Arte e Cultura

LULA E “OS I. KARAMAZOV”: UM ERRO JUDICIÁRIO (P. XII )

(De como a INTENÇÃO pode costurar fios desencontrados para construir uma CULPA)

Márcio Amaral (vice diretor IPUB)

…………………………….

dostoie (1)“UM ERRO JUDICIÁRIO”: Trata-se da última parte de “OS IRMÃOS KARAMAZOV”. Há ali tantas semelhanças com as acusações sem fundamento que estão sendo feitas contra Lula, que resolvi aprofundar seu estudo: Dmitri (um dos irmãos Karamazov) vai ser julgado pelo assassinato de seu pai e um conhecido advogado de S. Petersburgo resolve fazer sua defesa. Trata-se de um julgamento muito viciado pelos preconceitos contra o acusado, especialmente por parte dos homens da sua cidade. Diz o advogado Fietiukóvski: “…Bastou a leitura dos jornais para notar…um erro bem frequente na prática judiciária: uma concordância esmagadora de fatos contra o réu e, ao mesmo tempo, NENHUM FATO QUE SUPORTE A CRÍTICA, quando olhado isoladamente…Vim para tentar destruir essa funesta concordância de fatos; para demonstrar a futilidade (inutilidade) de cada uma das acusações isoladas… Em tais circunstâncias vejo a ferocidade e a vigilância da águia (depois de desmascarada) subitamente transformada na timidez e cegueira da toupeira… Toda a acusação se baseia nisso: o dinheiro está oculto em alguma parte…(ou as “escrituras” de sítio ou triplex, no caso de LULA). Basta afastar essa hipótese para que a acusação de roubo venha abaixo”.CONCLUSÃO:  é um juízo preconceituoso e intencional (consciente ou não) que faz reunir aquelas “quase provas” em um todo amorfo, dando-lhes foro de verdade.

……………..

“PANORAMA PROBATÓRIO”: O FRACASSO DE JANOT!

……………………

A. oliveiraAs funções primordiais de uma PROCURADORIA são: 1-procurar; 2- juntar; 3- dar sentido às PROVAS reunidas. Por definição, a JUSTIÇA não PROCURA por nada; precisa ser provocada*. Dessa forma, quando uma PROCURADORIA conclui “POR DEDUÇÃO” a culpabilidade de alguém, está confessando seu fracasso em encontrar provas cabais. Foi o que confessou Janot ao dizer:

……….

“Pelo panorama dos elementos probatórios colhidos até aqui…essa organização criminosa jamais poderia ter funcionado por tantos anos e de uma forma tão ampla e agressiva…sem que o ex-presidente Lula dela participasse” (R. Janot, Inquérito 3989).

………………

Nada mais do que uma…DEDUÇÃO. Além disso, o uso da expressão assinalada sugere uma SUPERFICIALIDADE inaceitável na instituição encarregada de RESPONSABILIZAR pessoas por possíveis atos ilícitos. Afinal, um PANORAMA é apenas um…PANORAMA: algo que você observa ao longe e no todo, sem se deter em detalhes. A primeira exigência que se faz a um membro da JUSTIÇA é exatamente que seja muito responsável e específico em cada um de seus atos e PALAVRAS, especialmente quando se trata da condenação de pessoas. PANORAMAS definitivamente não prestam nesse caso.

……………….

 

DEDUÇÃO: JANOT NÃO TEM PROVAS! Por isso precisa de “DEDUÇÕES” aparentemente “muito lógicas”! É assim que funciona a mente do vulgo, mas não dos elementos competentes da JUSTIÇA. De uma pessoa minha conhecida, ouvi como uma espécie de “termo para início de conversa”: “Vamos combinar: O LULA É LADRÃO!”. Somente a partir dessa admissão, nossa conversa poderia continuar. Que o vulgo o faça, é natural; que PROMOTORES E JUÍZES o repitam…uma ABERRAÇÃO. Tudo parece funcionar assim: primeiro, “vamos combinar”…depois, a gente arranja as provas. Felizmente, ainda há mentes justas e ciosas de suas responsabilidades na PROCURADORIA. Diante das enormes pressões a partir de uma matéria suja da revista “ÉPOCA” (Globo), cheia de denúncias e condenações vazias a LULA, disse a PROMOTORA de SP Mirella Aguiar: “…não há elementos suficientes para a abertura de inquérito. ‘Os parcos elementos contidos nos autos – narrativas do representante e da imprensa desprovidos de suporte probatório suficiente – não autorizam a instauração de imediato de investigação formal em desfavor do representado”

………………

 http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,procuradora-que-investiga-lula-fala-em-inexistencia-de-provas-para-quebra-de-sigilo-de-ex-presidente,1680846 .

………………….

ALEXANDRE MORAIS: TENTANDO EMASCULAR A PGR: “E AGORA JANOT?”

………………….

E agora, Janot?/A festa acabou,/a luz apagou…/não veio a utopia/e tudo acabou/e tudo fugiu/e tudo mofou,/e agora, Janot?…/Com a chave na mão/quer abrir a porta,/não existe porta;/você marcha, Janot!/Janot, para onde?”iga @Estadao no Twitter

……………………….

foto02

No meio do caminho–da afirmação MIDIÁTICA de JANOT–havia um “impeachment”. Com ele, a INTENÇÃO do PSDB de cercear da abrangência da ação da PGR. Vejam alguns trechos da entrevista do novo M. Justiça, Alexandre Morais (FLSP, 16/5). Disse ele, sobre a INTENÇÃO de não mais empossar o PROCURADOR que receber mais votos da sua categoria: 1-“É uma questão de freios e contrapesos. o poder do MP é grande, mas não pode ser absoluto”; 2- sobre sua ligação muito íntima com o PSDB e uma possível predisposição contra o PT: “A única diferença em relação ao g. federal, é que o governo de SP é honesto. E um governo honesto é menos investigado porque não tem escândalos”. Essa deu até para a sorrir amargamente. Tentando negar, confirmou seu compromisso intestino com o PSDB. Além disso, UM MP QUE PRECISA DE ESCÂNDALOS PARA INVESTIGAR…tornou-se um agente passivo da GMídia. Ademais….quem se lembra do filme “Investigações sobre um cidadão acima de qualquer suspeita”?  ESTARIA ALCKMIN ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA? Para quem puder ouvir: querem empossar um novo “engavetador geral da República”. E isso passa por defenestrar LULA a todo custo. O sucesso de toda essa operação, visando o GOLPE desde seu início, implica tornar Lula inelegível. Senão, será um tiro pela culatra.
…………………………

*Exceto quando sofre de promiscuidade com a POLÍCIA, como no caso de um certo juiz de Curitiba. Quando um JUIZ se torna “O Grande Herói” da Polícia, seja ela qual for, alguma coisa está muito errada….com a Justiça, é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *