Arte e Cultura

PT: DE MALUF A ADHEMAR, INSPIRAÇÕES “DE MATAR”!

(Já imaginaram que bem faria ao Brasil um governo sem o PMDB?)

Márcio Amaral
………………………………………………..

PMDB: o Partido do Movimento Amebóide.
PMDB: o Partido do Movimento Amebóide.

Já há muito, o PT revelou uma certa inspiração em Maluf: “Em eleição, a única vergonha é perder”! Agora, calando-se diante das acusações de seus vínculos com Paulo R. Costa e com o doleiro Youssef e simplesmente seguindo em frente “como se não tivesse nada a ver com isso”, a inspiração parece ser en Adhemar de Barros: “Rouba, mas faz!”. Estão se apoiando apenas nas melhorias alcançadas no tempo de Lula*. A grande verdade é que o antigo PT não existe mais! Achou que reformaria o PMDB e acabou engolido por suas práticas. Há mesmo, entre nós, um sistema eleitoral que premia e quase obriga à sujeira. Daí a perder qualquer tipo de escrúpulo durante campanhas eleitorais, vai uma enorme distância. É o que acontece quando políticos se entregam nas mãos de “marqueteiros”! POR DEFINIÇÃO, eles não têm qualquer compromisso com PRINCÍPIOS. “Depois de mim, o DILÚVIO…antes….o DELÚBIO!”. “O que eu quero é ganhar e o meio é a mensagem”! PRINCÍPIOS e PROGRAMAS?! Deixem isso para os POLÍTICOS de verdade! Nosso povo só quer mesmo panis e circenses!
…………………………………………………………………………………..
NOTA: diante de tantas sujeiras comprovadas na Petrobras e das muito íntimas relações entre Dilma e os envolvidos, custa-se a crer que estão discutindo se Marina mentiu em relação à CPMF (e não mentiu). Como disse o Homem da Galileia: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da trave que está no seu próprio olho?” (Mateus-7)
……………………………………………………………………………………………………………………………

Vaccari, tesoureiro do PT! Como dizia um Rei Francês:"Antes de mim....o Delúbio!"
Vaccari, tesoureiro do PT! Como dizia um Rei Francês:”Antes de mim….o Delúbio!”

Mas o PT não é o meu tema principal. O que me interessa é demonstrar: o PMDB é a representação objetiva do mal que quase paralisa a vida política brasileira. O simples fato de ser o nosso maior partido político e nunca apresentar um candidato para a Presidência do país comprova: visa principalmente parasitar o poder. Mantiveram o termo MOVIMENTO, em oposição à concepção de PARTIDO—uma PARTE da sociedade reunida em torno de um projeto que é apresentado à nação, visando obter apoio da maioria para exercer o poder—, mas o único movimento a que se dedica é o AMEBÓIDE: aquele que tem por finalidade a fagocitose. Se há algo que vai pesar muito no meu segundo voto, é a perspectiva de afastamento daquele grupo PELA PRIMEIRA VEZ do poder, desde a conquista da democracia.

………………………………………………………………………………………………

E quem melhor do que o maior representante do “espírito amebóide do PMDB” do que Sarney? E quantas confissões veladas fez no jornal espanhol “El Pais” (“Brasil en un Labirinto“, 13/9), diante do “tsunami” chamado Marina: 
“…PMDB, el mayor de los partidos de esa alianza…está muy dividido y no vota contra Rousseff solo por su participación en la fórmula…”. 

Melhor teria sido dizer: “En el mapa“…do tesouro, certamente. Sarney está perplexo e isso certamente é bom! 
“Marina Silva es una incógnita…ha dejado su marca como radical, fundamentalista, de capacidad limitada, prefiriendo siempre el enfrentamiento al diálogo y buscando la conversión y no el entendimiento”. 

Como diz o povo: “quando José fala de João, está falando, na verdade, é de José mesmo”. Invertam as palavras e todos encontraremos os “valores” de SARNEY e do PMDB:

“sem raízes” (em oposição ao “radical” oferecido a Marina);

“sem princípios” (em oposição ao “fundamentalista”)

“sedução, arranjos e cooptação” (em oposição ao “enfrentamento”)

“entendimentos sem limites” (em oposição à “capacidade limitada para acordos”)

“adaptações de todos os gêneros” (em oposição à “discussão e choque de ideias”).

Por fim, o “Ter Deixado uma Marca”, em um país de políticos tão sem caráter, é já um grande elogio à ex-senadora.

………………………………………………………………

“MISTERIO E IMPREVISIÓN” ‘vs’ CERTEZAS…AS PIORES!

…………………………………………….

dilamÉ assim que Sarney termina seu texto: “perplexidad…misterio e imprevisión”. Como dizia Ulysses: “Sou velho mas não sou velhaco!”. Enquanto Sarney…já era bastante velhaco bem antes de se tornar velho. Agora está apenas mais decadente. “Brasil ha perdido el optimismo…”. Bem! Considerando que esse otimismo caricatural—que têm tentado gravar na face do brasileiro—tornou-se um instrumento de controle social, que tenha desabado não seria de todo mau. Lula da señales de no querer meterse en un pacto mortífero y se aleja de un duelo fatal…”. Dessa vez, nem o mau romancista escapou. Sarney se superou no mau estilo. Pompa e ridículo! No final, Senhor Sarney, não vai haver nada de fatal! O fatal, no caso, fora reservado para o princípio com o avião. Efetivamente, Marina é pouco previsível e esse não é o seu pior defeito. Enquanto isso, do outro lado…só certezas: as piores possíveis. A propósito, o último “aprendizado” e inspiração do PT foi com o seu adversário histórico (PSDB): agora é o PT quem está fazendo o discurso do medo. Realmente, o PT está demonstrando uma enorme capacidade de “aprender com a experiência”, mas apenas para repetir: “o sertão virou mar”, mas há de ser: “a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar”.
…………………………………………………………………………………………………
NOTA: E “O GLOBO” (quem diria?) DILMOU DE VEZ: Diante da CONFISSÃO de manipulação dos correios pelo Pres. do PT-MG, sua manchete (02/10) foi “AÉCIO E MARINA ACUSAM CORREIOS DE ATUAÇÃO ELEITORAL”: Mas…se os correios, e os brasileiros em geral, são as vítimas da MANIPULAÇÃO, de que acusam a INSTITUIÇÃO “OS CORREIOS”?! Em matéria anterior neste mesmo blog, escrevi que seria interessante apreciar o CONTORCIONISMO que o Globo faria para começar a apoiar Dilma. Aconteceu!
………………………………………………………………………………………………………………………………….
*Custei a acreditar que Dilma defendeu, na assembleia da ONU, uma negociação com o “Estado Islâmico”. De uma tacada, pode ter atirado por terra todas as conquistas de credibilidade, inclusive pelas ações em relação a Gaza. Seria muito ruim sermos identificados como ingênuo e tolos. O único diálogo que o EI parece defender, é o da “FACA COM O GOGÓ”. Finalmente, e depois de muitos abusos e trapalhadas, os EUA parecem estar fazendo algo efetivo e bom por lá. Foram cuidadosos até para com a Síria e o Irã!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *