Arte e Cultura

O PIB E OS ATAQUES DA GLOBO! QUE PAPELÃO!

(O PIB CRESCEU…E A GLOBO FICOU COM AS “CALÇAS NA MÃO”)

Márcio Amaral

Só um idiota não investe hoje no Brasil” (de um empresário chinês)

…………

Não sou economista, mas sei: 1-fazer contas; 2-procurar por notinhas escondidas em jornais e, principalmente; 3- perceber os movimentos de manipulação, identificando as “usinas produtoras de mentiras” durante certas “campanhas específicas”—que tomam conta das editorias da GMid—visando um objetivo imediato. Alguns textos atrás, assinalei que o crescimento do PIB era, em verdade muito maior do que a GMíd vinha anunciando. Era óbvia uma estratégia de ataque ao Brasil cujo “quartel general” se localizava em Londres, mais precisamente, nos gabinetes do F. Times. Depois de um ataque frontal a Mantega, sugerindo sua substituição em artigo muito repercutido por aqui, publicaram um outro fazendo um “grande” e debochado elogio ao mesmo. Pareciam dizer :“vamos ver se, com nosso elogio a Mantega, Dilma o manda embora”. Segundo esse raciocínio, o governo brasileiro se movia (ou paralisava) apenas por birra contra os “grandes players” internacionais. Seria até muito razoável, dados os estragos que fazem pelo mundo afora. E não me venham acusar de ser favorável ao governo! Estou em oposição a ele em quase todos os seus movimentos na área social.

…………

Não vou entrar em discussões mais propriamente de políticas econômicas; “medidas micro ou macroeconômicas”; dessas coisas que infernizam a vida das pessoas e servem para explicar os fracassos das previsões dos profissionais da área. Não tenho competência para isso, mas percebo muito bem o “movimento das tropas”* e detesto ser manipulado. As manipulações e mentiras, se não fazem crescer narizes, aparecem de outras maneiras mais sutis. Sua decodificação não é passível de ensinamento, mas há alguns exercícios que podem ser aplicados. É o que mais tenho feito. Houve muitos sinais de que uma campanha internacional contra o Brasil, capitaneada pela Rede Globo, estava em curso e algumas coisas me chamaram a atenção. Tenho já um método:manchete bombástica e sem muita relação com o corpo do texto; repetida alguns dias e repercutida com espalhafato crescente, devem disparar o alerta da manipulação com objetivos específicos. Daí em diante, é só observar os próximos movimentos: confirmando ou afastando as suspeitas.

…………..

J. vidorQuem conhece JORGE VIDOR? O homem da gravatinha borboleta; muito refinado e de olhos vivos; sempre com um sorriso sutil no rosto e uma boa disposição para a vida e para com o Brasil? Era peça-chave em um programa da GLOBO NEWS, CONTA CORRENTE, no qual apresentadores (também muito competentes) discutiam a situação econômica com empresários, economistas e outros. Era uma janela de arejamento para perceber os humores dos agentes econômicos sem a típica “plastificação global”. E como eu apreciava as observações discretas e profundas do Vidor! Pois bem, antecipando a tal “campanha contra o Brasil”, o programa foi defenestrado; colocaram um “Muppet” tipicamente global para apresentar tudo no formato….”muito global”; Vidor foi mandado para o “exílio”, passando a escrever artigos para turistas (descrições de suas viagens ao exterior, sempre interessantes, diga-se de passagem).

…………

Mirian Leitão saiu de férias e entregaram sua coluna para gente articulada diretamente com a campanha (quem sabe ela também não foi para o exílio?). Os articulistas, que têm alguma credibilidade e história não poderiam ignorar os dados, que também estavam disponíveis, apontando para um crescimento muito maior do que o apregoado pelos inimigos do Brasil. Além disso, a comparação dos dados passou a ser feita com os meses anteriores; mais uma manobra para esconder o crescimento, cuja comparação precisa ser com os mesmos meses do ano anterior. E não me venham falar em “teoria da conspiração”! Em “tempos de Snowden” só os tolos não as percebem. E quem ficou para fazer o “trabalho sujo” e contra o Brasil? Sardemberg, o papagaio do FTimes. Quem tiver paciência pode retornar para alguns textos atrás (neste mesmo blog) nos quais essas coisas já estavam ditas há alguns meses. Eu dizia ali: como vão se explicar quando os dados do crescimento vierem? Vieram!

………..

E o que se passou na apresentação dos novos dados sobre o crescimento (Globo News 30/8)? A “montanha de sardinha” (sardel berg…as coisas já estavam cheirando mal) falou sentado mesmo. De todas as outras vezes, falava de pé, com papéis nas mãos (tentando afetar seriedade), gesticulando e careteando muito (É complicado…é complicado…!). Dessa vez…parecia querer desaparecer na poltrona. Seu rosto mais se parecia com uma passa amassada. Sua voz? Um fiapo relutante. E então, iniciou-se o CONTORCIONISMO tomando conta da discussão. Ele chegou a dizer que certos crescimentos previstos para o semestre seguinte tinham sido “roubados” (antecipados) para o semestre em questão. Só faltou acusar os produtores rurais por terem colhido a safra antes do tempo e vacas/bezerros por cesarianas! Fala sério, “montanha de sardinha”! E agora, como explicar o crescimento generalizado principalmente dos investimentos, mais de 6%, apontando para uma sustentabilidade maior da economia e seu crescimento? O papagaio ficou nu….ou melhor DEPENADO!

…………..

Ninguém está livre de errar previsões e os pessimistas (quem sabe até os preconceituosos contra o Brasil) também devem ter o seu espaço nas discussões. Aquilo que é exigido, de todos os que se pretendem intelectuais, é um mínimo de….honestidade intelectual. Ficou óbvio que a “figurinha” quis “pegar uma carona na onda mundial contra o Brasil” que vinha passando. Agora, que aguente o “caixote”. Triste foi ver professores da UFRJ deixando que usassem seus nomes como “especialistas” para coonestar dados previamente arranjados. AH! Os holofotes! Como têm devorado biografias! Até quando o “aparecer na Globo” vai continuar a ser critério para sucesso, especialmente entre intelectuais?

……

Mas o que interessa mesmo é o papel dessa “Rede Anti-Brasil”, uma espécie de “Quinta-Coluna” a serviço de interesses forâneos**. De outras nações—segundo o código capitalista: “não existem nações amigas, apenas um jogo de interesses!”—não há muito o que reclamar. E que os nossos governos não usem os ataques externos como desculpas para seus fracassos! Mas de brasileiros e de uma rede dessa importância…! E os empresários brasileiros, que aqui produzem, empregam e ganham seu pão; o que acham de tudo isso? Estão satisfeitos por, de alguma forma, sustentar—financiando das mais diversas maneiras—esses ataques a eles mesmos? Dos bancos não se pode esperar muito, mas das pessoas ligadas à produção…! Se não defendem os interesses do país—e até deles mesmos, quedando paralisados diante do poder da Globo—quem zelará pelos nossos mercados e desenvolvimento?

…………………………

*Napoleão vencia suas batalhas contra os germânicos, pois, enquanto esses faziam múltiplos planos (“muito racionais”, como é típico) na noite anterior, o francês, um pouco antes do sol nascer, subia a uma colina e observava o “movimento das tropas” inimigas. Com isso, sabia exatamente o que fariam. Organizava, então, as suas próprias, segundo o observado. Os alemães esqueciam-se de “combinar com Napoleão”! Garrincha, em sua vida intuitiva, tinha lá sua sabedoria ao debochar dos técnicos que se esqueciam de “combinar com os russos”.

**A rigor, querem mesmo é quebrar a A do Sul. E o Paraguai—quem diria?—voltou ao Mercosul. Lembram-se da ameaça de se vincular à tal Aliança do Atlântico, que a Globo chamou de um Foguete de crescimento? Quem entende disso é Michele Bachelet: esse tipo de bloco econômico não pode servir a objetivos de geopolítica e aplicar critérios ideológicos, especialmente com países à distância: há que ser feito regionalmente. Bem vinda Bachelet. Sua voz e doçura estão faltando em muitos desconcertos regionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *