Arte e Cultura

JOAQUIM LEVY: O INTERVENTOR DO FMI

(O PT foi covarde! Quem tá mandando é “La Lagarde”)

Márcio Amaral

…………………..

dilma_espelho

Nós, os brasileiros, somos mesmo muito ingênuos! Quando J. Levy apresentou sintomas sugestivos de uma doença grave (um exagero midiático falou em embolia pulmonar), exatamente no período em que sofria maiores pressões e bloqueios no Congresso, vi gente preocupada achando que ele iria “abandonar o Brasil à sua própria sorte”, pois o “pobre coitado” estaria se esforçando para salvar a credibilidade de um governo com o qual não é alinhado, etc. Sua recuperação muito rápida fez lembrar o “Doente Imaginário” (Molière). E ficou no ar a pergunta: O QUE LEVY GANHA COM ISSO? Por que suporta tantas reuniões, pressões e resistência? Uma coisa é certa: não é por patriotismo ou fidelidade ao povo brasileiro, com toda certeza. Ele até deve acreditar no que faz, mas é só um “LEVY e traz”: homem de confiança da Pres. do FMI, Cristine Lagarde! E continuou no ar a pergunta: como chegamos até esse estranho “aleijão” que representa a sua nomeação? Por que o PT precisou descaradamente dele? É o que vamos tentar responder e os membros do PSDB precisam, mais do que ninguém, entender o que está se passando.
…………………………

Tudo tão Simples! LEVY representa os credores, muito interessados em que as coisas se acalmem para continuar sugando nossas divisas lentamente e a longo prazo. Não querem saber de golpes. Sim! Eles estão interessados na nossa estabilidade! E é exatamente aquilo de que Dilma mais precisa no momento. Por isso os golpistas certamente não progredirão. E a Globo já entendeu o recado…quer dizer: transmitiu o recado! O Brasil e o PT estão sob uma “intervenção branca” (e dos muito brancos, não é Lula?). E eles foram convidados pelo próprio PT! A maior ironia é ver que o PT/Dilma se tornaram a aposta dos banqueiros. Eles sim, são os fiadores do governo…um dia foi o povo. Mas o “bicho” é manhoso e resiste, aqui e ali, enquanto o garrote aperta mais. Por isso, tantas marchas e contramarchas! E o dólar, termômetro dos humores dos banqueiros, fica subindo e descendo dependendo da nossa maior ou menor aceitação do arrocho. Viram quando foi aprovada no Congresso uma redução da “economia PARA PAGAR JUROS DA DÍVIDA” (com os bancos, é claro)? No dia seguinte, as algemas apertaram: o dólar subiu, as agências de classificação de risco (risco de não pagamento aos…bancos, é claro) ameaçaram com corte do “nível de investimento”, e assim por diante.

……………

PT EM PALPOS DE ARANHA: OS BANCOS E SUAS MUITAS TEIAS

……………..

lula_barrilMas pensam que eles são fiadores somente para com a nossa economia? Tornaram-se os fiadores POLÍTICOS também. LULA, QUEM DIRIA, ACABOU NO COLO DO FMI…e pedindo socorro para sua sustentação! E o preço a pagar? “De quebra”, os banqueiros conseguiram quase “quebrar” nossas poucas empresas que ensaiavam uma autonomia econômica através de todo o assim chamado “Terceiro Mundo”. Reduziram-nos ao papel de um “peão” no xadrez da economia ocidental. Tentamos ser “cavalos” nesse xadrez…acabamos ferrados e alguns no xadrez. Falta agora o que seria o pior em toda a situação: o governo desistir de suas ações estabilizadoras na América do Sul. O que mais vai negociar? Talvez se volte totalmente para “o grande irmão do norte”, deixando os vizinhos à própria sorte. Não duvidem, Dilma vai começar a vacilar no exercício desse papel, especialmente no que se refere à Venezuela (“ajudada” por toda a incompetência de quem está no poder por lá). ESSE É O MAIOR OBJETIVO DOS BANQUEIROS E GRANDES CORPORAÇÕES nesse seu “namoro com o PT”. Quem sabe Dilma não trocará a queda de outros governos em função da sua própria permanência no cargo? Quem sabe, assim, conseguiria até não negociar a PETROBRAS…pois seria pedir demais? A Chevron e outros não aceitaram bem as amarras do pré-sal. Que vá a Venezuela! E os esforços em função dos BRICS, especialmente a aproximação com a China!? Como tudo isso incomoda! Cederão também? Seja qual for o resultado, o fim do PT está sendo melancólico.

………….

E O PSDB CAIU DO MURO….NO COLO DA DIREITA

……………

Enquanto isso, o partido outrora confiável pelos bancos internacionais perdeu quase toda essa credibilidade. Votou contra suas próprias “convicções”—se é que já tiveram alguma, pelo menos baseada em PRINCÍPIOS—, deixando-se levar pelo sonho do “poder logo ali” e pela força da “maré CUNHA”. Votar contra medidas de um “ajuste fiscal” (Previdência e outras), que eles mesmos sempre defenderam, deve ter sido um espanto do ponto de vista dos banqueiros. Concluíram eles, então: estamos sem qualquer elemento de confiança entre os partidos da oposição brasileira (incluindo o PMDB); o Brasil é incompreensível; LOGO: “Melhor deixar a DILMA por lá”. É assim que deve ser entendida a entrevista de FHC a uma revista alemã quando disse que Dilma é uma pessoa muito honrada e Lula um grande líder popular (que discurso velho, meu Deus!). Ele não ficou bonzinho de repente. Apenas está tentando reforçar as pontes com os banqueiros. É seu porta-voz: “Tudo o que seu mestre mandar…faremos todos!”. Mas a “raia miúda” do PSDB ainda não entendeu bem o que está se passando e insiste no “poder já”. Enquanto isso, Aécio ficou como um rapazinho enraivecido e já não deve ser mais a aposta do FMI. Já escrevi aqui (quando do “risco” da eleição de Marina): um dia, os banqueiros iriam se convencer de que os seus lucros garantidos passam por um governo do PT. A direita brasileira (propriamente dita) é primitiva e burra demais. O FMI deu uma olhada na linha de sucessão e se assustou. Além disso, nosso povo tem aversão a ela.

……..
NOTA: há um trecho nessa entrevista de FHC que me fez rir às bandeiras despregadas (desculpem a cafonice): “…Mais adiante, FHC afirma que Lula era como um Cristo. ‘Eles fizeram dele um deus, mas ele apenas levou adiante a minha política.'” (UOL NOTÍCIAS 31/7). Vou tentar traduzir estas palavras, de maneira a que ele apenas se pareça com o velho megalomaníaco que sempre foi e não apenas mais um “velho gagá”. Basta fazer um SILOGISMO: 1- se Lula era um “Cristo”; 2- se foi inspirado pelas políticas de FHC; 3- este teria sido seu “Pai intelectual”; LOGO, FHC É DEUS…e com maiúscula. Bem…prá quem já sentou na cadeira de Jânio antes do resultado de uma eleição que perdeu! Agora está sentando na poltrona de Deus!

………..

HSBC & LAVA JATO; CASA GRANDE & SENZALA

………………

E já que falamos em bancos (e brancos), o Senado se encarregou de enterrar a CPI do HSBC. A quebra do sigilo bancário dos detentores de contas irregulares, depois de aprovada por grande maioria, foi suspensa pela ação das “forças das sombras”. Ficaram claros os limites da “onda moralista” capitaneada pelo único “CRUZADO MORO” da história: mostrar,  aos que tentam sair das “senzalas” onde é o seu lugar. Sim! O PT tentou estabelecer uma nova plataforma de poder econômico no Brasil. O maior símbolo disso foi a “amizade colorida” entre LULA & EIKE, pois os outros eram mais discretos. Eu mesmo, cansado do poder do “paulistério” sobre o Brasil cheguei a acreditar que o vetor do poder se deslocaria para cá, a partir de empresários patriotas. Que tolice! Durou tão pouco o “affair”! A “CASA GRANDE” paulistana e seus empresários de 450 anos de exploração não perdoou a “SENZALA” petista. E os “empresários de bolso” foram derrotados e presos pelos “empresários da Bolsa”.

………………………….

“OH! SEU LEVY! EU ‘BEM LHE VI’!”

……………..

REFRÃO

“OH! Seu Levy!

Eu Bem Lhe Vi!

É o “Grande Interventor”

Aqui do FMI.

Sob o seu comando,

Podes crer que eu também vi

O PT que já foi GRANDE

Agora virou PTy…” (FORA LEVY, SAIA DAQUI)

…………………..

Por esse cara em cima,

Foi um ato de covarde.

O povo votou na Dilma

Mas quem manda é a “Lagarde”.

Ele é um “Levy e traz”

Nem parece brasileiro

Pois tá mais prá capataz

A serviço dos banqueiros (FORA LEVY…)

REFRÃO

“O PT meteu a mão

Cê sabe cumé qui é

Virou as costas prá nação

É um lacaio da ODEBRÉ

Nomeou esse “coxinha”

Prá tentar apaziguar

Já Tá num final de linha

Vão jogar o “PTy pro ar” (fora levy…)

REFRÃO

O povo tá por aqui (e)

Nêgo vem com mais arrocho.

Sentar no colo Levy….!

O PT foi muito frouxo.

Nosso povo era inocente,

Mas agora até rugiu (e)

Vai botar toda essa gente

Pelada e dentro dum barril (FORA LEVY..SAIA DAQUI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *