CARTA ABERTA À NOSSA REITORA-UFRJ!

(Por favor! Não deixe que sua GESTÃO seja USURPADA!)
……………….
Prezada Profa DENISE PIRES DE CARVALHO!
Poucas vezes vi a indicação para o exercício de uma Reitoria ser cercada de tantas expectativas positivas quanto a da Sra, minha prezada Reitora! Isso se deveu, na minha opinião, a diversos fatores, alguns ligados à sua própria história, mas também ao ambiente difícil ao qual estamos todos submetidos em nosso país. Talvez fosse possível uma interlocução afirmativa e respeitosa entre todas as autoridades brasileiras! Quem sabe não resultaria disso um aprimoramento generalizado do respeito que as autoridades precisam manter umas com as outras, sempre em função do interesse público!? E assim, sua ascensão ao mais alto cargo da maior UNIVERSIDADE FEDERAL do Brasil foi saudada muito para além dos nossos muros e territórios. Suas primeiras medidas reforçaram muito a expectativa inicial, até que surgiu um certo projeto que semeou a discórdia na nossa comunidade acadêmica.
…………………………
A “NOVA CARA” DA UFRJ?! FALAM E DECIDEM POR NÓS?!
“Quem deu autorização ao prefeito para decidir o que é bom para nós? A UFRJ tem se rebaixado a níveis inaceitáveis. Mas há algo pior ali: planejam usar pessoas externas, ou de ligação secundária à UFRJ, para “influenciar” os resultados? Ignorante da luta política, o pastor não sabe que pessoas envolvidas diretamente em uma luta política NÃO FAZEM LOBBY, mas movimento…POLÍTICO! Inventou até o “lobby saudável”. Do ponto de vista da DEMOCRACIA, todos são perversos. O que dizer da “Brigada Pentecostal” anunciada para atuação na política…contra a política!

DEIXEMOS DE LADO O TAL PROJETO, AQUI PELO MENOS!

Não vou falar dele, mas penso que até essa discórdia seria superável, caso certos PRINCÍPIOS estivessem sendo respeitados e se houvesse a certeza de que é a Sra quem está conduzindo todo o processo. Infelizmente, porém, não é essa a impressão deixada pelos últimos movimentos de seu Vice-Reitor. Muito pelo contrário, ele parece empenhado ativamente em desautorizar as palavras e promessas SOLENES tornadas públicas pela Sra: em reuniões com a comunidade acadêmica, escritos oficiais e gravações em vídeo. Refiro-me mais especialmente à garantia, até hoje não negada, de que TODOS os atos e movimentos dessa Reitoria (relacionados ao tal projeto) somente seriam discutidos e eventualmente implementados DEPOIS da divulgação dos estudos em andamento. A Sra foi tão enfática nessas afirmações que chega a ser incompreensível que um subordinado seu esteja agindo em sentido exatamente oposto. Algumas dessas condutas vão além até da IRRESPONSABILIDADE, implicando irregularidades administrativas, como entregar a entes externos o controle de áreas e construções sob nossa guarda, sem autorização do CONSUNI*.
………………………….

A Sra precisa se dar conta de que, caso essas condutas não sejam desautorizadas de imediato, as pessoas poderão pensar que a Sra foi usada—sua simpatia, gentileza e lhaneza no trato para com todos—por pessoas sem escrúpulos; como uma espécie de “cortina de fumaça”** para fazer passar intenções inconfessáveis. E isso é mais do que preocupante, é ASSUSTADOR! Não somente para sua gestão, mas para a UFRJ como um todo.  Afinal, estamos no início de sua gestão e todos muito interessados em que ela siga seu curso sem maiores traumas. Para isso, entretanto, é IMPRESCINDÍVEL haver uma CONFIANÇA generalizada. E essa confiança, prezada Reitora, encontra-se hoje fortemente abalada! Não no que se refere à honestidade, mas ao exercício do PODER LEGÍTIMO que lhe foi conferido. E esse poder, exercido com firmeza, critérios e respeito, é imprescindível para gerar bons ambientes de trabalho. Foi na Sra que a maioria da comunidade votou e é da Sra que esperamos um exercício justo de poder.

………………………….
O PORQUÊ DO APELO: UM “MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM”!
Prezada Reitora! Olho à nossa volta e não encontro outra pessoa, além da Sra, que possa salvar nossas relações institucionais! Nunca me refiro a possíveis “UNIDADES” nas lutas políticas. Todas são falsas em sua própria origem. Sua “defesa” costuma gerar mal estar generalizado, pois visam submissão e preparam o ambiente para acusações de “divisão”, etc. Mas é possível (e desejável) a procura por aquele mínimo que aproxima as pessoas de boa vontade e de bons propósitos, sempre através de debates e discussões. Sendo assim, faça parar o açodamento daqueles que nos estão como que atropelando, à Sra e à UFRJ, como um todo. Chame para Sra a responsabilidade pela condução de um amplo e NÃO VICIADO processo de discussão. Tudo o que se deu até agora pode ser reduzido a um conjunto de táticas de “como fazer passar um projeto forjado fora da UFRJ! Quais os melhores argumentos para embotar o espírito crítico das pessoas!”. E não é necessário dizer o quanto isso envergonha uma instituição que é conhecida como uma espécie de “TEMPLO SAGRADO DO DEBATE”. Foi somente aqui (e por isso mesmo), aliás, que outras investidas de governos contra nossa AUTONOMIA foram barradas.
À disposição e sempre esperançoso na vitória de nossas melhores tradições,
……………………………………….

*Trata-se de uma violência contra um DIREITO LÍQUIDO E CERTO e logo deverá gerar a emissão de um MANDADO DE SEGURANÇA contra os efeitos desses atos.

**Por falar em “cortina de fumaça”, imagino o que diria um grafólogo sobre quem assim se assina.