Arte e Cultura

MORO: UM JUIZ QUE NÃO SABE INQUIRIR…É BLEFE!

(Prof. que não dá aulas..conferencista clandestino..um carcereiro inato!)

Márcio Amaral

……………………

Toro moro

Moro proíbe que se filmem ou gravem suas “conferências”. Alguns poderiam estranhar esse comportamento por parte de quem faz tudo para permanecer em EVIDÊNCIA. Seria mesmo contraditório, caso ele tivesse algumas das virtudes exigidas das pessoas que se abrem à discussão, como é o caso de inúmeros dos juízes da maior corte. Quando, entretanto, lembramo-nos do seu fiasco e da decepção causada por sua arguição de J. Dirceu, tudo se esclarece. Sua fala, foi uma mistura de “titubeio com tatibitati”, revelando uma mente travada. Assim, MORO é apenas um candidato a TOTEM, e totens…não falam. Até onde irá essa farsa e quanto vai durar a aura vazia que fizeram em torno de sua imagem? Vai depender da nossa sagacidade, pois seus aliados vão usar do único recurso que têm: ESCONDÊ-LO. A rigor, MORO é um “TOTEM DE PAU OCO”. O mais grave, porém, é que um homem com tantas limitações acredite poder capitanear um projeto de “reforma moral do Brasil”….a partir de Curitiba. Nada surpreendente. TODOS os moralistas têm essa característica em comum: reduzem a vida a um código muito estreito que acaba por sacrificar…a própria vida. “Os homens medem as coisas segundo o metro da sua própria inteligência”. S. T. de Aquino.

………………………….

Em tempos idos pessoas com esse perfil já foram “diagnosticadas” como sofrendo de “ESTUPIDEZ (ou imbecilidade) DESARMÔNICA”. A rigor, não há qualquer problema especial (médico ou social) com elas, exceto quando são “cheias de iniciativa” E quando insufladas por gente com limitações semelhantes (como na tal “República de Curitiba”*). Nesse caso, passam a agir como “touros” (não um belo MIÚRA…só um MORO). Então, aprendamos a ser “toureiros” ou…“moureiros“. Arrastemo-lo para o picadeiro. Há um site de touradas chamado “Mundotoro.com”. Pois não é que, em Curitiba, montou-se uma espécie deMUNDOMORO.SEM: clareza, limpidez, transparência..tudo aquilo que deveria ser APANÁGIO da JUSTIÇA?! Tiremo-lo das sombras que ele tanto cultiva. Como o mofo, não resistirá à luz do sol. Que pare de se esconder. Em campo aberto vai ser tão fácil ridicularizá-lo! Mas nesse tourear (ou “morear”) nossa capa provocadora há de ter todas as cores (além da vermelha, é claro), especialmente o verde e amarelo.

………………

A CRUZADA DA SENHORA MORO“…E que um dia, depois de sua missão cumprida..o Juiz possa alçar voos maiores em sua cruzada contra a corrupção, imoralidade e indecência…”. (BLOG) Só faltava mesmo a palavra INDECÊNCIA para o “circo da MORAL” ficar completo. Que alguém venha para a luz, já que ele adora as sombras! As CRUZADAS foram todas CONTRA os MOUROS. Agora, inventaram uma PELO MORO!

………………

Mas MORO é apenas um homem SIMPLÓRIO. À maneira da fábula do sapo boi (que queria ser boi): “disseram-lhe que se engolisse vento indefinidamente, cresceria até se tornar um verdadeiro BOI…RESULTADO: implodiu!”. Se não fosse SIMPLÓRIO, não divulgaria aquela imagem em seu……. Com isso, apenas alimentou a argumentação dos seus adversários. Só um simplório não perceberia na imagem da jovem diante dos “juízes carcereiros” uma vitória da DIGNIDADE INDIVIDUAL sobre a FALTA DE CARÁTER dos homens que se apoderaram do aparato desumano do ESTADO sob o qual se esconderam. Não tenho dúvidas: aquele foi o mais belo momento de Dilma. Já os anônimos sentados lá atrás, cobrindo o rosto como criminosos… que desapareçam nas cinzas da história. São apenas máscaras amorfas. E é neles que esse juizinho se inspira!!! Foi muito bom que Moro, não resistisse a escrever. E como ficou mal.

………………

MAIS DO QUE UM “JUIZ MAU”…ou “DO MAL”…UM MAU JUIZ!

……………………..

Tive muitas oportunidades de contatos diretos com a JUSTIÇA, seja como representante do IPUB, seja como testemunha, e até mesmo como PROCESSADO DIRETAMENTE (por ter me apresentado como testemunha durante ação da LAPA PRESENTE…de Grego”). Em todas as oportunidades, pude perceber a acurácia do olhar dos juízes, especialmente para perceber certas nuances das expressões e, especialmente, da LINGUAGEM do inquirido. Como fiz da boa capacidade de entrevistar e investigar (com outro fim, mas com algumas práticas semelhantes à dos juízes), sempre atentei especialmente na sua capacidade de sintonizar também de forma psicológica com o entrevistado. São muitas as sutilezas necessárias para envolver (no bom sentido, muito humano) e se comunicar com o inquirido, sempre procurando preservar a dimensão humana. Mas, para isso, é imprescindível a superação do moralismo e aversão a pré julgamentos. Essas capacidades são, arrisco-me a dizer, essenciais para o bom ofício de um juiz e parecem faltar a essa figura um tanto INVENTADA PELA GMÍD, com seus prêmios que deveriam envergonhar quem recebe e quem concede. Esse discurso quanto ao passado clandestino de Dilma, ouvi também de militares reformados, e em…vôlei de praia. Sim, já vi muita gente usando de vários recursos para disfarçar suas próprias limitações. É o que parece acontecer com Moro ao apelar para a violência. Dizer de um certo esquema (ainda suspeito, diga-se de passagem) de desvio de recursos que é “POSSÍVEL que esteja relacionado a um assassinato” (ocorrido em 2002), por ex., é muita irresponsabilidade da parte de um juiz, salvo melhor juízo.

……………..


Desde que a arte começou a se ocupar dos assuntos ligados à moral, o contraste entre luz e sombras é um dois maiores instrumentos para sugerir quem está com a VIRTUDE e quem representa a PERVERSÃO DOS VALORES, quase sempre associada a uma força bruta qualquer. No caso, os “envergonhados da função” (além de medrosos) acrescentaram mais um elemento dramático à cena. E ainda encontraram um porta-voz nos dias atuais.

ANEXO– S. MORO no FACE, postado no dia 27 de março, 2016 (depois de reportar a versão dos autos dos julgamentos promovidos pela JUSTIÇA MILITAR, e mostrando a foto de Dilma):
“…Passados 45 anos, essa mesma mulher, não mais usando exatamente as estratégias de terrorismos e arma nas mãos, mas sim uma caneta de Presidente….e a das pedaladas fiscais … Essa mesma Dona Vanda, Patrícia ou Luíza, que agora no poder usa o verdadeiro nome de Dilma, assalta..a CEF…Mais um roubo do patrimônio público do povo brasileiro… E tem gente, que não conhece a história. Única desculpa para sair às ruas para defendê-la...Essa mesma mulher…assume a Presidência da Petrobrás…e graças a uma série de concessões, “desconhecimentos” e pela sistematização da corrupção e crime organizados durante sua gestão…Mais um roubo do patrimônio público do povo brasileiro…E tem gente, que não conhece a história. Única desculpa para sair às ruas para defendê-la…Em março de 2016, a terrorista e assaltante de bancos tenta impedir a prisão de um poderoso milionário e chefe de um cartel organizado…Mais um roubo do patrimônio público do povo brasileiro.… E tem gente, que não conhece a história. Única desculpa para sair às ruas para defendê-la…Mas, só conhece a história quem estuda… e a primeira coisa que a ladrona de bancos fez em seu 2º mandato foi cortar 10,5 bilhões da educação brasileira…pois se mantiver seu público eleitor sem acesso à educação, garantirá as próximas eleições ao PT…Se ainda não acredita nos fatos acima, estude…e então, dar um basta ao roubo do teu patrimônio. Isto sim que é um golpe”.

………………………

CONCLUSÃO: Já do GOLPE MILITAR, que levou aqueles “quase juízes” ao triste papel, não disse nada. E ainda se orgulha de ter “estudado” o tema! Só não fez o mais importante: libertar-se de um certo código da época e seguiu a ótica dos carcereiros. Nem aquele mínimo distanciamento histórico ele conseguiu. Basta isso, para autorizar um mau julgamento sobre suas qualidades como professor. A repetição do MANTRA, dá impressão de que ele não quer dar o direito das pessoas escolherem suas PRÓPRIAS RAZÕES PARA IR À RUA e por quais valores lutar. Eis uma defesa envergonhada e acanhada de uma nova DITADURA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *