Arte e Cultura

GLOBO E PIB: CREDIBILIDADE EM ESTADO DE CHOQUE!

Sardemberg: um papagaio (do FTimes) e à altura do fiasco que virá!

Márcio Amaral

…….

Todos se lembram de que, há alguns meses, o FTimes (esse arauto e porta-voz de tudo o que de pior anda acontecendo no mundo) ousou tentar mudar os rumos da economia brasileira, sugerindo mudança até de ministros…e outras “cositas más”. O jornal inglês encontrou grande repercussão por aqui, especialmente entre os sabujos do capital estrangeiro. Há alguns dias, o FT voltou à carga, dessa vez mais debochado ainda e fazendo um jogo de “contrarinho”: defendia fortemente os mesmos ministros que atacara, sugerindo que Dilma não os havia demitido somente para não parecer que se curvara. Mais uma vez, SILÊNCIO no governo: “Os cães continuam ladrando e a caravana está passando!”

………..

Agora, foi C. Sardemberg, quem resolveu desafiar o Governo (“Tipo Palocci” 13/6), à maneira do ratinho da piada: um vilão entra em um SALOON, pede uísque, bebe um pouco e dá um pouquinho para um ratinho que tem à lapela. Repete a operação várias vezes, até que saca de um revólver, atira para o alto, diz que ali só tem frouxos e que não vai pagar. Todos se escondem debaixo da mesa e o ratinho, um tanto bêbado, diz bem alto “…E tem mais: o gato desse bar é bicha!”. Desfechou um ataque (mais um “traque”) ao governo Dilma que terminou por ser muito esclarecedor acerca dos movimentos realizados por Lula no início do seu governo, de maneira a conquistar credibilidade junto ao MERCADO (AGENTES ECONÔMICOS e outros sinônimos).

………….

Vejam que peça de ficção o “papagaio” escreveu! Esses caras andam mesmo um tanto alienados (vendidos já eram há muito tempo). “Dilma tem uma saída simples para escapar da confusão em que se meteu: basta chamar o Palocci e nomeá-lo CHEFÃO… Não é possível que não estejam vendo os dados que mostram PIB para baixo…”. Bem, no dia seguinte, em um cantinho do jornal, estava lá uma avaliação do ITAÚ a respeito da evolução do PIB: “…expansão em Abril de 7,2 contra Abril 2012, puxado pela indústria de transformação e pelo varejo…”. PERGUNTA: QUEM SE METEU EM UMA CONFUSÃO QUE PODE DERRUBAR SUA CREDIBILIDADE? O GLOBO e uns tantos de seus “colunistas-papagaio”.

……….

Mas o papagaio continuou, cavando ainda mais abismo em que há de cair nos próximos meses. Sugeriu até uma fórmula para resolver todos os nossos problemas (em verdade, satisfazer os banqueiros e outros “agentes econômicos”): “uma alta forte na taxa básica de juros para derrubar as expectativas inflacionárias (e elevar os lucros dos banqueiros); ampla privatização da infraestrutura (sem necessidade de complemento); reformas micro, para tornar o ambiente de negócios mais favorável (para quem?) ao empreendedor privado..”. Com essas medidas, ganharíamos o “reino dos céus”! Ele gostaria de repetir uma história que teve o seu momento dramático, lá atrás. Esqueceu-se, entretanto que, quando a história se repete, o que fora DRAMA torna-se FARSA. São uns farsantes, mas de teatro de bolso…sem demérito para os teatros de bolso. É que, no caso, aqueles “jornalistas” estão mesmo é no bolso (como o ratinho da história) dos vilões.

……….

Quem tem um defensor desses não precisa de oponentes, mas eu estou muito curioso para ver o CONTORCIONISMO que o GLOBO  e seus colunistas vão aplicar para explicar o “novo milagre brasileiro”: um crescimento quase chinês, quando eles só falavam em “pibinho”, crescimento pífio, etc. Nenhum desses milagres tem qualquer coisa de milagroso. Considerando, entretanto, todas as perspectivas catastróficas que apontaram, deverão mesmo apelar para algum milagre para explicar o ocorrido. Aquilo que surpreende, é a pouca voz do EMPRESARIADO BRASILEIRO, aquele que tem o maior interesse em nosso crescimento autônomo e que está se beneficiando das mudanças promovidas. Como se calam tanto diante dessas manipulações de dados tão desavergonhadas?

……………..

Há cerca de 1 ano, O Globo anunciou uma mudança de seus EDITORES. Como tudo era muito ruim, do ponto de vista da manipulação de manchetes e notícias, tive a esperança de que seria um esforço de correção voltado à….CORREÇÃO de conduta. Que nada! As coisas pioraram muito. Imagino até que o pessoal do FTimes, incapaz de mudar nosso governo, resolveu mudar a equipe de EDITORES dos seus “papagaios sul americanos”.

…..

NOTA: No dia seguinte (15), veio a notícia de que FT atribuiu os protestos em Rio e SP à inflação. Logo dirão que o povo quer a cabeça de Mantega. Estão mesmo interessados no Brasil e manipulando dados para o público de lá também. Certamente andam monitorando a ação de seus “cabeças de ponte” (ou de bagre) por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *