Arte e Cultura

EDUARDO CUNHA: PAUTA…ou HOMEM BOMBA!-I

(E uma “Cunha” deixou à mostra a fragilidade das nossas instituições)
Márcio Amaral
…………………………………….

coalisao

NOTA 1 (06/8, auge da “maré CUNHA”): mantenho todo o raciocínio que desenvolvi no texto anterior, acerca do apoio e sustentação que o FMI/”Banqueiros sem pátria” (todos) estão dando ao governo. Descobri, entretanto, que isso talvez não seja suficiente. Não avaliei bem o poder de destruição de E. Cunha…e/ou a fragilidade de nossas instituições. A situação é bem pior do que TODOS imaginávamos. Diante do nível de descompromisso para com as instituições democráticas dos que cercam aquela pessoa; da sua iminente queda e processo por corrupção—e à maneira de um NERO—ele está jogando tudo em função do caos. Que pessoas assim existem, todos sabemos. Que detenham poder para promover esse nível de estrago, é um péssimo sinal para qualquer Democracia.
NOTA 2 (08/8, depois “tranco global”): A Globo foi até muito mais explícita do que eu imaginava possível em seu apoio à institucionalidade. Deve ter se dado conta de que foi longe demais no ataque ao governo, pois foram disparadas forças incontroláveis e altamente perigosas. A tal da “pauta bomba” foi demais para eles. Nero queria atear fogo a Roma para esconder suas próprias sujeiras. Quem ficou pior nessa situação? O PSDB e especialmente Aécio: “…sempre com o apoio jovial e inconsequente dos tucanos” (trecho do editorial, 07/8, falando das manobras de Cunha e Renan)
……………………….
Quem diria que, um dia, nós ouviríamos um representante direto da presidente eleita pelo PT—Mercadante (nunca dantes)—um pedido dramático dirigido ao PSDB para que ajudasse a salvar um mandato do próprio PT e as “instituições democráticas”, etc.? Só faltou fazer um pedido “Aos homens e mulheres de boa vontade”! Quem sabe se o Papa não poderia ajudar? Afinal, a maior base de sustentação do senhor CUNHA—a “cunha” que pode fazer ruir todos os alicerces da República—é a bancada evangélica, associada, é claro, a toda a escória que tem mandato oficial. Sim, o Estado Laico está refém dos imp@stores. SIM, também: “Chegou a hora dessa gente brasileira mostrar seu valor”. Há que sair do acuamento por parte dessa gente que…:

……………..
…Meteu uma CUNHA no Congresso/ Prá matar a Democracia./Eles tão mesmo POSSESSO/E se sujam todo dia./Mas com todo esse furor/Até o malandro se atrapáia/E é mesmo um imp@stor o tal do Silas Malafaia…” (Ouvir o xaxado abaixo. Clique na barra)
……………………..
Mas Cunha está, ele mesmo, tentando escapar de um outro acuamento. Por isso, age como aquele que não tem mais nada a perder. Sabe que foi “apanhado de jeito” pela PROCURADORIA e vai tentar botar fogo no circo antes de cair. Lembram-se e Lacerda e sua “metralhadora giratória”? Pois bem, Hegel escreveu que os eventos importantes da História sempre se repetem; K. Marx completou: na primeira, como TRAGÉDIA; a segunda, como FARSA (“18 do Brumário…”). E eu vou esperar o resultado da MIXÓRDIA atual para ver se é mesmo uma farsa. Como a “edição Lacerda” tinha já um quê de farsa—embora tenha acabado com uma tragédia—quem sabe a segunda edição não vem sob a forma de tragédia? Uma coisa é certa: se o codinome “O CORVO” (dado por Lan, ver charge) já cabia bem em Lacerda, o atual é mais parecido ainda com um CORVO. Melhor foi o apelido dado a ele pelo bom jornalista MORENO: “Coisa Ruim”.

…………
“Diz um bom cantor que a fé/Nunca costuma faiá/Mas só se vem com “AMar é…/E em todas formas de amar/Mas por essa ‘Gente Mala’/E todos da sua laia/É o COISA RUIM que fala/E a fé do MALA FAIA” (Idem)

………………….

QUE SINUCA! SENHORES TUCANOS?!!
……………

coisa ruimVoltemos ao PSDB e ao pedido desesperado que o PT lhe dirigiu, pois essa foi a grande novidade em todo o acontecimento. FHC queria uma humilhação pública de Lula como condição para abertura de diálogo. Agia como alguém que parece querer vender algo, mas, na verdade, não está muito interessado nisso. Assim, “joga o preço lá prá cima”: sabe que não vai vender, mas, se acontecer…o lucro é tão grande que vale a pena. E o tal diálogo se esvaziou. Melhor. Pouparam-nos de um cena de ópera bufa e o povo agradeceu. Melhor a hipocrisia do “TELECATCH”. Agora, fica a pergunta: quantos “Mercadantes” podem valer “um LULA” no mercado das humilhações? O tal do Mercadante é mesmo “pau prá toda obra”…uma espécie de “pau a pique”: o homem das canoas furadas. Tem gente prá tudo nessa terra! Seu grande momento foi protagonizar a humilhação do PT. Quase literalmente: DAR A CARA A TAPA. Tudo bem: de qualquer maneira, atirou a bola para o lado do PSDB e este está com a responsabilidade de salvar ou afundar o governo Dilma. Esse Brasil é mesmo engraçado! No Congresso/Coliseu, é dele o direito de colocar o polegar prá cima ou prá baixo. No fim, tenho a impressão (e quem viver verá): VENCERÁ O MEDO DO DESCONHECIDO. Tudo vai ficar como dantes, no quartel do Mercadante.

…………….

NOTA (dia 7/8): E o PSDB se esfacelou. Os “rachas” no partido, que já eram evidentes, diante dos apelos do PT e a pressão de Cunha, deixou-o aos cacos: uma centopeia que enlouqueceu e cada pata puxa para um lado diferente. Assim, e desistindo de intermediários, o PT procurou diretamente por aqueles que o PSDB já representou e que não gostam nada do governo Dilma: OS BARÕES PAULISTAS DA INDÚSTRIA. Bem…eles não gostam de Dilma, mas…como seu verdadeiro partido é o do LUCRO, e estando ele ameaçado, até um inimigo pode ser mais confiável: DESDE TENHAM INTERESSES CONVERGENTES. É o caso e eles não negaram o apoio. Quem sabe se a negociação vai ser somente em torno da estabilidade ou se vai envolver violências contra os interesses dos trabalhadores? Sim, a TAXA DE LUCRO sobre o capital investido anda muito baixa. E ela é INVERSAMENTE proporcional aos salários e outros ganhos indiretos dos trabalhadores. Com sua visão estreita e imediatista, eles sempre resistem à melhoria dos salários e outros ganhos do trabalhador*.

………………….CONTINUA…….

Eis mais uma manchete da qual O GLOBO deve estar arrependido
Eis mais uma manchete da qual O GLOBO deve estar arrependido

*Se os capitalistas aprendessem com a experiência, não ficariam defendendo “arrochos” progressivos (sobre a classe trabalhadora) que acabam por comprometer o mercado para os seus próprios produtos. Disse um certo alemão (de ascendência judaica) no séc XIX, logo depois da aprovação da conhecida LEI DAS DEZ HORAS (Inglaterra, 1848): “… Todos os porta-vozes  oficiais da burguesia ‘demonstraram’…que aquilo era o dobre de finados da indústria inglesa…que a duodécima hora, que se queria arrebatar ao capitalista, era justamente aquela em que ele obtinha seu lucro. Ameaçaram com o decréscimo da acumulação, perda dos mercados, redução da produção…a ruína…Mas qual foi o resultado? Os salários, em dinheiro, aumentaram; cresceu o número de operários em atividade…desenvolveram-se às mil maravilhas as forças produtivas e os mercados para seus artigos se expandiram em proporções nunca vistas. Em 1860, eu mesmo ouvi o sr Newman confessar, na assembleia da Soc. Pelo Progresso da Ciência, que ele e todos os representantes oficiais da ciência econômica, haviam se equivocado, ao passo que o instinto do povo não falhara.” (K. Marx, “Salário Preço e Lucro”, Os Pensadores, Ed. Abril, 1974)

 

A FÉ DOS “MALA” FAIA

(XAXADO para Malafaia)

……………..

Tem um cara aí de novo que foi feito prá “mardade”……

Anda assombrando o povo…gentes de todas as “idade”.

Quem encontrar na encruzilhada, eu aposto que desmaia.

Ele é mesmo um imp@stor, o tal de Silas Malafaia (inhãm..)

….

Vive falando no Senhor e usa o nome de Jesus.

Mais parece um carrasco, “rasta” corrente e tem capuz

“Resgatemo” o Salvador, antes que nossa fé “discaia”

Ele é mesmo um imp@stor, o tal de Silas Malafaia. (inhãm…)

………

Tem tanta gente que acredita na sua fala “marvada”

Quem é mais esperto evita, sabe que Silas é Cilada (mas)

Sem “enfrentá” o malfeitor a sua praga se “espaia”

Ele é mesmo um imp@stor, o tal de Silas Malafaia (inhãm….)

…….

Meteu uma CUNHA no Congresso prá matá a Democracia

Eles ‘tão mesmo “POSSESSO” e se sujando todo dia

Mas com todo esse furor o MALAndro se “atrapaia”

O povo qué é muito amor e não um Silas Malafaia.

E é mesmo um imp@stor o tal de Silas Malafaia. (inhãm…)

……………

Disse um bom cantor que a fé nunca costuma faiá

Só se vem com “Amar É…”…e todas “forma” de amar.

Mas por aquela “Gente Mala” e todos da sua laia

É o “Coisa Ruim” quem fala e a Fé dos “Mala faia”. (inhãm…)

………….

Peço licença ao Padre Nosso prá fazer uma brincadeira

Ele é muito bom e eu posso me “descurpá” a vida inteira (Mas)

Quem escreveu a bela prece acho que já sabia bem,

Pois termina (Quem esquece?) “Livrai-nos dos MALAMEN!”

“Livrai-nos do mal…AMÉM!……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *