Arte e Cultura

CARNAVAL: APOTEOSE DE AFIRMAÇÃO CULTURAL E POLÍTICA-I

(E a GLOBO—quem diria?— virou uma órfã mendigando acolhimento!)
Márcio Amaral, vice-diretor, IPUB

……………………..
fora-temerHá exatamente 1 ano, as forças progressistas brasileiras estavam acuadas sob uma campanha de matiz fascista “como nunca antes nesse país”. Dentre muitas coisas, e para que se tenha noção da trama capitaneada pela Rede GLOBO, em um certo concurso chamado “A CAPELLA”  (Faustão com R. Cravo Albin, fev/16) e depois da apresentação do grupo “SetBlack” disseram os dois: “E estão todos de preto…Bem a propósito do Brasil de hoje!; “Quem sabe da próxima vez eles veem mais coloridos?“. Tinham cantado o “Brasil, Mostra a sua Cara!”. Logo todos veriam que “cara era essa“. Já no próprio 13M a apresentação foi de um outro grupo (“SubVersos”) em cujas vestes predominavam o verde e amarelo. Disseram, então,  os 2 apresentadores (alternando falas decoradas: ver terceiro min. no link): Num dia verde e amarelo, nós ouvimos um grupo em verde e amarelo; a quadrilha é o NE…e é o Brasil…Mais Brasil do nunca”. Na final (era um concurso)—aproveitando-se do discurso de “diversidade”—chegaram a criticar uma certa “ditadura do Samba”: “Música brasileira não é só samba, etc.”. Agora, 1 ano depois, a Globo está tentando apenas “livrar a sua cara”. Foi até engraçado vê-la meio órfã no carnaval. Onde ia, ouvia o que não queria. Bem no finzinho…foi adotada pela B. de Ipanema…mas só no carro e no cercadinho. Antigamente, era ela quem ADOTAVA “quase artistas”. É mesmo um GIGANTE DE PÉS DE BARRO.

……………………..

E AINDA FALAM EM “TEORIA DA CONSPIRAÇÃO”…!

………………….

Agora me digam: seria possível a ocorrência daquela sequência de falas, naqueles momentos e situação, sem que fizessem parte de uma trama? Gostaria tanto de saber quem sugeriu ao tal “SetBlack” a canção “Brasil, Mostra a sua Cara!”! Teria sido a própria produção? Se foi…BINGO! Não deve ser difícil verificar. Tudo ali apontava para o 13M: a GRANDE APOTEOSE fascistoide brasileira. Além da G. Mídia, os outros “braços da conspiração” também estão agora bem caracterizados: Moro com seus chamamentos à agitação popular e Cunha/Yunes/Padilha com a prévia “compra” dos 140 deputados. O que dizer do DESCARTE maroto (por Moro) da pergunta que Cunha fizera a Temer sobre a “mula” Yunes e o dinheiro entregue a Padilha? Cunha—quem diria?—atirou em Temer e acertou em MORO. Dessa é difícil ele escapar. Felizmente, a “cara” do Brasil está longe de ser a do público do Faustão: parecem foquinhas uniformizadas: batendo palminhas na hora que seu mestre manda, sem ganhar nada e com logotipo na lapela.

……………………..

E A “PASSIVIDADE” DO POVO BRASILEIRO?

………………………………

Um ano se passou e tudo mudou! Mesmo assim, algumas pessoas ditas “de esquerda” ainda se desesperam com aquilo que chamam a “passividade do povo brasileiro”: “Como não se revoltam?; Como não vão prá rua e param tudo?, etc.”. E com que certeza “sabem tudo o que precisa ser feito”! E como estão convencidas de que todos têm de ver as coisas da mesma maneira! Na melhor das hipóteses e quando muito, chegam a pensar: “Como o povo demora a chegar às conclusões que são tão óbvias para mim?”. A isso chamam “paciência revolucionária”. TENTANDO me colocar na posição da gente simples, é muito natural que nos olhem “meio cabreiros”; talvez pensando: “O que esses caras querem com tudo isso?”. Nosso povo, em média e em geral, está longe de ser passivo. É verdade que sua resistência é mais inercial e isso tem o seu enorme valor*. Tão acostumado a se defender de todo tipo de manipulação, só se move mais ativamente diante de certezas SEMPRE INTUITIVAS. Vejam agora a perplexidade do “ESTADÃO” diante do RESSURGIMENTO do fenômeno Lula, mesmo com toda a derrocada do movimento que o sustentava. A gente simples identificou ali uma verdade, talvez a ÚNICA ainda viva na política brasileira…infelizmente. Não briguemos com o povo. Ele tem suas razões…e muito fortes. O pior que poderia acontecer seria ser usado como MASSA DE MANOBRA…por qualquer um.
…………………………
JÁ OS “REMEDIADOS”…COMO FORAM MANIPULADOS!
………………………..
Se a gente do nosso povo não é tão manipulável, os ditos “remediados”…que vexame! A Globo, com a “Renata Sepresta..a qualquer papel” fez deles o que bem quis. Eu, que gosto de (pelo menos) ver os movimentos sociais, cheguei a ficar enojado com uma faixa na Av. Atlântica (13m): “WE ALL ARE SÉRGIO MORO!”. E como saudavam os helicópteros que os sobrevoavam: velhos se parecendo com crianças saudando a descida de um “Papai Noel”. Estaria eu na Flórida ou em novo desfile da “Disney Parede” como o promovido por E. Paes em 2009? A nota boa era que ali quase só havia gente de meia idade, velhos e crianças. Os jovens, que andam bastante resistentes às manipulações em geral, quase não estavam lá. E como me foi difícil, diante daquelas cenas, reencontrar minha crença no DESTINO** de nosso povo como referência à humanidade em tantas coisas fundamentais: especialmente na cultura e relações muito humanas! E como esse carnaval me ajudou nesse aspecto!

………………..CONTINUA..

*Basta que olhemos como costumam evoluir essas mobilizações de “grandes massas”. Há um VALOR nessa aparente inércia de nosso povo. Perdida a batalha ideológica, os fascistas de todos os calibres manipulam “massas” muito melhor. Por isso, as “Jornadas de Junho” prepararam o 13M. Os resultados de nossos esforços são muito mais demorados.

**Os JUÍZOS (que têm algum interesse) podem ser divididos entre os: 1- voltados às verdades atuais e sempre prisioneiros das premissas; 2- que, sem desdenhar as premissas, apontam para a construção de novas verdades à frente. Os primeiros são típicos dos cientistas, mas também dos burocratas que tudo fazem para aprisionar a evolução. Os segundos, mais afeitos aos reformadores sociais e aos poetas. Considerando que “POIESIS” significa construir, produzir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *