Arte e Cultura

ENVERGONHANDO A IMPRENSA DA A.LATINA

“…O silêncio de Merkel com a imprensa Latino Americana durou 6 anos. Mas ela aceitou responder, por escrito, a perguntas do “Grupo de Diários da América Latina”, abrindo, por fim, o diálogo com a imprensa da região”. (O Globo, 30/12/11)

A página 34 de OGlobo (30/12/11) deve ser guardada como uma “penúltima” manifestação da submissão vergonhosa das “ELITES” da A. Latina em relação ao que (ainda!) chamam “Nações Líderes”. Sempre pode haver outras.

No seu centro, uma foto da Chanceler alemã A. Merkel. Em cima: “A Economia Alemã se Volta mais para a AL“. Quem conhece bem os alemães, sabe que nesse “se volta” há algo dos canhões ameaçadores e dos “raids” da “Blitzkrieg”, mas esse não é o nosso assunto.

Nem depois da adulação—Merkel tinha sido eleita “Personalidade Mundial do Ano” por eles mesmos—conseguiram sequer com ela se encontrar. Pior foi a aplicação que fizeram da palavra DIÁLOGO. Chamar de diálogo uma resposta por escrito, é o mesmo que dizer: “abdicamos do nosso papel de imprensa; ficamos satisfeitos com qualquer migalha”. Fazer as perguntas e publicá-las é natural. Dar-se por satisfeito com isso, chamando-o de “abertura de diálogo”, é humilhante. Um entusiasmo desses, com algumas respostas por escrito, seria razoável entre alguns prisioneiros que tivessem encaminhado uma petição a um diretor, político, ou coisa assim. Vindo do que eles mesmo chamam “imprensa livre”, é vergonhoso.

Mas não foi apenas isso: cometeram o anacronismo (para não dizer palavras mais duras) de separar a tal “eleição” em duas categorias: De um lado, o MUNDO. Do outro….a A. LATINA.

TRATAM O CONTINENTE, NO QUAL EDITAM SEUS JORNAIS E GANHAM O SEU PÃO, COMO UM SUBMUNDO (literalmente, “abaixo do mundo”, uma categoria inferior). Quem se lembra de um trocadilho indecente que quase todos chegamos, um dia, a repetir? O Globo falava apenas pelos jornais, seus amigos e correligionários,  não pela AL. Aliás, há muito tempo essas pessoas não falam mais pela AL…! São os mesmos que acusaram LULA por interferir pela paz no O.Médio. Queriam-no confinado à AL. Quem nasceu para capacho há de ser sempre capacho, por mais que enriqueça e edite jornais.

Curioso foi ver a “carinha” de JMBeltrame entre as grandes personalidades da AL! A Globo já tem o seu “herói e eleito”, mas não precisava agredir tanto o jornalismo como no JN de 28/01! Noticiando a prisão do traficante FB, disse o JN ter ele comandado a queima de ônibus no Rio (em 2007), o que teria motivado a invasão do ALEMÃO pelo EXÉRCITO (em 2010). Entre 2007 e 2010, aconteceu muita coisa que a Globo está tentando eliminar. Lembram-se daquelas fotos nas quais Stálin mandava apagar a imagem de Trótski ao lado de Lênin?

Logo depois da tal queima, O BOPE, SOB ORDENS DE BELTRAME, NÃO APENAS INVADIU O ALEMÃO, COMO MATOU 19 PESSOAS INDISCRIMINADAMENTE. DESSAS, SOMENTE 6 TINHAM PASSAGEM PELA POLÍCIA. Lembram-se dos corpos em carrinho de compras e caçambas de lixo?

Se não fosse o EXÉRCITO ter TOMADO o comando das operações em 2010, teria havido outro “banho de sangue”. Beltrame dizia que só assim se ganhava uma guerra. Agora, parece ter aprendido.

E a Globo, quem diria? Também aprendeu, só que com… Stálin!

É por essa “liberdade de imprensa” que tanto dizem lutar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *