O IPUB , comprometido a reforma psiquiátrica e Sistema Único de Saúde, vem nos últimos anos investindo na humanização do cuidado e tratamento ofertado em suas enfermarias. Esses espaços destinam-se ao tratamento de pessoas em episódios graves sofrimento mental, submetidos a intenso risco psicossocial, para os quais há indicação de tratamento em regime hospitalar, pelo menor tempo possível para melhora de sintomas e seguimento do tratamento em serviços territorializados (CAPS, Clínicas da Família, Ambulatórios) do SUS.

Desde 2003, as vagas para internação no Instituto de Psiquiatria passaram a ser submetidas ao controle da Central Estadual de Regulação de vagas da Secretaria Estadual de Saúde.

Para internar o paciente no IPUB o mesmo deve ser levado a um dos seis serviços de pronto-atendimento psiquiátrico do Município do Rio de Janeiro:

Instituto Municipal Philipe Pinel – (21) 2542-3049 Ramal 2048

Instituto Philipe Pinel
(21) 2542-3049 Ramal 2048
CER Centro (Hospital Municipal Souza Aguiar)
CER Barra da Tijuca (Hospital Municipal Lourenço Jorge)
(21) 3870-3716
CER Realengo (Hospital Municipal Albert Schweitzer)
(21) 2233-6791
CER Campo Grande (Hospital Municipal Rocha Faria)
CER Pedro II (Hospital Municipal Pedro II)
(21) 2419-4792 / 3313-2554
Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro
(21) 2332-5676 / 5677 / 5680

Após serem avaliados pelos médicos desses hospitais os pacientes são admitidos e posteriormente encaminhados ao IPUB.

O Instituto de psiquiatria possui 75 leitos psiquiátricos para internação, divididos em duas enfermarias separadas por gênero. Em ambas as enfermarias, os pacientes são acomodados em quartos, em média compostos por 4 – 5 leitos. Cada uma das enfermarias é guarnecida por um posto de enfermagem, dentro dos quais 2 – 4 leitos são reservados para observação clínica dos pacientes. As duas enfermarias possuem pátios abertos internos, arborizados. Médicos residentes e especializandos e residentes multiprofissionais são responsáveis pelo acompanhamento de cada um dos pacientes internados, sempre com a orientação de supervisores médicos, de enfermagem, psicologia e serviço social. Dessa forma integrada buscamos o atendimento humanizado em psiquiatria e saúde mental dos pacientes e suas famílias, tendo como o objetivo principal a rápida compensação dos quadros de crise com cuidado conjunto com as equipes de saúde e saúde mental dos CAPS e demais serviços de acompanhamento territorializado.

Dr. Allan Gonçalves Dias
Responsável Técnico
Dra. Clarisse Rinaldi Salles de Santiago
Direção Clínica
Supervisores de Equipe
Instituto de Psiquiatria da UFRJ
Clínico Geral
Instituto de Psiquiatria da UFRJ
Horário de Funcionamento geral do IPUB
Das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos serviços hospitalares e de emergência que funcionam das 24hs, todos os dias da semana, incluindo final de semana e feriados.
Contato
(21) 0000-0000