Arte e Cultura

CRISTO-ÁGUIA! “PASSA GAVIÃO! TODO MUNDO É BOM”- II

(Meus amigos…e inimigos! Salvemos a Sapucaí: da cabeça de burro e da boca do sapo)

Márcio Amaral

……………………………………………………………………….

águia cristoNão há tecnologia que consiga superar o mal estar causado pela violência a uma disposição moral. Se há dois símbolos (e seres) antípodas são o do CRISTO REDENTOR e o da ÁGUIA que costuma ser usada por todos os governos e povos imperialistas (Roma, Inglaterra, Alemanha, USA…sem contar com outros imitadores baratos). E quando ela se curvou para passar sob a torre de TV? Parecia um início de mergulho fatal sobre alguma presa. O Cristo estava mais para o monstro mitológico HARPIA, associado à morte e não à REDENÇÃO….por mais esteticamente bonito que pudesse estar, volto a dizer! Devagar com o andor, minha gente! Os símbolos e metáforas são mais sutis do que o barro do santo do andor! Eu, que me sinto um cristão (ainda que descrente em vidas após a morte), tive um enorme mal estar com aquela imagem. Confesso até que torci para que a tecnologia falhasse e ela enganchasse na torre. E a águia (quem diria?) foi salva pelos macacos…hidráulicos! Enquanto isso, a “macacada” vibrou e aquele locutorzinho de futebol disse: “Parecia um gol“. Que pobreza meus Deus! Cristo…Olhai prá isto!. Não! Bem melhor é que vire a cara e espere por mais respeito. “Onde nós chegamos”! ATENTEM BEM PARA ISSO: O grande momento do desfile carnavalesco (o “gol”), foi uma proeza tecnológica! E voltado para que o símbolo da Portela se curvasse sob a torre de TV! Pensando bem, há nisso muito simbolismo. Eu diria, como as crianças de outros tempos, dirigindo-se à morte e sem o saber bem: “Passa passa gavião…Todo mundo é bom! A lavadeira (e todos os demais trabalhadores, seus pais) faz assim, assim, assim…!”.

……………………………………………………………………………………..

E como maltrataram/exploraram o seu próprio símbolo os portelenses! Drones e até um brinquedo de criança—que mais parecia uma libélula ou a “Demoiselle” de S. Dumont, o mais elegante objeto voador já criado pelo homem—ficaram atirando na Avenida! Um pobre locutor global tentou mandá-lo aos ares e fracassou diante das câmeras. Um homem do povo pegou o apetrecho no chão e, sem ligar muito para o homenzinho, fê-lo voar. A gente do povo sabe e sente que as câmeras escondem muita frustração de quem nunca mergulhou verdadeiramente na vida. Talvez pior tenha sido o mal estar do locutor e a desculpa que arranjou: “Também…o microfone atrapalhou!” (repetido algumas vezes). Sim! O microfone e as câmeras, quando se intrometem na vida tentando tomar a frente das coisas, só fazem atrapalhar! Era um exemplo daquilo que comecei dizendo no texto anterior. São apetrechos “sagrados” à mídia e sua referência maior? Que assim seja e, humildemente, recolham-se ao seu papel. Ele não é insignificante, mas submetido a algo fora dela mesma, sem o qual perde qualquer finalidade. Por isso: PAREM DE AGIR COMO MENINOS (as) QUE—por não saberem jogar bem—QUEREM SER OS DONOS DA BOLA.

……………………………………………………………………………..

Harpia, monstro mitológico
Harpia, monstro mitológico

Dos desfiles da Guiné e da Suíça, não falo muito, pois não os assisti. De qualquer maneira, não deixou de ser engraçado perceber a revolta surda na Globo com um resultado que estragou seus planos. Quem tiver estômago que escolha um dos lados nessa sujeira total. Uma coisa é certa, aquela rede tem que tomar mais cuidado com o tratamento dado à instituição “Beija-Flor”. Nunca vi vaiarem uma escola vencedora no desfile da campeãs, e isso aconteceu, fruto também da cobertura realizada. E agora “Neguinho”?! Como vai ficar seu “pezinho global”? Tudo bem que defenda sua Escola, mas defender a contravenção, assim, descaradamente! Já a Globo…melhor engolir em seco, entubar e seguir em frente, evitando se meter tanto nos meandros dos próximos desfiles*. Enquanto isso, a Suíça passou incólume….apesar de estar muito mais suja do que a ditadura da Guiné e causar um prejuízo muito maior ao mundo. E por lá, a espoliação dos recursos públicos de outros povos é sistêmica e até aceita por seu próprio povo. Por isso, e pensando: nos bancos, Cruz Vermelha, OMS, FIFA e nos grandes laboratórios lá situados, cunhei um dito: se é suíço e não é chocolate, canivete, queijo ou relógio, então é fraude. A última dos bancos Suíços foi oferecer empréstimos—“vantajosos” e em francos suíços—a vários hospitais franceses para, meses depois (e certamente em acordo com seu governo) manipular sua moeda de maneira a que esses empréstimos tivessem uma majoração de mais de 20% (TV5Monde, 22/02). Adivinhem para quem os donos dos hospitais querem passar a conta?

……………………………………………………………………………………….

Voltando ao nosso desfile, curioso foi ver como os dois maiores escândalos do momento brasileiro apareceram por ali: o “petrolão” e o “HSBCzão”. Mas quanta ASSIMETRIA no seu “tratamento” jornalístico! De um lado, a Globo identificando e alardeando a mão das empreiteiras* (sob a evidente indução/proteção de Lula) no patrocínio da ditadura da Guiné à Beija-Flor. De outro, a GMíd ( o UOL e sua representante “Global”) escondendo a lista de milionários e empresas apanhadas com a “boca na botija” suíça…provavelmente composta por eles mesmos. E ainda falam em imparcialidade! Sabe-se que há mais de 6606—uma variação do número do DIABO ou da BESTA: 666**—contas de brasileiros naquela lista. Sabe-se também que a GMíd tem essa lista em mãos, mas não a divulga. Enquanto isso, divulga dados obtidos até irregularmente…desde que sejam prejudiciais aos inimigos. Se há algo que comprova a necessidade de uma regulação da Mídia é o que está acontecendo nessa situação e nesse lixo moral trazido à Avenida.

…………………………………………………………………………………………………..

Suíça: envergonhando a Europa; sangrando todos os povos do mundo
Suíça: envergonhando a Europa; sangrando todos os povos do mundo

Meus amigos….meus inimigos! Salvemos o desfile das nossas Escolas de Samba. Tudo ali está sendo feito apenas “Prá inglês ver”! As comunidades nada mais fazem do que “vestir os bonecos” que interesses sujos atiram sobre eles. A gente do povo até desfila, mas a alma fica lá fora. Aquilo que seus “patrocinadores”/espoliadores ganham internamente (no Brasil) deve ser ínfimo quando comparado com o que devem vender no exterior. Viramos um balcão de negócios. Quem sabe uma mera preparação para a muito decadente “Festa do Oscar”? Ano passado foi a igualmente decadente F1 quem “comprou o desfile. Esse ano, dois antípodas (Guiné e Suíça) no IDH, mas muito parecidos no aspecto moral. A Sapucaí não precisa disso e o nosso carnaval não precisa da Sapucaí para viver e se renovar. Mas não deve dela desistir. Havia sim, em épocas melhores, alguma coisa de APOTEÓTICO por ali e que se perdeu. E o espírito carnavalesco que, um dia, já desceu orgulhoso sobre a Sapucaí, tem olhado para lá um tanto desconsolado e decidido baixar em outros pontos da cidade que continua maravilhosa.

……………………………………………………………………………………………………….

*Talvez tentando “melhorar a situação”, a GNews (Diálogos 22/02) recebeu um porta-voz da contravenção (L. Carlos Prestes Filho, apresentado como um pesquisador), defensor enfático do papel “cultural” dos contraventores. De quebra, ainda fez uma defesa igualmente enfática da legalização do jogo, e usando o nome da UFRJ! Sua tese, nada séria ou científica: estamos apenas regulamentando o que já existe. Assim, ele pode chegar até a defender a regulamentação do RACISMO, do ANTISSEMITISMO, etc. Afinal, também existem. “Fala sério”…e deixem a UFRJ de fora desse esgoto.

**Os empreiteiros brasileiros são uma corja e ninguém duvida disso. Mas conquistaram um espaço enorme entre economias emergentes de todo o mundo. Eram “pontas de lança” na nossa política internacional. Foram, como Eike, “queridinhos e protegidos de Lula”; todos caídos em desgraça, inclusive Lula que vai ser arrastado no escândalo. O perigo, é que grandes construtoras dos “países centrais” estejam se aproveitando (através da GMid e da Globo, que não defende muito os interesses brasileiros) da crise para tomar seus mercados. É bom lembrar de que as empresas são maiores do que as pessoas! Somos muito tolos e facilmente manipulados por campanhas moralistas.

***Que me acusem de excessos interpretativos! Aceito! Mas não posso deixar de associar: SEX…SEX…SEX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *