Arte e Cultura

W. WAACK-“PAINEL”: UMA ARMADILHA PARA BELUZZO!

beluzzo(De como cai uma máscara de gentileza e aparecem as verdades interiores)

Márcio Amaral
…………………………………………..
NOTA: este texto estava pronto há algumas semanas. Aconteceram tantas coisas desde então! Ninguém pode negar a competência de WW, mas ele não parece estar em um bom momento. Na chamada do programa sobre os efeitos da vitória na Copa na autoestima dos alemães, disse: “Ninguém mais dizia por lá ‘Deutschland über Alles’. Agora voltaram a dizer.” Como assim? Esse dito foi simplesmente banido pois foi uma das senha para o nazismo, além de totalmente imoral. Aliás, a maior gafe cometida pelo ex-presidente chileno (Piñera) foi escrevê-la em um livro de registro de mensagens por visitantes ilustres. Foi chamado a atenção por isso. WW não tinha o direito a esse erro. Afinal, sabe alemão e conhece bem o país.

………………………..………………………………………………………………..

Até o “Painel” (GNews de 09/8/14), WW conseguira preservar uma certa aura de pessoa educada e respeitosa, além de jornalista competente. Na verdade, era apenas uma pessoa polida…. como um punhal. Melhor: como uma faquinha de escoteiro. Foi até capaz de se transformar no artífice de uma verdadeira ARMADILHA contra um convidado do seu programa. Que coisa feia! Suprema grosseria! Tudo isso a partir de ordem de seus “chefes supremos”, é claro, especialmente um certo Ali Kamel. Bem…o “camelo” ali era outro! Afinal, em dois WW pode haver muitas corcovas. O programa tinha, como de hábito, 3 convidados.  Mas os outros dois funcionaram apenas como “arroz de festa”. Seu objetivo maior? Usar a presença do assessor de Dilma para atacar o governo. O prato principal? Serviram “Beluzzo a gosto”. Parece até prato de peixe

………………………………………………….

Na abertura, uma estranha introdução. Um sarcástico apresentador—aquele mesmo, só que em sua nova versão, certamente mais próxima da sua verdade mais profunda—perguntou se seria possível discutir academicamente se o Brasil apresenta uma tendência à RECESSÃO, sem ser acusado de estar atacando o governo. Em verdade, WW “acusava o golpe” que a Globo tem sofrido na mídia alternativa por estar, a todo tempo, “jogando contra o Brasil” (ver abaixo) e não apenas contra o governo. Passada a palavra para o primeiro debatedor, WW o interrompeu citando L. Gonzaga Beluzzo e pediu ao primeiro que fosse breve para que pudesse passar a palavra ao citado. E o “arroz de festa” não tinha dito quase nada…! Finda aquela curta fala inicial, WW fez a maior de todas as grosserias possíveis da parte de um entrevistador. Disse, literalmente: “Depois da longa intervenção de Gesner Oliveira, vamos ouvir o que o Beluzzo tem a dizer”.

……………………………………………………

Mal Beluzzo começara a falar, WW “puxou a corda” da armadilha engatilhada: falou duramente no ataque recente a seus colegas, M. Leitão e Sardemberg, cujos perfis teriam sido adulterados na Wikipedia, a partir de algum computador do Palácio do Planalto. Nesse momento, recitou algo que depois chamou de “EDITORIAL”. Bem, era uma confissão do ensaio que a EDITORIA o fizera decorar e como se estivesse diante de um “representante dos culpados pela falsificação”. Afinal, quem faz editoriais são as EDITORIAS. Além disso, WW fez um esforço enorme e infrutífero de “falar grosso”, pois não está acostumado, tanto tem adulado os poderosos com “falinha mansa”. Ficou apenas ridículo, com o cenho franzido, como que diante de escolares. E não é que Beluzzo “afinou” parecendo que se explicava ao responder*! O que cabia era apenas dizer que o assunto em discussão era outro e seguir em frente**. Os dois se alongaram e, no seguimento, outra confissão da armadilha e mais uma grosseria: “Para que o Marconi (o terceiro convidado) não fique ali como um espectador privilegiado…”. Esse terceiro convidado deu um sorrisinho constrangido e se ajeitou na cadeira, como se estivesse numa posição incômoda. E estava mesmo. Para mim bastou! É triste ver a que se deixam submeter certas pessoas somente para ver suas “carinhas na telinha”. Nisso não incluo o próprio Beluzzo, pois ele sabe que tem que (por ser próximo ao governo) ir para o “sacrifício” de maneira a levar um olhar um pouco diferente às discussões e não precisa de divulgação.

…………………………………………………………………

 Voltando ao tema inicial e para dar uma ideia do quanto a GLOBO JOGA MESMO CONTRA O BRASIL (e não apenas contra o governo), vejamos o seu jornal do próprio dia 09/8. Na página 36, podia-se ler a manchete: “Inflação de 0,01 já reflete economia fraca”. Bem… se a inflação estivesse alta—grande torcida da oposição para as eleições—seria um escândalo e o dado seria apresentado como mais um desastre do governo, etc. Quando ela vem baixa….“Vamos apresentar a pior versão possível para o dado”. Sabem que todo governo tenta se equilibrar entre esses dois problemas: alta da inflação ‘vs’ baixo crescimento. Quem sabe o governo não está encontrando o “ponto ótimo” entre eles? É uma possibilidade. Enquanto isso, no JN, nova apresentação da INFLAÇÃO como “uma das maiores preocupações do brasileiro”. Na matéria, porém, essa “importância” foi assinalada por SOMENTE de 6 a 8% dos brasileiros. Fala sério! Já em relação à Petrobras, manchetes todas muito desfavoráveis (pág. 31)! Lá embaixo, em letrinhas pequenas um quadrinho “BOA NOTÍCIA”. Para os poucos que leem as matérias—sabem que a imensa maioria das pessoas forma opinião pelas manchetes—está lá um enorme elogio à empresa, vindo do “Wall Street Journal”, depois de brincar com o dito de que Deus é brasileiro”:“Em termos de velocidade com que a Petrobras passou de zero a 500mil barris/dia, é algo sem precedentes”. Todos sabemos que o Governo do PT confunde aquilo que são seus próprios interesses com os interesses do Brasil. Mas, quem não vê também que a Globo faz algo ainda pior? Sabe muito bem que os seus interesses não são, na maioria das vezes, os do povo brasileiro, mas apenas das empresas e, na sua maioria, as estrangeiras. 

………………………………………………………………………………….

*Ele fez pelo menos uma boa intervenção a respeito, embora um tanto constrangida: M. Leitão não tinha o direito de, antes das investigações, acusar o governo como responsável direto pelo acontecimento. Além disso, as adulterações se deram em maio de 2013, antes das denúncias de Snowden (junho 2013) e de que fossem adotadas medidas de proteção maior. Ou seja: qualquer “hacker” poderia tê-lo feito em nome do palácio. Aliás, por que demoraram tanto a tomar conhecimento do caso? Estavam esperando pelas eleições? Sugiro a Dilma que considere trazer E. Snowden para sua assessoria.
**E então, o problema sobre o qual fizeram tanto alarde, simplesmente desapareceu do noticiário. Não tinha mesmo grande importância. São muito irresponsáveis!

1 Comment

  1. Já era hora da Globo chegar ao divâ do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, eles realmente precisam já que temos uma mídia psicopata, acho inclusive que outra áreas da medicina deveriam se somar, numa ajuda conjunta ao país e analisar se não existe um diagnóstico de alzheimer, já que as atuais afirmações da mídia revelam falta de memória em relação a corrupção patológica desde os tempos do império. Só gostaria de reiterar que govenos, como o do PT que governam priorizando questões sociais, em especial no Brasil com um sistema eleitoral cruel e paralisante, pode sim confundir seus interesses com o do país, pois defendem os interesses do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *