Notícia IPUB

PANDEMIA: DAS MODIFICAÇÕES IMPLEMENTADAS NO IPUB

(Rearranjo das enfermarias: 4 segmentos para permitir isolamentos)
Enfermagem04

Profa. Virgínia Faria Damásio (Chefe de Enfermagem)
Dr. Leonardo Lessa Telles (Diretor Clínico)
Dr. Allan Gonçalves Dias (Diretor Técnico)

Toda a sociedade está acompanhando as dificuldades que as diversas instituições voltadas à assistência em saúde estão encontrando (em todo o mundo) para fazer frente à PANDEMIA ainda em curso. Nessa situação, e diante do pouco avanço no que se refere a tratamentos e vacinas, o único consenso encontrado até agora em termos de condutas gerais, está na promoção da identificação precoce de casos e no afastamento (mais ou menos intenso) social e entre grupos de diferentes situações. E essa é exatamente a maior dificuldade enfrentada pelas unidades voltadas à saúde mental, cuja população encontra dificuldades especiais para seguir certas recomendações. Depois de muito estudar nossa situação e de ouvir inúmeras pessoas envolvidas na assistência, chegamos a um modelo de funcionamento que aqui vamos apresentar. Já está em curso e com resultados bastante satisfatórios.

A SUBDIVISÃO JÁ IMPLEMENTADA DAS ENFERMARIAS 

Nossa enfermaria masculina (que agora recebe o nome de Enfermaria Vermelha), por ser ligada fisicamente ao plantão e à recepção dos pacientes em sua chegada para internação, foi subdividida segundo os seguintes critérios que guiarão o trânsito desses mesmos pacientes na instituição.

A Enfermaria Vermelha passa a ter a característica de enfermaria de admissão, de observação de pacientes com sintomas gripais e de quarentena para os pacientes com teste positivo para coronavírus.

Enfermaria antiga

PACIENTES SEM SUSPEITA DE CONTÁGIO (Enfermaria Verde)

Esses pacientes serão acolhidos na nossa ampla ENFERMARIA originalmente destinada às pacientes do sexo feminino que foi subdividida de maneira a acolher os pacientes sem sintomas respiratórios e com testagem negativa para COVID-10. Há que assinalar: foi mantida a separação por gênero e a proximidade do corpo técnico dos dois segmentos.

Enfermagem02Enfermagem03

DAS ENFERMARIAS CLÍNICAS

As enfermarias clínicas representadas pelos leitos de observação dentro do posto de enfermagem serão mantidas no funcionamento das novas enfermarias (Verde e Vermelha), sendo renomeadas de Enfermarias Amarelas. Seus leitos são reservados para aqueles pacientes que demandam observação continuada em função de questões clínicas/psiquiátricas, conforme observado em pacientes com risco de suicídio, necessidade de contenção e fragilidades físicas, por exemplo.

Como tudo que se refere à pandemia tem sido mutável e dinâmico, exigindo atualizações e adaptações contínuas, já está sendo planejada uma nova intervenção, de maneira a possibilitar a ocupação aproximada do nosso número original de vagas. Com isso, poderemos atender à demanda que nos tem sido apresentada pelas autoridades municipais. Tudo será informado e reportado, segundo a evolução da situação. Não seria demais, ainda, informar que as duas dezenas de pacientes que testaram positivamente para o COVID-19 entre nós (e também alguns membros da equipe) foram assistidos (ou monitorados, no caso dos funcionários) e evoluíram bem.

 

Diretor Clínico - IPUB/UFRJ