Arte e Cultura

“A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO”!

("Dormia a UFRJ tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações...")
Berço
…………………………
NOTA: UFRJ TRANSFORMADA EM UMA CUNHA CONTRA A CIDADE? Na última reunião do CONSUNI (28/11), talvez percebendo que o “tal projeto” começou a “fazer água”, sua coordenadora solicitou autorização para, independentemente do que for decidido, levar adiante os esforços para a aprovação do “PROJETO DE LEI DA PREFEITURA (LEI ESPECIAL)”, pois seria muito benéfico (sic) à UFRJ, etc. Trata-se de uma última armadilha: associar a UFRJ a uma violência contra a cidade. Todos sabemos muito bem: essas coisas começam como “especiais” e se generalizam. Lembram-se da história da “cabecinha”? A legislação atual é muito boa e precisa ser preservada INCÓLUME. Aquela Sra NÃO PRECISA DESSA AUTORIZAÇÃO DO CONSUNI. As tratativas já começaram. Mas que não fale em nosso nome!
………………………………………….
Uma UNIVERSIDADE que entregou o seu destino nas mãos de entes externos já perdeu sua AUTONOMIA. Como chegamos a esse ponto de REGRESSÃO e INFANTILIZAÇÃO?! Somente nas últimas semanas soubemos que a Coordenadora do tal projeto não é Profa da UFRJ; que não tem ligação orgânica ou histórica com a UFRJ! Que foi contratada (não sei por que instrumentos) como responsável para as “RELAÇÕES EXTERNAS” da UFRJ e tem remuneração oficial associada à divulgação do “BOTA ABAIXO-UFRJ”. Afinal, esse é o seu espírito: transformar a UFRJ em um “agente imobiliário”. Em vez de promover e gerir ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, vamos “gerir” investimentos em “ativos imobiliários”. Ou seja: querem de nós bem mais do que TERRITÓRIOS: querem a NOSSA ALMA. Uma coisa é certa: no processo, seríamos profundamente CORROMPIDOS (em termos de valores morais). Meu grande temor é que essa CORRUPÇÃO já esteja em curso…e de maneira IRREVERSÍVEL.
……………………………..
CONTRATANDO ENTE EXTERNO PARA RELAÇÕES…EXTERNAS!
……………………….
E em uma UNIVERSIDADE!? É um contrassenso. Se fôssemos uma grande empresa, poderia haver “benefícios” nisso e sua denominação seria “LOBISTA”: instrumento criado pelo CAPITAL com a função específica de corromper a democracia*! Considerando que todos os movimentos desses LOBISTAS visam “contornar” o interesse público (aprovação de leis, eliminação de controles, etc.), não faz sentido sua contratação por um órgão…PÚBLICO! Os interesses que defenderiam seriam os daqueles com os quais têm ligação orgânica! Até por sua origem agiriam contra o INTERESSE PÚBLICO…ELEMENTAR! A ingenuidade dos membros da gestão anterior da Reitoria era tão grande…mas tão grande, que não se deram conta de estar contratando e pagando a alguém para defender os interesses de bancos… contra a UFRJ. Tudo isso maquiado em migalhas ofertadas aos “mais pobres que conseguiram entrar na UFRJ”. A coordenadora do “tal projeto” está mais se parecendo com uma “lobista às avessas”. Talvez por isso tenha se ofendido tanto com o texto aqui publicado: “A VESPA E A ARANHA”. Não ataco pessoas, mas o papel que julgo estarem desempenhando. E o dela… não me parece muito nobre.
……………………………………
“ROUBANDO DOCE DE CRIANÇAS”: SEDE DEMAIS AO POTE!
………………………..
Até que a nossa ingenuidade já teve pelo menos uma boa consequência: o CAPITAL achou tudo tão fácil..mas tão fácil…que abandonou certos cuidados! Encontrou a REITORIA tão desmoralizada…mas tão desmoralizada que nem acreditou poder surgir alguma resistência importante em algum outro lugar: “seriam localizadas e logo sufocadas sob o peso da UNIÃO DA UFRJ, fruto do trabalho conjunto de 2 Reitorias”! Tudo isso só fez elevar  o seu desprezo por nós (agentes públicos, em geral). E assim, passaram a desconsiderar nossa eventual resistência em seus próprios movimentos. Só quem pensa estar tratando com IMBECIS pode entrar em uma instituição complexa como o IPUB—construída muito lentamente por várias gerações e sobre a qual não têm informações—e dizer que nos dariam outro IPUB “igualzinho, só que um pouquinho mais prá lá”. Estavam brincando de LEGO ou contando com um PRODÍGIO qualquer? Quem sabe a movimentação de placas tectônicas?
…………………………………………………….
UM REITOR FALANDO COMO SE FOSSE CORRETOR…DE IMÓVEIS
Somente agora resolvi me debruçar sobre a ATA da sessão do Conselho de Curadores (02/07/2018) presidida pelo REITOR na qual foram estabelecidas as bases para a violência que vem sendo executada contra a UFRJ. Nada revela mais uma pessoa do que a LINGUAGEM que aplica. Ideias são facilmente falseáveis. Mas a linguagem…escapa e denuncia. E quando começamos a usar a linguagem dos que tentamos combater? É sinal de que fomos devorados. Procurem por alguma expressão de espírito público na sentença: Os ativos que a UFRJ poderia ceder são muito APETITOSOS… para o mercado” (do Reitor). O que dizer ainda do CINISMO**?
……………………………….
*Só um agente do CAPITAL poderia inventar a expressão “LOBBY muito saudável” como fez o prefeito ao convocar suas “brigadas pentecostais” para impôr uma pouco provável aprovação do tal projeto no CONSUNI!
**Vou ler detidamente a ATA em questão e apresentar aqui algumas impressões a respeito.
Vice- Diretor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ