Arte e Cultura

“O GRANDE INQUISIDOR” EM “OS I. KARAMAZOVI”-III (FINAL)

(Conquistando a Terra: os 100.000 que se “sacrificam” pelos submissos)
Márcio Amaral, vice-diretor-IPUB
……………..

kuszenie-1-duccio

NOTA: O mais impressionante em todo esse projeto de poema é o quanto o “Grande Inquisidor” é convincente. Seu cinismo tende a predispor, de imediato, contra ele a imensa maioria, mas aqui não se tratam de mocinhos ou bandidos. Essa é, aliás, a marca dos grandes escritores: a ausência de condenação moral prévia e o esforço de penetrar profundamente a mente de todos, especialmente dos que nos parecem mais perversos.

………………….

CONQUISTANDO TODA A TERRA: OS NOVOS CÉSARES

………………

TERCEIRA TENTAÇÃO (já em Jerusalém, sobre um promontório e à vista da multidão)—“Se Tu és Filho de Deus, joga-Te daqui para baixo… “Deus ordenará a teus anjos..que te guardem com cuidado. … Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.” 

Jesus—“A Escritura diz: “Não tente o Senhor teu Deus.” (Mateus 4: 9,12)

……………

AINDA O G. INQUISIDOR (dirigindo-se ao CRISTO aprisionado e mudo): —“…Oh! O negócio está apenas começado e a terra terá de sofrer ainda muito, mas atingiremos nosso fim, seremos Césares e então pensaremos na felicidade universal. Entretanto, terias podido então tomar o gladio de César. Por que repeliste esse derradeiro dom? Seguindo esse terceiro conselho do “poderoso Espírito” (Satanás), realizavas tudo quanto os homens procuram na terra: (1) um senhor diante de quem se inclinar, (2) um guarda de sua consciência e (3) o meio de se unirem finalmente na concórdia em uma comunidade de formigueiro, porque a necessidade da união universal é o terceiro e derradeiro tormento da raça humana….e então a besta virá para nós arrastando-se, lamberá nossos pés…com lágrimas de sangue. E nós montaremos nela, ergueremos no ar uma taça em que estará gravada a palavra: MISTÉRIO. Então somente a paz e a felicidade reinarão sobre os homens. Tu Te orgulhas de Teus eleitos, mas não passam de um escol, ao passo que nós daremos o repouso a todos… Nós tornamos todos os homens felizes e as revoltas e os massacres, inseparáveis de Tua liberdade, cessarão.”

………………….

A VACINA CONTRA REVOLTAS: UM REBANHO “FELIZ”!

…………………..

—“Oh! Nós os persuadiremos de que não serão verdadeiramente livres senão abdicando de sua liberdade em nosso favor….Sem dúvida, recebendo de nós os pães, verão bem que tomamos os deles, ganhos com seu próprio trabalho, para distribuí-los, sem nenhum milagre; verão bem que não mudamos as pedras em pão; mas o que lhes causará mais prazer que o próprio pão será recebê-lo de nossas mãos!… Compreenderão o valor da submissão definitiva. E, enquanto os homens não a tiverem compreendido, serão infelizes…Mas o rebanho se recomporá, voltará a obedecer e será isso para todo o sempre. Então, dar-lhe-emos uma felicidade mansa e humilde, uma felicidade adaptada a criaturas fracas como eles. Nós os persuadiremos, por fim, a não se orgulharem, porque foste Tu, elevando-os, quem lhes ensinou a serem orgulhosos; provar-lhes-emos que são débeis, que são crianças dignas de dó, mas que a felicidade infantil é a mais deleitável….Decerto, sujeitá-los-emos ao trabalho, mas nas horas de lazer organizaremos sua vida como um brinquedo de criança, com cantos, coros, danças inocentes. Oh! permitiremos mesmo que pequem – são fracos – e nos amarão por causa disso como crianças. Dir-lhes-emos que todo pecado será redimido, se for cometido com nossa permissão; por amor é que lhes permitiremos que pequem e assumiremos o castigo de tais pecados. Amar-nos-ão como a benfeitores que tomam a si a carga de seus pecados perante Deus. Não terão segredo algum para conosco….”
……………….
NOTA: em toda a argumentação do INQUISIDOR um fator é omitido, o único capaz de ameaçar o poder de seus seguidores: o enorme prazer que pode advir do se descobrir INTELIGENTE e CRÍTICO. Sim! Toda a aposta de Cristo (segundo esse texto) é nessas capacidades. O mesmo se pode dizer da “aposta de Sócrates”. Esse teria sido o motivo principal para que ambos fossem supliciados. Muitos suplícios ainda virão! Só não contavam que o “Poderoso Espírito” (o das Tentações) contaria com um instrumento como a G. MÍDIA.

………………..

CEM MIL “SE SACRIFICANDO” POR BILHÕES DE “FRACOS”!

………………………..

“…E todos serão felizes, milhões de criaturas, exceto uns cem mil, seus diretores; exceto nós, os depositários do SEGREDO. Os felizes contar-se-ão por bilhões e haverá cem mil mártires encarregados do conhecimento maldito do bem e do mal. Morrerão tranquilamente (os “fracos”); extinguir-se-ão mansamente em Teu nome e no outro mundo nada encontrarão senão a morte. Mas nós guardaremos o segredo; nós os ninaremos, para sua felicidade, com uma recompensa eterna no céu. Porque se houvesse outra vida, com certeza não seria para criaturas como eles. Profetiza-se que voltarás para “NOS” vencer de novo, cercado de teus eleitos, poderosos e orgulhosos. Diremos: ‘Eles só se salvaram a si mesmos, ao passo que nós salvamos o mundo inteiro’! Vocês dirão que a fornicadora* (adoração de falsos deuses), montada na besta e tendo nas mãos a taça do mistério, será desonrada; que os fracos se revoltarão de novo, rasgarão sua (dela) púrpura e desnudarão seu corpo “impuro”. Eu me levantarei, então, e Te mostrarei os bilhões de felizes que não conheceram o pecado. E nós, que nos sobrecarregamos com seus pecados, para a felicidade deles mesmos; nós nos ergueremos diante de Ti, dizendo: Não Te tememos; também “EU” (satanás) estive no deserto, vivi de gafanhotos e de raízes!…Porque se alguém mereceu mais que todos a fogueira, foste Tu. Amanhã, queimar-te-ei. Dixi** (“Tenho dito”).

……………………..FINAL

* A referência à FORNICADORA que encontramos em discussões bíblicas fala em todo tipo de adoração a falsos deuses: “…o profeta Ezequiel descreve em detalhes a história do povo de Deus afastando-se dEle para “prostituir-se” com outros deuses. A palavra fornicação significa “idolatria” (no GOOGLE, sem assinatura. Totalmente de acordo com o texto). O Inquisidor está imaginando uma outra possível volta de Cristo e novo enfrentamento.
** Em verdade, Jesus simplesmente vai embora sem que ninguém atrapalhe seus passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *