Arte e Cultura

BLATTER e VALCKE SÃO “PERSONAS NON GRATAS”!

(A perplexidade diante da revolta do povo contra os “novos senhores”)

Márcio Amaral

“Mas, para isso (o Brasil “melhorar”), precisa-se da vontade do povo para trabalhar.” (J Blatter: Est. de SP, 17/5)

…………………………………………….

Que a FIFA—e muita gente mais–está perdida em relação ao que está se passando no Brasil, todos já o notamos. Que fique brigando com o governo brasileiro, tentando passar culpas adiante e antecipando um provável fiasco, é até natural. Acusar todo um povo de não gostar de trabalhar é ofensivo e deve ser suficiente para que esse senhor seja hostilizado onde quer que apareça em nossa terra. Diga-se de passagem, sua fala na Suíça ultrapassou em muito os problemas da COPA. Ele fez um julgamento sobre o povo brasileiro, independentemente de qualquer COPA. Tomou-se de ódio contra o Brasil e sua cultura. Considerando o que ele representa para os povos do mundo, esse me parece ser um ótimo sinal para nós. Tornamo-nos uma ameaça para todas as Máfias (“oficiais” ou não, ou alguém duvida de que a FIFA funciona como tal?) que detém o poder sobre os destinos dos povos. Aliás, a maior parte delas é sediada na Suíça: Bancos, OMS, Cruz Vermelha, grandes laboratórios. Um dia, cunhei uma máxima: se é suíço e não é chocolate, canivete, queijo ou relógio, então é FRAUDE.

……………………………………..

Quem sabe uma sentença de F. Nietzsche (“Aurora”, aforismo 498) não nos ajudaria a entender o que está se passando com o povo brasileiro?

“…Vocês não o conhecem! Sim! Ele se submete (adapta?) fácil e livremente às pessoas e às coisas e é amável para com todos…mas somente enquanto não lhe exigem submissão. Toda imposição torna-o orgulhoso e belicoso”.
………………………………….

Deve haver também, nesses traços, um lado perverso. Políticos como LULA e Cabral, por exemplo, tendem a ser bem sucedidos tocando na corda mais sensível do nosso povo: um certo falar adocicado e uma adulação sibilina têm “funcionado” muito bem. Já J. Blatter e J. Valcke (este falou até em “chute no traseiro” dos brasileiros) falaram como donos de escravos! Não repetíamos (nossos professores nas escolas) que os índios eram preguiçosos porque não aceitavam a escravidão?! Ao suíço, cuja moral é mais furada do que o seu queijo, dedico a paródia abaixo.


SAMBA PARA UM DESONESTO

(Uma paródia do “Samba do Arnesto” de Adoniram Barbosa)

……………………

O DESONESTO nos humilhou

Falando lá da Suíça

Nós já conhecemo esses caras muito bem!

Exploram a gente até deixar só a carniça

E quando povo chia, o acusam de PREGUIÇA!

NÓS NUM SEMO TATU! (repetir)

…………………….

Outro dia pegamo DESONESTO

Que pediu desculpas, mas nós num aceitemo:

‘Deixa a gente em paz, DESONESTO

Nós num te suporta (E)      (Conhecemo tua alma torta)

Com um bom chute na B…

Vamo te atirar prá lá porta”

……………………………………………………..

A FIFA VIOLENTA A SOBERANIA DOS PAÍSES

…………………………………………………

Recentemente, J. Valcke (outro que também deve ser suíço), disse que uma COPA é um “acontecimento de muita responsabilidade” e que não é para “qualquer um”organizar. O subtexto era óbvio: somos inferiores e incapazes. Bem…considerando que os países ditos desenvolvidos não estão querendo nem ouvir falar em sediar Copas do Mundo, essas palavras devem significar: “Queremos poder total sobre os países. Só nós mesmos (da FIFA) temos o ‘know how’ para isso”. Ou seja: não é uma questão de capacidade de um povo ou país para organizar uma COPA, mas a EXIGÊNCIA DA PERDA DA SUA SOBERANIA. E como isso é grave! Deixamos de ser COLÔNIA há quase 200 anos. E dizer que, na luta CONTRA A EBSERH e na defesa da AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA (prevista na CONSTITUIÇÃO FEDERAL), membros do Governo nos acusaram de querer violentar a soberania do país. As comunidades acadêmicas das Universidades Federais estariam promovendo uma SEDIÇÃO. Talvez prefiram uma OCUPAÇÃO.

…………………………………..

Dizer, por exemplo que é um “contrato com uma entidade privada e que o Brasil o assinou”, é de um cinismo total. Quando são encontradas pessoas trabalhando em situações semelhantes à ESCRAVIDÃO, é comum que sejam também encontrados “contratos” nos quais as pessoas abrem mão de certos direitos que são INALIENÁVEIS. Se um governo abriu mão da nossa soberania, esse governo não nos representa. Pior de tudo foi ver o STF sacramentando essa “CESSÃO DA SOBERANIA”. E somente para derrubar aquele argumento do senhor Valcke, é por aqui que se realiza “O maior espetáculo da terra”, simplesmente porque o povo se interessa e mobiliza, reconhecendo-o como algo que lhe pertence. Deixemos espetáculos de lado e falemos de eleições: que eleições são tão bem organizadas como aqui? Quem se lembra do vexame que representou a eleição de Bush, com suas múltiplas e fraudadas recontagens? (Já do resultado de nossas eleições e dos eleitos, não digo nada) Naqueles dias, o povo também se mobiliza e aprecia o processo.

…………………………………….

Mas a explicação para aquelas falas dos inimigos do Brasil é muito simples: tomando por referência os “capachos brasileiros” que foram à Suíça implorar pela COPA, os dirigentes da FIFA acharam que poderiam chegar por aqui ditando regras, falando em “chutes no traseiro”, etc. Agora…se o governo ficou de 4, O POVO SE LEVANTOU e impôs sua própria dignidade, uma vez que os governantes não estavam à altura do país. Eu (e imagino que a imensa maioria do nosso povo) não sou contrário à Copa em si. Não posso negar sua importância para a aproximação entre os povos. O problema foi a violência que isso implicou. A Copa, como está sendo aplicada, é de humilhar qualquer país. Vejam que os cartazes oficiais todos dizem: COPA DO MUNDO DA FIFA! Aqui, então, a violência se tornou um TRIPUDIAR sobre nós. Nunca isso tinha sido feito assim. Diziam: COPA DO MUNDO DA FRANÇA, etc. Dilma, que também tem a tendência à fala autoritária e que distribui grosseria para todo lado—por isso, talvez fosse mais indicada para presidir a Bulgária—também afinou nas relações com os “Fíficos”. Agora, está dizendo que Blatter e Valcke são “dois pesos” sobre suas costas…Bem! Será que não percebeu que, com essas palavras, sugeriu estar sendo cavalgada? Que não se ofenda com charges.

…………………………….

Por fim uma paródia da canção A BANDA (C. Buarque). O termo chulo seria eliminado, até que me lembrei do “chute no traseiro” prometido aos brasileiros por J. Valcke….

SAI DE BANDA, DONA FIFA!

………………………..

Era explorado na vida

Desde meu pai e bisavô,

Hoje a repressão tá caída

Um novo tempo chegou.

…………………..

A minha gente oprimida

De repente acordou,

Com a roubalheira da FIFA

Que todo Brasil dominou.

………………..

Deixou o governo de quatro

E o povo se levantou.

O “Patrão FIFA” é o retrato

Do que a gente abominou. (escravidão, ditadura, ausência de direitos, etc…)

……………………………..

AH! Essa COPA se tornou a apoteose do mal!

Junta eduardoluladilmapezãoecabral (O PT e Dilma ‘stão mugindo em um curral)

Bota esses caras prá mofar no formol!

Que só matando a FIFA salvamos o futebol!

(Botar no fiofó da FIFA é salvar o futebol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *