim, muitas práticas perversas (como a educação prussiana, por exemplo) passam sem crítica por muitas gerações, infernizando todas elas.

**MAS…quem sabe não está ali uma outra comunicação: a de que ele há de ser sempre muito pequenininho…um “ETERNO PEIXINHO”?

1 Comment

  1. Parabéns pela análise sensível, Professor.
    Indivíduos que consideram afronta o sucesso alheio criam seus filhos podando-os para que jamais lhes desafiem com uma copa maior, tornando-os um misto de peixinho no aquário, um escravo e um bonsai. E cabe a esses filhos mostrar o valor mágico, a beleza e a alma alada que podem existir, resistir e revolucionar, ainda que a partir desse aquário ou poda, que todos sofrem de alguma maneira sob a civilização e educação uniformizantes, mas se faz mais violenta, explícita e impeditiva quando sob pai ou mãe cerceadores.
    (Doctor, você entendeu como meus irmãos estão fazendo a cópia do que minha mãe fez a vida inteira, a essa altura da minha vida, e não imagina o que está acontecendo comigo em casa sob pressões externas enqto eles passeiam por aí. Não posso te contar, mas se eu sobreviver, o mundo não será mais o mesmo, não.) Abraços
    Mariazinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *