LULA E MALUF: PRAGMATISMO OU ESCOLA?

“EM ELEIÇÃO A ÚNICA VERGONHA É PERDER!” P. MALUF

Alguém já disse que Lula e FHC eram uma (ou duas) espécie de “alter ego” um do outro. Foi uma bela parelha na luta contra a ditadura! Nem mesmo todos os ódios e palavras vãs atiradas ao ar, desde então, haverão de apagar essa beleza. Houve outras, como Ulysses/Tancredo que temos podido reverenciar na bela e profunda sequência de artigos publicada por Moreno em O Globo. Bons são os políticos que encontram a atitude mais efetiva para fazer avançar—em um dado momento ou período—toda uma sociedade. Tivemos ainda outros grandes políticos. O nome de P.Maluf nunca esteve entre eles. Melhor não perder tempo com ele. Os heróis?….Bem…esses são para momentos onde a imolação está logo ali! Também esses os tivemos. Uma está dirigindo o país. Conseguiu apenas desenvolver um leve verniz de política. Não se deformará!

…..

Em sua última corrida A. Senna declarou, ao volante, a falta que sentia da competição e disputa com A.Prost. Eram “alter ego” um do outro. Sem o outro, sentiam-se como que perdidos. Não! Não há nisso qualquer patologia! Eu não cometeria esse absurdo ou atentado! É apenas uma reação muito humana (ou quase sobre-humana) que somente ocorre a pessoas envolvidas—e por muito tempo—em situações que delas exigiram um uso extremado e permanente das suas capacidades. Vivem em uma espécie de “embriaguez do além do homem” (“Übermensch“) da qual não conseguem mais abrir mão. Quanto lirismo trágico pode haver tudo isso! Que não se o deixe descambar para o abismo da farsa e da chacota!

Tantas coincidências não são somente coincidências! Até um outro FH com perfil parecido—mas sem qualquer brilho ou humor—Lula arranjou! Mais do que isso. O “FHdolula” cada vez mais expressa suas afinidades para com os “tucanos”. Até a “ala esquerda” do PSDB paulista já declarou a ele seu apoio. Independentemente de filiações partidárias, toda a sua gestão no ME se resumiu a levar adiante as políticas elaboradas no período FHC, culminado na “EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES”, essa “coisa não pública” que estão tentando enfiar goela abaixo das Universidades Federais. Eu, que fui eleitor de FHC, sonhei por muito tempo com a aproximação entre os homens (e mulheres) de boa vontade dos dois partidos. A “aproximação” promovida pelo “FHdolula” visa atender os piores interesses nos dois partidos.

“Ô FHC! O LULA SENTE FALTA DE VOCÊ!”

A “imprensa anti-PT”, como era de se esperar, está “fazendo a festa”. Não há do que reclamar. Assustada com a popularidade de Dilma, essa mesma imprensa já andava ensaiando aproximações com certas alas do PT, traduzida na linguagem: “setores radicais do PT”. Já estavam identificando “moderados” no PT (Que linguagem tola!). Agora, até que o partido se desligue e dissocie da prática, deixando para Lula toda a responsabilidade pelo ato, vai sangrar em praça pública. Caso contrário, aquilo que foi apresentado como PRAGMATIMO será entendido com formação de ESCOLA.

….

Há mesmo muito mais coisas em jogo do que meramente uma eleição e eu confesso que, se fosse paulistano, faria da derrota do “FHdolula” uma tarefa e objetivo na próxima eleição. O povo não é tolo! A decepção causada pela sua pouca afluência ao filme “LULA, O FILHO DO BRASIL!” deveria servir de alerta! Nosso povo não está interessado em “um Lula qualquer”. Por que acham que esse mesmo povo vai engolir um “FH FILHO DO LULA”?