Arte e Cultura

O PT E OS EMPRESÁRIOS INGRATOS: “CRIA CUERVOS..!”

(Cegueira PETISTA: o patriotismo empresarial era “LULODEPENDENTE”)

Márcio Amaral

…………………………………………………………

"Diante dos corvos privatistas, Falcão e o PT se tornaram passarinhos. Agora se espantam!"
“Diante dos corvos privatistas, Falcão e o PT se tornaram passarinhos. Agora se espantam!”

NOTA: “Cria Cuervos…” (…y te sacarán los ojos!”) é o título de um belo filme de Carlos Saura. Seu título se refere a um conhecido ditado bíblico muito atualizado nas relações do atual governo com os empresários. O ex-presidente até sonhou com a existência de um empresariado “nacionalista e patriota”. O sonho afundou junto com Eike Batista: era “LULODEPENDENTE”.

…………………………………………………………….

PT, Dilma e Lula estão abismados com a ingratidão dos empresários brasileiros! Quanta ingenuidade! Afinal, o governo tem atendido a quase todos os seus pleitos e tudo o que recebem em troca é mau humor e má disposição em relação ao governo e à sua candidata. Será que não conheciam ainda suficientemente a pusilanimidade desses empresários, sempre tendendo para o lado de onde sentem emanar um poder…seja ele qual for?! Diante da tremenda ofensiva global contra o Governo do PT, capitaneada pela GloboNews e seus debatedores, esses empresários “sanguessuga” se deixaram levar pela expectativa de catástrofe e estão correndo para debaixo das asas do “Finantial Times” e outros. Sim! Nossa economia não está nenhuma maravilha, mas o que se está passando com a economia mundial é muito mais grave e até pior. Como, entretanto, a Globo é uma espécie de filial das grandes corporações, (aquelas que AGEM GLOBALMENTE e cuja sede oscila entre NY e Londres), os acontecimentos desastrosos de lá são apresentados sempre com inúmeros atenuantes.

…………………………………………………….

A ECONOMIA DOS EUA RETRAIU 1% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014. Isso é gravíssimo! E como foi apresentado o dado na GNEWs…? Inculparam o “GENERAL INVERNO”. Fez muito frio no início do ano por lá…. Pobrezinhos! Na Suécia fez mais ainda. Essa foi demais! Pera aí! Se eu não me engano, esse argumento era aplicado à derrota nazista na URSS. Se a nossa economia tivesse retraído 1%….seria o fim do mundo! Tenham senso de ridículo! Foi até engraçado ver dois pequenos corvos,“Donni DENuncia” e C. Sardemberg, tentando arranjar desculpas para a “meca do capitalismo” e mostrar que as nossas taxas de desemprego estão mais altas do que a deles (Jornal das 10- 03/6/14). Vou dedicar a eles uma trova, pois ver duas gerações de corvos na telinha, baixinhos e carinhosos um com o outro, não é todo dia:

“Até que foi muito engraçado

Ver dois corvinhos lado a lado

Um, o jovem: Corvo Empinado

O outro, o velho: Corvo Curvado

………………………………………………………………………………..

E que “Cruzada” estão empreendendo para limpar o caminho de seus candidatos à presidência! E como são pesados…Tanto quanto a Dilma! O momento agora é de abalar aqueles que seriam os números “mais favoráveis” ao governo: emprego e desemprego. Até o “Merval Pereba” deu um pitaco….com as suas reticências habituais. Citando um certo “Instituto PEW” que teria identificado a preocupação dos brasileiros com a inflação, disse: “É um dos mais AFAMADOS institutos dos EUA”. Que palavra! Eu sempre a associo a “MAL AFAMADO”. “Calado! Nem mais um PEW,Merval“! Seria para associar economia e política, mas soou como uma confissão do quanto são capazes de (a exemplo do que faz o governo) manipular dados econômicos em função de interesses…políticos. Para desmistificar um pouco essa coisa de números, é bom lembrar a frase do Delfin: “Números são como o biquini: mostram tudo, menos o essencial”. Alguém também já o disse: Nunca se mente tanto quanto: antes de uma eleição; durante uma guerra e depois da pescaria. Mas…Se Merval pode, eu também posso discutir economia. Já que os “especialistas” estão na TV para confundir, então que falem os meros mortais.

……………………………………………………………

Até recentemente, para medir taxa de desemprego, “…só era considerada desempregada a pessoa que, além de estar sem trabalho e disponível para entrar no mercado, havia procurado emprego nos últimos 30 dias”. Segundo esse critério (aplicado às “nações amigas”), nossas taxas ficam muito abaixo da europeia e da dos EUA. Agora criaram uma avaliação que parece bem mais completa, a PNAD contínua, pois implica procurar/entrevistar em suas casas as pessoas. Com isso, encontram muita gente que até gostaria de trabalhar, mas que desistiu de procurar emprego e não o fez nos últimos 30 dias. Tudo bem! Infelizmente, entretanto, podemos afirmar: acaba de ser criado mais um instrumento para manipulação por parte de desonestos empolados….como acontece com toda GMíd, com pequenos graus de variação. Para os “amigos”, aplicarão um dos critérios; para os inimigos, o outro. É como fazem com as taxas de crescimento: comparam com o mês passado ou com o mesmo mês do ano anterior, dependendo do “interesse” de amigos e contra inimigos…nada acadêmico, é claro. Como manipulam!

………………………………………………………………………….

jornalistaE qual o maior interesse desses “países centrais” sobre o Brasil e na vitória eleitoral de alguém mais submisso a eles? O próprio Brasil é já bastante importante, mas há bem mais do que isso em jogo: SE DOMINAREM O BRASIL, FICARIA MAIS FÁCIL PROMOVER GOLPES POR TODA A AMÉRICA DO SUL. Alguém duvida de que foi nossa mediação que fez arrefecer o movimento golpista em curso na Venezuela? Que esperem e ganhem eleições! Dizerem eles que as eleições foram fraudadas não convence ninguém, uma vez que os indícios de fraude foram muito maiores no México….Como, entretanto, o eleito é “simpático” ao “poder central”, a GMíd se calou. De minha parte continuo com a esperança de que alguns membros do PT finalmente se deem conta de que estão alimentando o inimigo com suas próprias entranhas: vejam EBSERH e outras formas de entregar a coisa pública à exploração privada. Esperar, porém, que tenha-lha sobrado pelo menos UM OLHO** para enxergar o óbvio talvez seja demais. Ademais, e antes que os incautos falem de “teoria da conspiração”, vejam trecho da entrevista concedida à F de SP (7/6/14) por Glen Greenwald sobre Snowden e a NSA: “…a mídia americana (NYT e outros) e da Inglaterra, “Economist” e coisas assim , se concentram nas fraquezas de países que não obedecem aos EUA…na mídia americana você pode ler muitas coisas sobre problemas na sociedade do Irã, mas quase nunca vai ler sobre problemas na Arábia Saudita, porque é aliado muito próximo dos EUA”. Seria essa a LIBERDADE DE IMPRENSA que estão defendendo? Já os jornalistas…esses, nas redações, perderam toda a sua liberdade. São pautados da primeira à última folha. A diferença em relação a outras, é que as barras de suas cadeias são HORIZONTAIS.
…………………………………………………………………………………………………….

*Efetivamente, a condenação que Lula fez à equipe econômica, como responsável pelo mau humor dos empresários e baixo crescimento econômico, retirou as bases da última resistência deste governo ao assédio promovido pelas grandes corporações mundiais.

**A escalada do poder dos herdeiros do Império Britânico (os “5 Olhos”, segundo denúncia de E. Snowden: EUA, GBR, Austrália, Canadá e N. Zelândia) é impressionante. Estão promovendo golpes e outras formas de desestabilização de regimes pelo mundo afora e sempre com o s mesmos métodos: Ucrânia, Tailândia, Venezuela, Argentina e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *