Arte e Cultura

CAÇAMBAS, VIGAS…PAES NADA TEM A VER COM ISSO?!

(A LAMSA e sua enorme LAMBANÇA!)

Márcio Amaral

……………………….

O Brasil foi surpreendido pela derrubada quase surreal de uma enorme passarela na Linha Amarela, matando 5 pessoas e ferindo muitas outras. Tentando esconder a logomarca da Prefeitura, estampada na carroceria do caminhão que havia causado o acidente, o prefeito disse que O responsável (só e apenas 1) tinha que responder por seus erros, etc. Mais uma vez, a exemplo do que aconteceu com o desaparecimento (roubo) das vigas, ele não tinha nada a ver com aquilo. Talvez não conheça a origem da palavra RESPONSABILIDADE: aquele que responde por. Ou seja: ele é sim o responsável por tudo o que diz respeito às funções e atividades da Prefeitura. Quer dizer: SE HOUVESSE APENAS UM RESPONSÁVEL (e há vários),  ESSE UM SERIA ELE MESMO! Pode não ser culpado, mas é sempre o responsável. Bem…ele só gosta mesmo é de aparecer nos “momentos festivos”. Quem se lembra de que, logo no seu primeiro ano de administração, promoveu um desfile da Disneylândia em plena Av. Atlântica? É o “Prefeitinho Disneylândia”. Que vá para lá! Lá não somem vigas nem caem passarelas sobre as cabeças das pessoas.

…………………………

E como estão agora tentando, com a cumplicidade da GMidia, esconder o que efetivamente se teria passado!!! Por um enorme acaso, ouvi de um técnico do RGS, em um programa na TV Record: “Agora está tudo claro! Ele levantou a caçamba para esconder a placa e evitar uma multa!”. Acabara de saber que: 1-a caçamba subira exatamente no momento em que o caminhão entrou na Linha Amarela; 2-eram nove e pouco da manhã (horário não permitido para tráfego de caminhões); 3-o caminhão já fora multado outras 3 vezes por trafegar antes da hora. Dito isso…PANO…RÁPIDO!  Na mídia não se aceitam verdades ditas assim, de maneira tão nua e crua. Passado o trauma inicial, a GMídia—o Globo à frente e dando o tom—promoveu a típica pirotecnia visando fingir que investiga, levantar uma cortina de fumaça e confundir tudo, misturando várias “linhas de investigação”. Como os polvos, “jogam polvo nos olhos do povo”! Fizeram o mesmo com o tiroteio promovido pela PM/Governo do Estado/Prefeitura no “Reveillon“; com a queda do avião da Air France* e outros. São mesmo mestres consumados em investigar detalhadamente e revelar situações escusas dos seus inimigos—Dirceu e seu virtual e fracassado trabalho no Hotel de Brasília—mas também no esconder (fingindo que investigam) “VIGAS” que pesem na reputação dos amiguinhos. Eduardo Paes é o maior amiguinho da Globo, no momento. “HAJA VIGAS! HAJA CAÇAMBAS!”. A Globo está arriscando muito o que ainda resta de seu prestígio.

…………………………………….

Vamos fazer apenas um exercício de lógica, juntando uma série de fatos e acreditando na inteligência dos meus poucos leitores. A que conclusão chegariam se soubessem ainda (além dos assinalados) que:

1-um motorista de ônibus percebeu logo que a caçamba estava levantada e tentou emparelhar com o caminhão para avisar ao motorista?

2-o viu passar por outras 3 outras passarelas, bem no meio do seu vão e nelas quase raspando? Que, quando o viu se dirigir à lateral da pista, pensou: “Vai bater!”

3-conforme um outro técnico da área, o levantamento da caçamba provoca múltiplos abalos e instabilidade no caminhão como um todo, especialmente quando em alta velocidade, tornando impossível que o motorista não repare?

4-com a caçamba levantada, é impossível olhar através do retrovisor sem vê-la levantada, além de ser visível pelo retrovisor lateral?

5-ele admitiu, quase de imediato, que estava falando ao celular “com um amigo” cujo filho teria desaparecido? Todos sabemos: infelizmente, confissões não são muito frequentes nessas situações, salvo se forem para esconder um crime bem mais grave.

A que conclusão, diante desses fatos, chegariam?

………………………………

Mas agora vem o pior, pois se fosse somente uma atitude de um irresponsável (e há tantos), não haveria muito a dizer, além de falar mal da humanidade em geral. É O QUE TENTA FAZER O PREFEITO E SEUS ASSESSORES. O motorista teria sido orientado quanto ao que falar, como participar do jogo de “informar desinformando”. E a logomarca da Prefeitura estampada no caminhão? O prefeitinho achava que, com isso, obteria vantagens, pois daria a impressão de que a “frota da prefeitura estava em toda parte”*. Para todos os lados veríamos o PAES trabalhando. Só se esqueceu de que os caminhões são grandes criadores de problema e de risco às pessoas. O Prefeito só quer o BÔNUS das coisas. Na hora do ÔNUS…..“Tira isso daqui! Eu nunca ouvi falar nisso…!”. Agora eu pergunto: Dá prá levar a sério uma pessoa dessas? E a GMídia que não investigou nada? Aliás, quer me parecer, uma investigação (e ela seria muito importante) poderia ser dirigida apenas a responder às perguntas que estavam na mesa: entrevistar os colegas do motorista (em off e com “voz de pato”); ir atrás do celular e procurar os registros de conversas no momento da colisão e outros dados que seriam conclusivos.

…………………………………….

POR FIM….A LAMSA E SUA LAMBANÇA

…………………………..

A PASSARELA ESTAVA SOMENTE APOIADA NOS PILARES! QUE VERGONHA!! Dá para acreditar nisso? Agora estou mesmo na dúvida quanto ao que foi mais escandaloso: se o sumiço da vigas—de muitas tolenadas e 40m de comprimento—ou se a queda da passarela, apenas apoiada em pilares que não sofreram qualquer abalo!? Se houvesse alguma AMARRAÇÃO, disse um engenheiro, tudo teria sido diferente. Ou seja, faltou fiscalização e toda a aura de seriedade, que se tenta criar em torno do Prefeitinho, desabou junto com a passarela. Está cercado de amiguinhos irresponsáveis (ou vocês acham que quem roubou as vigas foram pessoas estranhas à atual administração da prefeitura?), e isso salta aos olhos, apesar das propagandas (pagas diretamente ou não). Se o trabalho tivesse sido bem feito, provavelmente teríamos apenas a aberração do choque e destruição de uma caçamba. Quem sabe um pequeno abalo da estrutura da passarela? Afinal, a caçamba desprendeu-se e o caminhão passou desgovernado. Haveria um choque de algum carro com a caçamba caída? Talvez. As pessoas sobre a passarela sofreriam um susto enorme? Certamente. Mas tudo seria tão diferente! Foi em homenagem à memória dessas vítimas que me debrucei sobre o assunto. Que sua morte não passe em branco!

……………………………………..

*Algumas informações que ficaram perdidas no emaranhado da falsa investigação: os pilotos da Air France recebiam bônus caso gastassem menos combustível em suas viagens; assim, faziam cálculos para levar o mínimo possível de combustível (seu próprio peso é um dos maiores responsáveis pelo consumo); um piloto da Ibéria (que se desviou das nuvens muito carregadas) viu o avião da AF nelas entrando diretamente e sem se desviar. Talvez seus pilotos acreditassem que o avião ultramoderno era imune às intempéries e não quisessem perder o bônus. Por trás de quase todas as grandes tragédias está a ganância. Vão apertando os custos, até “encontrar o limite”. Está na alma do capitalismo e, quando o controle é frouxo… O resto todos já conhecem bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *