Arte e Cultura

COREIA: APOLOGIA DA SUBMISSÃO E MORTES NO MAR!

(Submeter-se a qualquer poder! Por mais burro que ele seja e possa parecer!)

Márcio Amaral

………………………………………

unnamedPoucas tragédias me atingiram tanto quanto a daquele lento afundamento e morte de centenas de jovens, apesar de ter acontecido em um lugar tão distante! O Cmte confessou ter “prendido” os estudantes em seus lugares por cerca de 30m. Como é um ser humano, é bom multiplicar esse número por dois pelo menos. Eu, que tenho acompanhado de perto (ver texto de poucas semanas atrás sobre a “pesquisa”do IPEA) a apologia que a GMídia brasileira tem feito da EDUCAÇÃO COREANA (leia-se: ordem, disciplina desumana, perda da individualidade e…”progresso”) em detrimento da brasileira, não pude deixar de associar esses acontecimentos. Até de pouca inteligência nossos estudantes de 15a foram acusados (e a palavra é esta), embora a expressão não tenha sido dita. Traduzam: “incapacidade de formular e entender as questões de forma lógica, principalmente em relação à física e à matemática”. Ou seja: nossos jovens seriam burros! Quanto desconhecimento em relação a eles!

………………………………….

É bom não esquecer de que a “pesquisa” (sem liberação de metodologia) provém de uma certa OCDE (Organização de Cooperação para o Desenvolvimento ECONÔMICO). Por isso, é muito fácil imaginar quais parâmetros foram aplicados para julgar a inteligência das pessoas: MAIOR PREPARO PARA SERVIR DE MÃO DE OBRA EM UMA ENORME ENGRENAGEM. CIDADANIA?! O que será isso? CULTURA? Deixa isso prá lá…! Sequer têm idéia das definições (todas insuficientes, é verdade) que aplicamos à INTELIGÊNCIA. Alguns dizem que é a “Capacidade de resolver problemas novos!”. Eu prefiro dizer: “Capacidade de inventar problemas novos”! Uma coisa é certa: AS DUAS EXIGEM…IMAGINAÇÃO! Como promover a IMAGINAÇÃO (“A Rainha das Faculdades”, segundo C. Baudelaire) quando liberdade e autonomia de pensar estão embotadas e cerceadas a ponto de paralisar até mesmo a capacidade de lutar pela própria vida?! Há que, em princípio, desconfiar dos governos em geral; de qualquer governo. Os partidos políticos, quando no poder, estão SEMPRE mais preocupados com a sua própria perpetuação por lá do que nos interesses de um povo. Não sou nenhum anarquista. Os governos são necessários, mas precisam de uma oposição muito firme, ainda que, eventualmente, possa ser fraterna, apoiando algumas de suas políticas específicas. Apoio acrítico a um governo? Nunca!

……………………………………………

PERGUNTA: quantos jovens mais teriam sido salvos se—naquela hora extrema, com seus infinitos 60m—muitos mais tivessem simplesmente ido para o convés com seus coletes salva-vidas? Os que para lá se dirigiram, em sua grande maioria, foram salvos. É possível que todas as rotas de fuga tenham sido bloqueadas pela água, e que de nada adiantaria uma ordem de evacuação. Isso não justifica a ausência da ordem. Além disso, a comunicação do naufrágio iminente foi feita por dezenas de estudantes antes da tripulação. Triste foi saber que, durante todo aquele tempo, o próprio Cmte manteve a sua própria rota de fuga totalmente livre e aberta. Deixemos as acusações pessoais de lado, pois O CAPITAL, que lucra com essas atividades, adora demonizar pessoas individualmente para esconder sua própria responsabilidade. Nunca ataco os que já estão no fundo do poço. O que lhe restaria, senão o suicídio. Até um suicídio, o de um mestre-escola já aconteceu. Agora, entretanto, já se sabe: teria sido uma manobra que deslocou a carga não fixada no navio. De quem é a responsabilidade? Carga, e pessoas, não amarradas durante tempestade, vão necessariamente se deslocar. QUEM LUCRA COM A ATIVIDADE? Aquele homem era, sim, totalmente despreparado para a função. Quem sabe se esqueceu de que estava no oceano e agiu como se fosse um mestre escola? Talvez um “maître”, pois a tripulação queria ter a certeza de que os estudantes iriam ser resgatados imediatamente. Para não se resfriarem, talvez!

………………………………………..

cara escondidaSUPREMA ALIENAÇÃO: parece ter sido por excesso de zelo que tantos morreram! Com seu olhar de velho para a vida, o Cmdt estava preocupado com a saúde d@s menin@s; quem sabe pegariam um vento pelas costas?  Mas se é tão despreparado, então a responsabilidade há de ser daqueles que o empregaram e mantiveram na função. PERGUNTA: que idade tem aquele pobre senhor (69, li depois)? Estou convencido de que escondeu o rosto mais por orientação e para não mostrar quão velho está e já incapacitado para função. Qual a sua história no mar? Há tanto simbolismo em tudo isso! ENTREGARAM A JUVENTUDE COREANA NAS MÃOS DOS VELHOS, TENTANDO TORNÁ-LOS PEQUENOS E PRECOCES VELHOS! Pobres Coreias: ao Norte, o poder de um certo “Kim Jon qualquer coisa”; ao Sul, uma MÁQUINA IMPESSOAL E DEVORADORA das individualidades. E dizer que a palavra “COREIA” refere-se a DANÇA! Quem lê sobre as “Danças das Máscaras”, típicas das aldeias coreanas (fácil acesso, google) não pode deixar de as associar às danças gregas do período homérico e heróico. Já há algum tempo, penso que um dos maiores problemas dos povos orientais foi ter passado para o mundo industrial sem ter tido “uma Grécia”, com sua vitória na afirmação do INDIVÍDUO. Muitos já o disseram: os brasileiros são os herdeiros modernos da Grécia antiga…Douglas (DG) que o diga…Outros continuarão a falar por ele.

……………………………………………….

PERGUNTA: quanto tempo um grupo grande de jovens brasileiros esperaria naquela situação, antes de cada um procurar por uma saída da arapuca? É uma pergunta ociosa, embora possamos exercitar nossa própria resposta. Quem já viajou nas barcas Rio-Niterói sabe como são hipócritas certas ordens no mar. Com muita frequência, dezenas de pessoas viajam de pé, mas, quando da aproximação do destino, vem sempre a mesma ordem (voz feminina) : “Estamos nos aproximando…Permaneça em seus lugares até ser concluída a atracação!”. Parece até uma senha para o oposto: dezenas de pessoas, quase automaticamente, levantam-se e se dirigem para perto da porta. OH! Muito saudável Rebeldia! Como funciona contra a hipocrisia e os poderes sem critério! Que procuremos SEMPRE POR PRINCÍPIOS QUE DEEM SUSTENTAÇÃO ÀS ORDENS. Qualquer coisa diferente disso acaba em fascismo ou “stalinismo”. Todos os governos carregam o seus germens. Se vão ou não brotar, vai depender da resistência da sociedade civil.

…………………………………

Descumprir uma ordem, naquele caso e em outros, significaria indisciplina ou liberdade e coragem diante de um “poder” evidentemente incompetente? Afirmo sem medo de errar: TODAS AS PESSOAS APRECIAM UMA LIDERANÇA QUE DEMONSTRE ESTAR À ALTURA DAS SITUAÇÕES….Até mesmo os jovens brasileiros. A mera rebeldia, exercida como uma espécie de cacoete, é também inefetiva. Há que armá-la através de um exercício de discernimento e…aprendizado. Por outro lado, a resistência dos mais velhos, simplesmente por “terem mais experiência”, também não deve servir de lei. Frequentemente, quem diz ter muita experiência apenas está dizendo que repete os mesmos erros há muito tempo. PERGUNTA: como surgiram as lideranças no curso da história? Foi uma imposição de fora, ou fruto de uma demonstração permanente de escolha de melhores caminhos? Está certo! No mar, como no ar, espera-se uma disciplina redobrada e o seguimento de ordens dos que comandam. Quem iria discutir com um Cmte aviador a rota a seguir? Mas já houve erros tão graves e tão evidentes como o do avião que (há mais de 20 anos) caiu no MT depois de um erro de rota, verificado e assinalado, aliás, por um passageiro!!

………………………

PERGUNTA: Até que ponto deve ir essa submissão? Até mesmo com a água subindo pelo pescoço e a evidente incompetência dos que comandavam? PERGUNTA: E os demais membros da tripulação? Quedaram todos também imóveis diante do despoder de um “velho carneiro do mar”? Não! Essa não foi uma situação isolada! Apresenta uma boa dose de simbolismo em relação a toda uma cultura, ou, o que é pior: à quase abolição de uma cultura. Foi o MODELO COREANO (baseado na submissão desumana e desumanizante das pessoas a um poder…qualquer poder)QUE AFUNDOU NO OCEANO! É hora da humanidade repensar o que quer do seu futuro e de seus jovens: mera reprodução de modelos (que podem até levar a um enriquecimento material), ou o culto à liberdade e exercício de autonomia, imprescindíveis para a reafirmação permanente de uma cultura? Bela, mas bela mesmo, foi promessa (em mensagem à irmã) de um jovem, Kim Dong-hyup (16 anos), de sair com vida da barca. Seu pais disseram, quatro dias depois: “É um garoto voluntarioso. Estou certo de que se salvará!” (OGlobo, 21/4). Seu corpo deve estar entre os dos mortos. Há jovens tão autoconfiantes que, nessa hora, em vez de cobrarem dos demais, chegam a se envergonhar por sua incapacidade de vencer até mesmo a força dos elementos. A eles dedico este texto e a canção abaixo.

…………………………………………….

ESTE MENINO É FOGO! 

(a todos os jovens voluntariosos, sejam yanomamis, Douglas, Kim…)

(Recitativo)  

ESSE FOGO QUE DESTRÓI É O MESMO QUE ALIMENTA

DÁ SEU NOME AO QUE É FORTE, DA MENINA À PIMENTA

O CALOR DA BATERIA VAI ENVOLVER A SUA ALMA

QUANDO MENOS REPARAR ‘CÊ VAI ESTAR BATENDO PALMAS.

…………………

(SAMBA)

ESSE MENINO É FOGO (afirmativo)
ENCARA TUDO COM PAIXÃO E REBELDIA
NÃO FOGE DA LUTA
DO AMOR OU QUALQUER JOGO
TEM LÁ SUAS FRAQUEZAS (mas)
DELAS TIRA ENERGIA

QUANDO PRESSENTE A MORTE

AFIRMA A VIDA COM OUSADIA
SÓ NÃO CONVIVE BEM
COM A ARROGÂNCIA E A HIPOCRISIA
(piano e misterioso)
QUANDO OUVE FALAR MAL DO AQUECIMENTO
ELE PENSA, “TÁ LEGAL! MAS ESPERA UM MOMENTO!”
TODA A TERRA JÁ ESTEVE ENVOLVIDA PELO GELO
COM A VIDA APRISIONADA SEM PERDÃO E SEM APELO
QUANDO TUDO PARECIA NÃO TER MAIS SOLUÇÃO (crescendo)
ELA VEIO, FOI DO CÉU? (NÃO!!!!) ELA VEIO FOI DO CHÃO.
TODA A CASCA EXPLODIU COMO UM ENORME VULCÃO
ATIRANDO GELO E LAVA MISTURADOS PELOS ARES
E ASSIM FORAM CRIADAS AS MONTANHAS E OS MARES.
PRÁ COMEMORAR EU QUERO
COMEÇAR TUDO DO ZERO
ERGUENDO UM BRINDE ÀS AMADAS
COM O “FOGO LÍQUIDO” DOS BARES

(REFRÃO)

VAMOS CANTAR O FOGO
COM RESPEITO RITUAL
ENVOLVENDO TODO O POVO
NO FOGO DO CARNAVAL
VAMOS LOUVAR QUEM ACENDEU
A PRIMEIRA CHAMA
HOJE O FOGO É TODO MEU
E DA GENTE QUE SE AMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *