Arte e Cultura

E LULA, QUEM DIRIA? SONHOU QUE ERA SULTÃO NA TURQUIA!

(Uma última “METAMORFOSE…ambulante”? Que não seja KAFKIANA!)

Márcio Amaral- vice diretor, IPUB

…………………….

lula_vermelho

“A profissão mais honesta é a do político…Todo ano, por mais ladrão que seja, tem que pedir voto…O concursado não! Se forma em uma universidade, faz concurso e está garantido para o resto da vida…O político tem que ir prá rua pedir por seu emprego…L. Inácio da Silva

……………..

Foi com um “bolo na garganta” que ouvi a última peroração pública de Lula. Que verdades interiores eram aquelas que saltavam de sua boca? Como era possível alguém atacar as bases de um dos seus maiores legados: OS CONCURSOS PÚBLICOS? Efetivamente, o RESSENTIMENTO é capaz de produzir horrores! Muitos disseram que tudo aquilo fora planejado; uma pantomima ensaiada (camisa vermelha sob um paletó, etc.), mas o que saltou, naquele momento, foi um enorme ódio de classe que nunca se tornara público dessa forma. Eu que esperava, sim, alguma revolta; além de uma crítica à inconsequência da mera conciliação generalizada de classes (justificada por migalhas a mais na mesa do pobre) e do “lulinha paz e amor”, choquei-me como poucas vezes na política: o que nos veio foi FEL vomitado aos borbotões!

…………………

E Lula ficou parecido com uma espécie de “ERDOGAN sem poder”. Se pudesse, mandaria embora milhares de concursados, juízes, promotores, etc.; para a cadeia centenas de militares e assim por diante? Quanta inconsequência! O que ele defende? Que as contratações do ESTADO obedeçam aos interesses dos políticos, a “profissão mais honesta de todas”? O MANDATOCOMO EMPREGO e meio de vida! INACREDITÁVEL! Essa talvez seja a fonte de todos os males. Quem dirige alguma instituição pública sabe do quanto os concursos (promovidos durante seu governo) lhes trouxeram nova vida. Foi mais do que um tiro no pé; atingiu o coração e a cabeça de seu próprio legado. Bem…as lulas, como os polvos, são CEFALÓPODES: têm a cabeça nos pés. Que LULA tenha a dignidade do Min. Teori e reconheça as bobagens que falou, desculpando-se por elas!

……………..

ERDOGAN…!? LULA “TÁ MAIS PRÁ BERLUSCONI”!

…………………….

Mas as coisas foram muito piores do que parecem. Mais uma vez, LULA “ACERTOU”. Sua última “metamorfose”—sempre visando principalmente sua própria sobrevivência—atingiu profundamente o “público alvo”: os mais ou menos CORRUPTOS. Sabendo que os “300 pilantras” estão “órfãos” e acuados (desde a cassação de CUNHA), estendeu a eles uma passarela pela qual certamente passarão. Que importa a total falta de LÓGICA daquelas palavras: “É a profissão mais honesta PORQUE têm que vir para as ruas pedir votos” ? Atingiram diretamente seu alvo: RENAN e todos os que o cercam. Assim, prepara-se a repetição do que se passou na Itália com a “Mãos Limpas”: os LEGISLADORES vão tentar “arrancar os dentes” dos Procuradores celerados. São mesmo pessoas com mentalidade PRÉ ILUMINISTA e, por isso mesmo, muito perigosas. Para desespero dos golpistas, não foi à militância que aquelas frases de Lula se dirigiram. Ele está mais para “BURLESCONI”: mais burlesco ainda, se é que é possível acrescentar BURLA ao original.

…………………

E então, a PERPLEXIDADE levou ao silêncio generalizado. O que houve de mais surpreendente no acontecimento foi ter sido simplesmente “ignorado” por mais de 24 hs. Os primeiros protestos vieram das Redes sociais. O “homem mordeu o cachorro”* e isso não se tornou sequer notícia. Calaram-se: 1-a GMídia pelo nível de ameaça que uma reviravolta dessas implicaria em todos os seus projetos de “internacionalização” de nossa economia (entrega generalizada ao CAPITAL ESTRANGEIRO); 2- a “Militância”, pois é coisa grave demais para que se deem conta de todas as suas consequências em momento de abalos tão graves; 3- a Esquerda mais consequente, pois está mais preocupada com outros assuntos ligados às eleições e à sua própria sobrevivência. Ainda não se deram conta da importância do “fenômeno Lula” para a nossa história.

……………

DILMA: A MAIOR VÍTIMA DAS PALAVRAS DE LULA

…………………

Costumamos não nos dar conta dos múltiplos desdobramentos de certos discursos: para a frente (influenciando novos acontecimentos) e para trás (explicando e atingindo seriamente o passado). LULA reforçou o que diziam os “críticos” de Dilma: ela se perdeu por não saber “fazer política…negociar”; por não ter a “flexibilidade necessária”. Dilma não é um CEFALÓPODE(polvos e lulas…): seres capazes até de entrar em garrafas e sair subitamente, como “gênios” deslocados de lugar. Sendo assim, Dilma teria sido a responsável maior pela “perda do PT” e não os muitos espertalhões que dele tomaram conta. Bem…se a questão era, toda ela, ter poder e cargos para distribuir (e não PRINCÍPIOS), têm razão. E então, nossos amigos simpáticos ao PT se encontram em uma enorme enrascada: elogiam DILMA e sua honestidade ou embarcam em mais essa viagem do “ProTeu” (ser mitológico e marinho que adotava as mais variadas formas exteriores)?

…………….

CONGRESSO É O MESMO…MAS A SOCIEDADE…QUANTA DIFERENÇA!

……………………

 "SEMPRE, nesse tipo de demonstração, a seta é centrífuga: vai do acusado para as suas áreas de influência. No sentido que aparecem na imagem reforça muito a tese: APROVEITARAM QUALQUER COISA PARA DIRIGIR ACUSAÇÕES A LULA....nivelando tudo e sem critério. Não são sérios. As verdades das pessoas saem pelos poros, muito para além das palavras".
“SEMPRE, nesse tipo de demonstração, a seta é centrífuga: vai do acusado para as suas áreas de influência. No sentido que aparecem na imagem reforça muito a tese: APROVEITARAM QUALQUER COISA PARA DIRIGIR ACUSAÇÕES A LULA….nivelando tudo e sem critério. Não são sérios. As verdades das pessoas saem pelos poros, muito para além das palavras”.

Sim! Lula deverá ter sucesso em mais essa empreitada. Afinal, seu “público alvo” continua inalterado e vai ser muito “sensível” às suas palavras. De G. Mendes e Tóffoli até Renan e Jucá, o protesto contra INVESTIGAÇÕES EM GERAL está lançado. E LULA conseguiu—como um polvo…de novo—lançar um nuvem de…pó (polvo) atrás de si de maneira a confundir os predadores. Além disso, esses são tão desastrados que será fácil sua desmoralização. Por outro lado…O Congresso pode continuar o mesmo…mas a sociedade…como mudou nos últimos anos! Assim, o PT está em um enorme dilema: LULA, que foi o artífice de seu grande crescimento, hoje se tornou uma ameaça, do ponto de vista da conquista de consciências. Bem…se seu objetivo é somente obter poder e cargos, que continuem no caminho! Afinal, a “LULODEPENDÊNCIA” é enorme. Já o GRANDE CAPITAL, um dia há de se lamentar como uma “Madalena arrependida” de seus ataques a LULA: “Como pudemos desperdiçar assim um líder trabalhista que detesta a luta de classes?!”
…………………………
*Piada muito conhecida no meio: em resposta à pergunta quanto ao que seria uma notícia, um jornalista respondeu “Se um cão morder um homem, isso não é uma notícia, mas se o homem morder um cão…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *