Arte e Cultura

RESGATE DE PRESOS: A SUPREMA VERGONHA PARA UMA POLÍCIA!

(Vai o RIO, finalmente, seguir um…EIXO de virtude?)

Márcio Amaral

É difícil imaginar um acontecimento mais vergonhoso para uma polícia do que o “resgate” de um chefe de quadrilha já em seu poder. O acontecimento fez-me lembrar dos que envolveram a prisão de NEM. Lembram-se de que alguns delegados da P. Civiltentaram levá-lo para uma delegacia da ZS, depois que ele fora preso por uma patrulha da PM, bloqueando o camburão em plena Lagoa? Era uma primeira tentativa de….”resgate”. Depois, os próprios criminosos poderiam promover o “resgate definitivo” na própria DP. Não fosse a determinação de alguns jovens PMs, a farsa completar-se-ia!!! Foi um belo embate, envolvendo até esvaziamento de pneus.

Mais ridícula, no caso recente, foi a manobra despistadora da qual participou O GLOBO: tentaram desviar o foco para uma possível participação dos advogados dos traficantes que saberiam em que cela o traficante estaria e teriam avisado aos seus comparsas. É MUITO RIDÍCULO! Grande dificuldade teriam eles em descobrir qual cela guardava o “precioso tesouro”!!! E bota tesouro nisso!!! E veio a grande e reveladora notícia: “Foram diretamente à cela onde ele se encontrava e cortaram o cadeado”! Onde foi parar o jornalismo investigativo?

Qualquer bom mágico sabe que o segredo do ilusionismo é sempre desviar a atenção do espectador. Para isso, criam movimentos e gestos cuja intenção é apenas atrair o olhar para outro ponto, enquanto processam a “mágica”. Nossos chefes da PCivil—“onde já Civil?”—aprenderam bem as lições dos mágicos. É verdade que tiveram a ajuda do maior órgão de informação (ou desinformação) do país. Agora, toda a atenção está voltada para os advogados dos traficantes que teriam dado as informações “decisivas”!!!

Deixem de tolice! Quando ele foi levado para um certo lugar, já o foi com a decisão tomada, acordos feitos e planos meticulosos engendrados. Foi o que tentaram fazer com NEM. Agora, montaram uma operação para captura dos advogados em suas próprias casas. Todas as “evidências” de sua participação no acontecido foram: o fato de eles terem estado na DP; terem falado ao telefone e—o dado decisivo—os resgatantes terem ido diretamente à cela onde o preso aguardava pacientemente. Temos bons investigadores em nossa Polícia!? Essa deve ser a razão para não investigarem nada. Estão ocupados com coisas muito mais importantes.

Eo Beltrame que cada dia mais se parece com um “Santo de lupanar”! Fica lá no alto, com uma luz mortiça sobre ele e—para não ver o que se passa embaixo—lançando olhares langues para cima: “Isso não pode acontecer!“, rugiu bem alto….mas aconteceu e o que ele fez? Sua frase muito tortuosa deve dar o que pensar: “Não há como não dizer que isso é ruim”! Que providências tomou? Não temos notícia! Aliás, não temos mais qualquer notícia. NO TERCEIRO DIA—CONTRARIAMENTE AO QUE DIZEM AS ESCRITURAS—O ASSUNTO FOI ENTERRADO TAMBÉM NO JORNAL………….Desapareceu!!! O GLOBO está saindo para o governo Cabral melhor do que o PRAVDA para a URSS. E a hipocrisia de dizer que não houve reação para não colocar em risco vidas inocentes!!!

Esse acontecimento é mais importante, para a insegurança pública, do que qualquer outro….ou deveria ser. É umademonstração cabal—atenção! eu não disse Cabral!—da corrupção e/ou inoperância policial (não há terceira opção). Enquanto isso, a existência de alguns desgraçados inofensivos que cheiram cola e perturbam os grandes capitais que tomaram conta da Lapa, ganha páginas inteiras do mesmo jornal!!! É uma questão de prioridade!! Quer dizer…dos interesses que aquele jornal (“soi disant” ter um papel muito além de um jornal: projetos de poder?) defende. E a sevícia e morte de pescadores ambientalistas que protestavam contra a tomada do espaço público por “currais” que, entre outras coisas, ameaçam áreas de reprodução e proteção ambiental?!! Há algo mais grave do que esse acontecimento, do ponto de vista policial e político?!!! Também foi enterrado (ou afogado) no terceiro dia.

Que a corrupção sofra forte FREIO e que o RIO siga, enfim, um …EIXO virtuoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *